Concedei-nos, pelo Vosso Filho Ressuscitado, a Palavra de vida,
Vós que com o maná alimentastes o Vosso Povo peregrino.
Concedei-nos pelo Vosso Filho Ressuscitado o Espírito que dá Vida,
Concedei-nos Senhor:
Eucaristia: Salutar Sacramento
“Poderia haver algo de mais admirável que este Sacramento? De fato, nenhum outro Sacramento é mais salutar do que este; nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais.” (Santo Tomás de Aquino – séc. XIII)
Aprofundemos a passagem da Carta aos Hebreus (Hb 10,11-18) proclamada na quarta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum (ano ímpar).
Como se explica que, cada dia, sobre milhares de altares do mundo inteiro, se "renove" o sacrifício da cruz, se, na Nova Aliança, há uma única oblação para o perdão dos pecados e a santificação?
Assim, lemos no Comentário do Missal Cotidiano:
“Na realidade, não se trata de ‘renovar’, no sentido de fazer novamente, mas de ‘reapresentar’ ao Pai o sacrifício do Seu Filho, para que olhando para este, nos conceda os bens que Sua morte e ressurreição nos alcançou.
A Igreja ‘celebra a memória’ do sacrifício pascal de Jesus, ‘rendendo graças’, como Ele faz na última ceia, por todo o mistério da salvação, cujos pontos principais recorda na oração eucarística” (1).
Participemos ativa e conscientemente da Santa Missa (Celebração Eucarística), como nos ensina a Igreja, pois ela é “Ação de Graças”, o verdadeiro Sacrifício da Igreja; porém, não se trata de outro sacrifício, embora torne presente e atual a morte-ressurreição de Jesus, "cada vez", "até Sua vinda", como dizemos após a consagração do Pão e do Vinho, Corpo e Sangue do Senhor (três fórmulas):
1ª fórmula:
- “Mistério da fé!”
- “Anunciamos, Senhor, a Vossa Morte e proclamamos a Vossa Ressurreição. Vinde Senhor Jesus!”.
2ª fórmula:
- “Mistério da fé e do amor!”
- “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!”
3ª fórmula:
- Mistério da fé para a salvação do mundo!”
- “Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.”
Oremos:
Cremos, Senhor, que o pão partido e o vinho derramado sobre o Vosso altar são símbolos de Sua morte dolorosa.
Cremos, Senhor, que a participação no pão e vinho nos coloca em comunhão com os Vossos sentimentos de filial abandono ao Pai e de supremo amor por nós,
Cremos, Senhor, no Vosso sacrifício, ato supremo, duradouro e perene de amor por nós, ainda que não mereçamos.
Cremos, Senhor, que em cada Eucaristia Celebrada, ao receber o mais Salutar dos Sacramentos, nossos pecados são destruídos, crescem nossas virtudes, e nossa alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais. Amém. (2)
(1) Missal Cotidiano – Editora Paulus – pág. 685 – Comentário da passagem bíblica – Hb 10,11-18
(2)Santo Tomás de Aquino
Crer e
viver a Eucaristia que celebramos no altar
A
Comunidade do Ressuscitado que se encontra para Celebrar a Eucaristia, deve
fazê-lo apaixonadamente, crer piamente no que se celebra para que se possa
viver intensamente.
Assim
era a comunidade dos coríntios que celebrava a Eucaristia durante o ágape (= caridade), festim de amizade,
com o objetivo de cimentar a
fraternidade da comunidade.
No
entanto, este ágape muitas vezes
divide a comunidade por força do egoísmo dos participantes, o que levou o apóstolo
Paulo a recordar que o aspecto comunitário e o aspecto sacrificial devem ser
dignamente avaliados, a fim de que não se dissociem: a Eucaristia não é só
festim, mas também encontro comunitário com Cristo em Seu sacrifício.
Ao
celebrar a Eucaristia, faz-se a Memória da morte de Cristo e exprime a certeza
de que Ele enfrentou a morte em perfeita obediência ao Pai.
Afirma-se
e solidifica a decisão de seguir a Jesus Cristo no mesmo caminho de obediência
e amor incondicionais ao Pai, ou seja “faz-se corpo” com Ele, viver com e como
Ele, alimentar-se d’Ele, a fim de que nos comprometamos com o Reino e alcancemos
a vida eterna.
Tão
somente assim, seremos peregrinos da esperança, nutridos pela Eucaristia, fonte
e ápice de toda a vida cristã, edificando uma Igreja Sinodal, fortalecendo os
vínculos da participação e comunhão fraterna.
Oremos:
“Ó
Deus, ao participarmos da alegria da salvação que encheu de júbilo são Mateus,
recebendo o Salvador em sua casa, concedei sejamos sempre refeitos à mesa d’Aquele
que veio chamar à salvação não os justos, mas os pecadores. Por Cristo, nosso
Senhor. Amém.”
PS: Fonte - Missal
Cotidiano – Editora Paulus – p.1270 – Comentário da passagem (1 Cor 11,17-26.33)