terça-feira, 10 de outubro de 2023

Centralize Jesus em sua vida!

Centralize Jesus em sua vida!

Naquele dia, o Senhor falou a Marta: “Andas inquieta com tantas coisas; Maria escolheu a melhor parte, e não lhe será tirada.” (Lc 10,38-42).

Ao discípulo (Mc 10,17-30), mandou-lhe que se centralizasse em uma só coisa e se abrisse e confiasse em Sua graça, que pessoalmente lhe propunha para a verdadeira felicidade e a vida eterna.

Mas era necessário para estes e todos nós, como discípulos missionários Seus, a abertura à verdadeira sabedoria, para o conhecimento de Jesus de modo espiritual, isto é, por meio do Espírito Santo, e, por meio d’Ele, o Pai.

Deste modo, o fazer a experiência de Jesus significa fazer a experiência da sabedoria e vice-versa.

Iluminadoras são as palavras de São Bernardo (séc. XII):

“Árido é todo alimento da alma se não for temperado com este óleo; insípido se não for temperado com este sal. Jesus é mel à boca, canto ao ouvido, júbilo para o coração.” (1)

A sabedoria espiritual da qual nos fala a Bíblia, é um ‘saborear e ver’ a Deus; é conhecer e saborear ao mesmo tempo.

Não se trata de um ato do intelecto, mas do coração, isto é, de toda a pessoa, incluído o corpo, e assim o deleite com a Verdade que nos foi revelada na Pessoa de Jesus, a Verdade que nos liberta.

Renunciar a tudo por causa deste conhecimento de Jesus e viver a sabedoria que nos vem do alto, que é loucura para os gregos, escândalo para os judeus (1Cor 1, 18-25).

Somente deste modo Jesus Cristo será o centro de nossa vida, e nada faremos sem que Ele ocupe esta centralidade.

Colocá-Lo no centro, é colocar ao mesmo tempo no centro de nossa vida a Verdade, o Amor, a Alegria, a Paz, a Luz, a Vida, a Salvação e quanto mais d’Ele possamos dizer...

Centralize Jesus em sua vida e seja feliz!
Centralize Jesus em sua vida, e sua família será um santuário da vida.
Centralize Jesus em sua vida, e estará empenhado num mundo mais justo e fraterno.

Centralize Jesus em sua vida, e terá a sabedoria que vem do alto.
Centralize Jesus em sua vida, e será mais humano e fraterno.

Centralize Jesus em sua vida, e terá força para enfrentar toda e qualquer dificuldade.
Centralize Jesus em sua vida, e terá um coração ardente, porque Ele tem a Palavra que abrasa o coração.

Centralize Jesus em sua vida, porque por Ele fomos criados, com Ele devemos viver e nos mover, para que também, um dia, para Deus na comunhão eterna com o Santo Espírito vivamos.

Centralize Jesus em sua vida, e as tardes gris cederão ao brilho do sol, até o seu último raio, se pondo maviosamente no horizonte, escondendo-se atrás de uma colina.

Centralize Jesus em sua vida, e cada amanhecer será precedido da certeza de que o Sol da Justiça nasce para nos aquecer, iluminar e nos conduzir por novos caminhos.

Centralize Jesus em sua vida, e saberá usar as coisas que passam e abraçar as que não passam; que nos conduzem à eternidade.

Centralize Jesus em sua vida...



(1) Serm. 15 super Cantica
PS: Fonte inspiradora: O Verbo se faz carne – p. 452-453

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG