sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Obediência com liberdade e não subserviência

 


Obediência com liberdade e não subserviência

Na segunda-feira da 19ª semana do Tempo Comum, ouvimos a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 17,22-27), que nos apresenta a questão do pagamento do imposto do Templo.

Sejamos enriquecidos pelo comentário do Missal Cotidiano:

“Entretanto, para que sua ‘liberdade’ (não compreendida) não ofenda o senso comum, enquanto o tributo tinha um significado religioso, paga por si e por Pedro. Ante problemas semelhantes - cumprir ou não certos ‘deveres’ sociais ou políticos - o exemplo de Jesus mostra que, obedecer ‘com liberdade’, e não por subserviência, e pagar um justo tribuno à convivência humana.” (1)

Muitas vezes, somos colocados diante de questões que pedem a mesma atitude que nos ensina o Divino Mestre: embora sendo Filho de Deus, e portanto isento,  obedece com total liberdade por causa de questões maiores, a causa do Reino, a fim de que sejam evitados eventuais escândalos:

“Neste caso, porém, para que não haja escândalo, Jesus procede contrariamente à Sua forma de pensar.” (2)

Por causas maiores, também somos chamados à mesma atitude, no entanto, não a fazer por subserviência, mas com a convicção e sem jamais a perda da liberdade na ação realizada.

Somente com a ação e presença do Espírito Santo, poderemos fazer os necessários discernimentos para as necessárias tomadas de decisões, sem jamais trair os princípios da ética e da vontade divina.


(1) Missal Cotidiano - Editora Paulus - pág. 1135

(2)Lecionário Comentado - Volume II do Tempo Comum - Editora Paulus - pág. 104

Um comentário:

Anônimo disse...

Glo5 à vós Senhor!

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG