segunda-feira, 25 de março de 2024

Viver segundo o Espírito

Viver segundo o Espírito

“Vinde a mim todos
 vós que estais cansados...”

A vida segundo o Espírito: fardo leve, jugo suave... “Para quem ama é suave; pesado só para quem não ama”. 

Jesus quer que O sigamos, animados pelo Espírito que supera a Lei, pela relação amorosa, característica de quem cultiva a Sua Aliança com Pai.

“Qualquer outra carga te oprime e te incomoda, mas a carga de Cristo alivia-te do peso. Qualquer outra carga tem peso, mas a de Cristo tem asa.

Se a uma ave lhe tirares as suas asas, parece que a alivias do peso, mas, quanto mais lhes tirares, mais esta pesa; restitui-lhe o peso das suas asas e verás como voa.” (1)

A mansidão e a humildade de Jesus contemplamos em Seu coração. Falando ao Seu coração receberemos tudo o que quisermos (Frei Tiago de Milão, franciscano do século XVI).

Três tendas construamos: aos Seus pés, em Suas mãos e ao Seu lado. N’Ele podemos descansar dormir, comer, beber, ler e rezar...

Aqueles que se deixam tocar pelo Amor de Cristo constroem tendas permanentes ao Seu lado, para fazerem do mundo uma grande tenda.

Nela os pequeninos, os pobres, encontrarão seu lugar, terão vez e voz, dignidade reconhecida, para honra e glória de Deus, pois, a glória de Deus é a vida de todos...

Viver a vida segundo o Espírito...
Contemplar o coração manso e humilde de Nosso Senhor, pleno de bondade, ternura, amor e compreensão... Sempre pronto a nos acolher e nos renovar. A Ele apresentando nossos cansaços e fadigas, de cada dia, jamais sairemos de mãos vazias.

Com Ele nosso coração é rejuvenescido, nossos pés fortalecidos, nosso olhar, pelo colírio da fé, protegido. Jesus tem sempre a Palavra, porque Ele é a Palavra do Pai, revelada aos pequeninos. Escondida aos supostamente, sábios, mas privados de sabedoria.

Viver segundo o Espírito, é possível. Sempre com Ele e n’Ele.
Que Jesus esteja sempre em nosso coração! E, assim, encontraremos um lugar no Seu, pois o mesmo foi trespassado, dilatado, para que n’Ele coubéssemos e jamais viéssemos a nos sentir desamparados, cansados e desanimados...

Vinde a mim vós todos!
Respondamos prontamente a este convite.


(1) Sermão de Santo Agostinho 30,10 e 126,12.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG