Peregrinar na esperança, crescer no amor fraterno

Peregrinar na esperança, crescer no amor fraterno
Na passagem da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 12,9-12), temos um "pequeno decálogo" que nos ilumina no testemunho de nossa fé e adesão ao Senhor, sobretudo para nós, Seus discípulos missionários:
“O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração”.
Vejamos o “pequeno decálogo:
1. Viver um amor sincero;
2. Detestar o mal, apegando-se ao bem;
3. Viver o amor fraterno, que nos une aos outros com terna afeição;
4. Cuidar dos relacionamentos com atenções recíprocas;
5. Ser zeloso e diligente;
6. Ser fervoroso de espírito;
7. Servir sempre ao Senhor;
8. Ser alegre por causa da esperança;
9. Forte nas tribulações;
10. Perseverante na oração.
Fundamental que, em todo o tempo, nossas comunidades se empenhem em viver relações mais fraternas, contando com a presença e ação do Espírito, para pôr em prática este “pequeno decálogo”, dando razão de nossa esperança, numa fé íntegra e esforçada caridade.
Oremos:
Vinde, Espírito Santo, sobre a Igreja, com o amor entranhado de um irmão mais velho, para que nossa alma ao receber a Vossa luz, seja elevada acima da inteligência humana, e veremos o que antes ignorávamos.
Vinde, Espírito Santo, como raios de luz para iluminar também os que se encontram nas trevas, e assim como ao nascer do sol, recebam nos olhos a Sua luz, enxergando claramente coisas que até então não viam.
Vinde, Espírito Santo, sobre a Igreja, para salvar, curar, ensinar, aconselhar, fortalecer, consolar, iluminar nossa alma e a de todos que nos foram confiados. Amém! (1)
(1) Inspirado nos escritos do Bispo de Jerusalém, São Cirilo (séc. IV)
Nenhum comentário:
Postar um comentário