quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

A inabalável confiança em Deus

 


A inabalável confiança em Deus

Vivendo o Tempo do Advento, tempo favorável para rever nosso testemunho de Jesus Cristo, como discípulos missionários Seus, em alegre atitude de vigilância e conversão, preparemo-nos para bem celebrar o Nascimento do Salvador, a Luz de todos os povos, a Palavra que Se fez Carne e habitou entre nós.

Evidentemente, nossa história é marcada por graça e pecado, porque imperfeitos o somos, obra inacabada das mãos divinas. No entanto, é preciso, a cada dia, o aperfeiçoamento, amadurecimento e progressos contínuos na santidade querida por Deus para todos nós (cf 1 Pd 1,16).

Mas o que é o pecado? Assim lemos no Lecionário Comentado:

“O pecado é a opção de não confiar em Deus, é julgar poder gerir a sua vida e alcançar a felicidade fora ou contra o Seu projeto, é escolher construir sozinho o próprio destino.” (1)

E completa:

“E, no entanto, nem o ateu pode viver sem um deus. Porventura, inconscientemente, mas também ele, para dar sentido à sua vida, confia em alguém ou nalguma coisa e amiúde escolhe um deus sem consistência, ‘uma rocha’ fria que não oferece estabilidade ao edifício.” (2)

De fato, temos uma única opção sábia a fazer, quotidianamente: construir a nossa vida sobre uma rocha que jamais será abalada, que é a Palavra de Deus.

Esta rocha sólida é o próprio Cristo, a cabeça do Corpo que é a Igreja, e nós pedras vivas e escolhidas deste Corpo - “Tudo Ele pôs debaixo dos seus pés, e o pôs, acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o Seu Corpo: a plenitude d’Aquele que plenifica tudo em tudo” (cf Ef 1,22-23).

Oremos:

“Despertai, ó Deus, Vosso poder e socorrei-nos com a vossa força, para que vossa misericórdia apresse a Salvação que nossos pecados retardam. Por N. S.J.C. Amém.”  (3)

 

(1) – Lecionário Comentado – Editora Paulus – Lisboa – 2011 –Volume Tempo do Advento/Natal – p.71

(2) Idem p.71

(3) Oração da primeira quinta-feira do Tempo do Advento.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG