sábado, 7 de outubro de 2023

Devoção a Maria, compromisso com a paz!

Devoção a Maria, compromisso com a paz!

Uma autêntica devoção a Maria passa pela imitação de suas virtudes, em nossas vidas e em nosso tempo.

Urge que superemos todo e qualquer devocionismo estéril e inútil. Devoção autêntica é lutar para que todos tenham vida e vida digna, plena, com relações novas de amor, fraternidade e paz.

O “sim” de Maria, para que o Verbo Se Encarnasse, foi o “sim” para que a Vida viesse ao encontro da vida humana, elevando-a e a plenificando. O nosso sim, como o sim de Maria, deve levar ao mesmo encontro.

Rezemos pela Paz em todos os Continentes, pelo revigoramento do ardor missionário, porque esta é nossa vocação ”Chamados a fazer brilhar a Palavra da verdade” (Porta Fidei n. 6).

Paz para a África: significa urgente apelo por solidariedade entre as pessoas e entre as comunidades, sobretudo com os mais pobres. Superação da espoliação em todos os sentidos, como acontece há cinco séculos…

Paz para a América: empenhar-se pela justiça e paz, atentos ao clamor que brota da vida dos milhões de empobrecidos. Superação da desigualdade brutal (as condições de vida de uma pessoa de classe média que vive nos Estados Unidos são 76 vezes superiores às de uma pessoa da mesma classe social que vive e trabalha no Haiti)…

Paz para a Europa: a busca de uma nova espiritualidade, na superação de um vazio existencial gerado por suas promessas materialistas. Superar a crise profunda de valores, de sentidos, de sabedoria e de transcendência…

Paz para a Oceania: a defesa do seu meio ambiente. Não se pode olhar para a Oceania como um depósito de lixo nuclear…

Paz para a Ásia: fortalecimento do diálogo entre todos os povos (são dois terços da população mundial) e enorme diversidade cultural e religiosa…

Devoção a Maria passa necessariamente pelo compromisso com a paz! Deste modo, poderemos rezar com o Salmista: “Amor e Verdade se encontrarão; Justiça e Paz se abraçarão; da terra germinará a Verdade e a Justiça se inclinará do céu” (Sl 85,11-12).

Concluo lembrando as palavras do papa São João Paulo II:

A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui os seus exemplos.

Como vemos e ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: Fazei o que Ele vos disser (Jo 2,5). E, como outrora em Caná da Galileia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo d’Ele as graças desejadas.

Rezemos com Maria e por Maria:
ela é sempre a ‘Mãe de Deus e nossa’.”


Ave Maria, cheia de graça…

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG