domingo, 21 de abril de 2024

Servidores zelosos do rebanho (IVDTPB)

                                                                       

Servidores zelosos do rebanho

O Missal Dominical nos oferece uma rica reflexão sobre a missão dos Pastores da Igreja, e os apresenta como guias do povo, colocados à sua frente para conduzir o rebanho, com solicitude e humildade, como servos e não como senhores do mesmo.

“Falar hoje dos ‘pastores’ da Igreja não é fácil, devido às incrustações históricas que deformaram as perspectivas e as mentalidades, mesmo entre os fiéis. Restituir aos pastores e a suas funções na Igreja a verdade e a autenticidade é tarefa urgente hoje.

O Papa, pastor supremo, ainda é visto em muitos ambientes como um chefe político, um diplomata, a expressão de um monolitismo e de um absolutismo ultrapassados. Importa apresentá-lo como o centro de unidade e coesão da Igreja, o que realmente é.

O Bispo não é um solene dignitário, um alto funcionário do espírito, distante e separado do seu rebanho; é o centro de unidade da Igreja local, o mestre e pai da família diocesana.

O Pároco e os Sacerdotes empenhados no ministério pastoral não são burocratas e funcionários a quem nos dirigimos para pôr em dia as nossas ‘práticas’, não são altas personagens a quem se recorre para obter cartas de recomendação, nem distribuidores de esmolas ou de Sacramentos. São acima de tudo ‘pastores' totalmente dedicados a seu povo, a quem servem com amor, respeito e dedicação total.

Delegada a alguns homens, a autoridade na Igreja não pode ser mais do que o sinal do governo do Senhor: não é absoluta; é uma autoridade que está em relação com o Cristo Ressuscitado. A obediência do cristão é uma obediência de fé, oferecida ao Senhor, reconhecido nos sinais vivos, isto e, nas pessoas que dirigem a Igreja. (1)

Celebrando o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, elevemos orações pelo Papa Francisco, para que continue conduzindo com alegria e simplicidade a Igreja, como sinal do Bom Pastor, fortalecendo os vínculos de unidade.

Orações sejam elevadas pelos Bispos, para que, como mestres e pais das famílias diocesanas, cumpram com ardor e zelo o tríplice múnus de santificar, ensinar e governar a Igreja Particular a eles confiada.

Também, por todos os Párocos e Vigários Paroquiais, para que inseridos na Pastoral de Conjunto, vivam a fraternidade Presbiteral, inflamados pelo fogo do Espírito, com simplicidade de coração, em zelosa caridade pastoral frente às paróquias, comunidades de comunidades, a eles confiadas.

Enfim, sendo nossas comunidades conduzidas por zelosas sentinelas do Senhor, pastores e guias do rebanho, tenhamos crescente configuração ao Cristo Bom Pastor, que veio dar a vida pelo rebanho, para que todos tenham vida plenamente.

Deste modo, construiremos comunidades mais perseverantes na Doutrina dos Apóstolos, na Comunhão Fraterna, na Fração do Pão e na Oração.

Pai Nosso que estais nos céus...

(1) Missal Dominical - Editora Paulus - pág. 376.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG