sexta-feira, 25 de julho de 2025

Permaneçamos inabaláveis e firmes na fé

 


Permaneçamos inabaláveis e firmes na fé

“Permanecei inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o Evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu.” (1)

Notícias publicadas em jornais europeus, há alguns anos fazia esta publicidade: “Uma má notícia: Deus morreu. Uma boa notícia: não é preciso”.  “É provável que Deus não exista. Então pare de se preocupar e comece a curtir a vida”.

Preocupa-nos o crescimento do relativismo, ateísmo crescentes e o crescimento do número dos que se dizem sem religião.

Deste modo, oportuno que retomemos o comentário do Missal Cotidiano (na íntegra), sobre a passagem do Livro do Êxodo proclamada na 16ª quinta-feira do Tempo Comum:

“O povo sente que teve um contato excepcional com Deus: cobre o rosto em face daquela luz que é sinal de sua presença.

Hoje, porém, quantos pensam em Deus? Há tantas formas de ateísmo prático!

Dizem: Quem pode saber dele? Quem já o viu? Não temos necessidade dele!... O pensamento de Deus é incômodo para quem é egoísta, sensual, dominador, injusto, avarento... porque – queiramos ou não – tem-se o pressentimento de que Deus não tolera estas coisas e não se tem a coragem de abandoná-las.

Mas quem pensa seriamente em Deus, sente que ele é vida, força, liberdade, beleza; sente que ele dá força para nos libertarmos do mal, para tornar a vida livre e bela.

Quem crê em Deus não pode agir como se não cresse. Deus não é indiferente às nossas ações: é Pai.” (2)

Como discípulos missionários do Senhor, é fundamental que professemos nossa fé, e que ela seja acompanhada da esperança e expressa na autêntica e fecunda caridade.

Acolhamos a exortação Paulina acima mencionada, e vivamos com alegria, amor, zelo e ardor a graça da missão que o Senhor nos confiou. Amém.

 

(1) Cl 1,23

(2)Comentário da passagem do Livro do Êxodo (Ex 19,1-2.9-11.16-20b) - Missal Cotidiano – Editora Paulus pág.1059

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG