sábado, 20 de janeiro de 2024

Olhos da alma fixos em Jesus (09/01)

Olhos da alma fixos em Jesus

“Jesus, enrolando o livro, devolveu ao auxiliar e Se sentou.
Toda a sinagoga tinha os olhos fixos n’Ele” (Lc 4, 20)

Retomemos um trecho do Sermão escrito por Orígenes (séc. III), sobre o Evangelho de Lucas à luz da passagem do Evangelho de Lucas (Lc 4,14-22a).

“Também agora, nesta sinagoga, nesta assembleia, podeis – se assim desejais – fixar os olhos no Salvador. Desde o momento em que tu dirijas o mais profundo olhar de teu coração para a Sabedoria, para a Verdade e ao Unigênito de Deus, para mergulhar em Sua contemplação, teus olhos estão fixos em Jesus.

Ditosa a assembleia, da qual a Escritura testifica que os olhos de todos estavam fixos n’Ele! O que eu não daria para que esta assembleia merecesse semelhante testemunho, de maneira que os olhos de todos: catecúmenos e fiéis, homens e mulheres e crianças, tivessem os seus olhos fixos em Jesus! E não os olhos do corpo, mas os da alma. De fato, quando os vossos olhos estiverem fixos n’Ele, Sua luz e Seu olhar farão vossos rostos mais luminosos, e podereis dizer:  ‘a luz de Tua face nos assinalou, Senhor’.

A Ele corresponde à glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.”

Urge fixarmos os olhos da alma em Jesus, a fim de que nossos rostos sejam mais luminosos, sobretudo se considerarmos os desafios a serem enfrentados, sobretudo em nossos dias.

Haja o que houver, haveremos de ter os olhos da alma fixos em Jesus, para que nos seja comunicada a Sabedoria do Espírito, para que nossas palavras e obras correspondam ao querer de Deus, e assim venhamos a dar testemunho de nossa fé, e manifestar a força libertadora da Palavra de Deus em nossa vida.

Olhos da alma fixos em Jesus, firmemos nossos passos no bom combate da fé.

Oremos:

 “Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o Vosso amor, para que possamos, em nome do Vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”



PS: Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes – 2013 – pp.624-625.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG