terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Da impermeabilidade espiritual livrai-me, Senhor!

Da impermeabilidade espiritual livrai-me, Senhor!

O Evangelista São Marcos na passagem do Evangelho (Mc 6, 1-6) retrata a rejeição de Jesus por parte dos habitantes de Nazaré.

Incredulidade e estupefação diante de Jesus, Aquele que eles conheciam, tanto quanto à Sua família – eis a causa de tamanha perplexidade. A Palavra do Deus, que se Encarnou na pessoa de Jesus de Nazaré, não encontrou acolhida em seus corações.

Foram impermeáveis diante da Palavra, não se abrindo ao novo que Jesus veio trazer. Lá, Jesus pouco pode fazer devido à falta de fé somada à resistência.

Jesus experimentou, entre os Seus, o fechamento, a não abertura à perene novidade. Conviveu com a falta da gratuidade e da abertura à Sua proposta de vida e salvação.

É preciso acolher o Mistério de Deus em nossa vida; mistério por vezes invisível e inaudito - que precisa ser percebido em atenta escuta por ser sempre inédito. É preciso romper toda a barreira de preconceitos para perceber a manifestação de Deus em nossa vida.

Há que se tomar cuidado do perigo de uma enfermidade que também podemos ser acometidos: a impermeabilidade espiritual, que consiste em fechamento à ação da Palavra e do Amor de Deus em nossa vida.

Esta possível e indesejável impermeabilidade espiritual decorrente trará consigo outras funestas consequências: a esterilidade, a ausência da alegria, a falta do sentido da vida. Muitos problemas deixariam de existir se nos abríssemos à Palavra do Senhor com tempo de oração mais prolongado, revigorando nossas forças.

Jamais seremos capazes de quantificar o bem que Deus realiza e pode realizar em nossa vida. Depende de quanto afastamos quaisquer resquícios de impermeabilidade e rejeição A Sua Palavra e Pessoa; do quanto possamos nos distanciar do indiferentismo religioso.

Oremos:

Senhor, livrai-me de todo e qualquer fechamento à Vossa Palavra e vontade. Livrai-me de toda impermeabilidade espiritual, para que em meu coração esta Palavra, Semente de Vida e eternidade, possa cair e fecundar em gestos de amor e fraternidade, para a honra, glória e louvor Vosso. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG