Oração pela santificação matrimonial
“Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” (Mc 10,9)
Reflexão à luz da passagem do Evangelho de São Marcos (Mc 10,1-12), em que Jesus ratifica a indissolubilidade matrimonial (a saber, as outras são: unidade e abertura à fecundidade).
Constatamos que ontem (no tempo de Jesus), como hoje, há uma “espécie de ar de Inverno” soprando contra o Matrimônio (1).
Iluminador o comentário do Lecionário Comentado sobre o Matrimônio, à luz da fé:
“O Matrimônio do crente não exclui, portanto, ‘a priori’, incompatibilidades de caráter, erros na escolha do cônjuge, dificuldades com os filhos, nervosismos, doenças, aborrecimentos... mas experimenta em tudo isto a presença e a ajuda de Cristo.
Ele dá forças, conforto e esperança. Quem se reveste deste espírito nos dias felizes, poderá continuar a viver desta mesma esperança nas horas difíceis da prova.
E isto como a ‘criança’ que nos braços da mãe se sente segura, porque sabe acolher na transparência e na proximidade tudo o que lhe reserva a vida, certa do amor materno que a envolve.”
Oremos:
Ó Deus, velai por todos os que se empenham em viver a graça da santidade no Matrimônio, não obstante as dificuldades, para que possam enfrentar o “ar de Inverno”, que teima em soprar para apagar a chama do primeiro amor.
Sejam por Vós fortalecidos, confortados e renovados na esperança, para superar as adversidades, vivendo as propriedades essenciais do Matrimônio.
Ó Deus, acompanhai e assisti aqueles casais que não puderam viver até o fim as promessas feitas diante do altar, mas que sejam acolhidos, acompanhados, sem resquícios de exclusão ou marginalização, tendo sempre como discernimento, na prática pastoral, os ensinamentos da Igreja e seu Magistério.
Conduzi, iluminai e santificai aqueles que se propõem a celebrar o Sacramento do Matrimônio, para que tenham em mente os desígnios Vossos, preparando-se com empenho e profundidade, em permanente vigilância e oração. Amém.
(1) (2) – Lecionário Comentado – Editora Paulus – Lisboa – 2011 -p. 492-493
Nenhum comentário:
Postar um comentário