quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Vivamos um cristianismo autêntico

 


Vivamos um cristianismo autêntico
 
A passagem da Carta de Paulo aos Efésios (Ef 4,17-20.24) é um texto parenético (pregação), em que o Apóstolo nos assegura que o encontro com Cristo leva a uma mudança radical diante de Deus, de si mesmo, do próximo e do mundo.
 
Deste modo, é preciso fazer morrer o homem velho (debilidade, mediocridade, futilidade) e viver como homem novo (verdade, justiça, misericórdia, bondade, humildade, alegria, simplicidade e santidade), de modo que, homem novo é um processo inacabado, a cada minuto tudo começa novamente.
 
Evidentemente, não se trata de uma adesão intelectual ao Senhor, mas vivencial:
 
“Só se dá uma mudança verdadeira quando esta é fruto de um encontro decisivo, capaz de questionar a maneira de ser de uma pessoa, levando a uma reflexão e a uma análise de todos os seus valores de referência. A fé cristã consiste substancialmente num encontro assim, ou seja, na descoberta d’Aquele que tomou opções radicais e as levou a termo à custa do próprio Sangue”. (1)
 
Concluindo, é preciso que compreendamos e vivamos um verdadeiro cristianismo:
 
“O Cristianismo não propõe um conjunto de verdades que devem ser aceitas, nem uma moral mais exigente que se deve praticar sem discutir. Pelo contrário, é um convite à solidariedade com Aquele que soube amar com uma força tal que envolve muitos outros na Sua caminhada”. (2)
 
Que o Senhor nos conceda a graça e luz necessárias para que aprofundemos nossa comunhão e fidelidade a Ele, cada vez mais a Ele configurado, com o coração ardente e os pés sempre a caminho.
 
 
(1) Lecionário Comentado - Tempo Comum - Volume II - Editora Paulus - p.35
(2) Idem - p.37 
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG