Ficará para sempre quem perseverar no amor
“Os que perseveram no amor
ficarão junto d’Ele”(Sb 3,9)
Uma reflexão à luz da passagem do Livro da Sabedoria (Sb 2,23-3,9), sobre a necessária perseverança no amor.
Os ímpios consideram a morte como uma grande desventura, como uma queda no nada, e, portanto, uma condenação definitiva. Aos olhos dos insensatos, os justos parecem ter morrido, mas eles estão em paz, pois criados imortais e imagem por Deus, brilharão como centelhas e reinarão sobre os povos (Dn 12,3; Mt 13,43; Dn 7,27; 1 Cor 6,2):
“Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocaustos; no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha; vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. Os que n’Ele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto d’Ele, porque a graça e a misericórdia são para Seus eleitos. Palavra do Senhor!” (Sb 3, 6-9).
Oremos:
Senhor Jesus, cremos que somos imagem Vossa, e criados para a imortalidade, bem como cremos que dor e a morte são consequências do pecado.
Senhor Jesus, afastai de nós toda a incredulidade, para que não vejamos a vida como algo que não passa de uma corrida veloz e inadiável para a morte, pura desilusão.
Senhor Jesus, crendo em Vós, Ressurreição, vejamos a morte como o “dies natalis”, o nascimento para a vida imortal, o encontro Convosco, Ressuscitado, voltando à casa do Pai.
Senhor Jesus, pela Vossa Palavra, cremos que a vida projetada além da morte nos alcança a conquista de uma eternidade feliz, com sentido novo para a nossa existência.
Senhor Jesus, cremos que, revigorados pela Vossa graça e conduzidos pela Vossa luminosidade resplandecente e eterna, tudo é provisório, e que mesmos os bens passam.
Senhor Jesus, Convosco, a pobreza, as provações, os sofrimentos adquirem outro valor, e mesmo a morte, torna-se o início de comunhão de amor com Deus e com os irmãos para sempre.
Senhor Jesus, fortalecei nossa fé, para que creiamos piamente na Vossa promessa de Ressurreição e imortalidade, se de Vós nos alimentarmos no Pão de Eternidade.
Senhor Jesus, fortalecei-nos, para que, perseverantes no amor e vigilantes para Vossa vinda gloriosa, fiquemos Convosco, em comunhão com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
PS: Livre adaptação do Comentário do Missal Cotidiano, Editora Paulus, 1977, p.1478.
Nenhum comentário:
Postar um comentário