domingo, 14 de abril de 2024

Como os Discípulos de Emaús, suplicamos: “Fica conosco, Senhor” (continuação) (IIIDTPB)

Como os Discípulos de Emaús, suplicamos:
“Fica conosco, Senhor”                             

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de Lucas - os Discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35).

Retomemos as palavras do Papa Bento XVI, fundamentadas nesta passagem: "Fica conosco, pois a noite vai caindo e o dia está no ocaso" (Lc 24, 29).

Quanta beleza nas palavras do Papa!
Densidade das sombras que nos acompanham; o desespero cedendo lugar para a esperança; o cansaço refeito para que se siga em frente no caminho e com o Caminho, Jesus. Ele fica conosco para que sejamos arautos da Boa Nova da Ressurreição, alegres testemunhas do Ressuscitado.

As nuvens das dúvidas que a fé católica, como em qualquer outra profissão de fé, são passageiras, não se cristalizam em empecilhos irremovíveis que nos impeçam de a cruz carregar, com olhos voltados para o horizonte da eternidade.

As dificuldades existem e podem ser superadas, sempre com Ele, cujo fardo é leve e jugo suave, que nos conduz às verdes pastagens, porque Bom Pastor, por Amor que não se conteve, em extremo ato de entrega, a vida por nós deu, o Pai novamente a concedeu, de forma nova, gloriosa, Ressuscitado!

As mentiras que nos desviam das verdades que devem iluminar nossa vida são evidenciadas e superadas com o esplendor da Verdade que é o Senhor. Por isto a súplica: Fica conosco, Senhor!

Ficai conosco, Senhor, na família, berço da vida, desde a concepção até seu declínio natural. Que ela seja espaço da acolhida, do amor, do respeito mútuo, do diálogo sincero e amadurecido e de um mundo novo inaugurador...

Ficai conosco, Senhor, com as crianças amadas e desamadas; com os jovens para que se esperança tiverem, a concretizem; se não tiverem que a ressuscitem e voltem a sonhar...

Ficai conosco, Senhor, com os enfermos, pois são Vossa presença, como nos diz no Evangelho; com os idosos, assistidos e amados por suas famílias ou não...

Em todo e em qualquer momento,
Em toda e em qualquer situação:
Uma súplica, uma singela Oração.

Como os Discípulos de Emaús suplicamos:
Ficai conosco, Senhor!

Presença tão divina, na Palavra, na Eucaristia,
Que Vossa Palavra continue fazendo nosso coração arder,
Que no Pão partilhado, nossos olhos se abram,
A Vós reconheça, e no coração uma certeza:
Não estamos sós... Conosco estais. 
Amém. Aleluia! Aleluia!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG