terça-feira, 11 de março de 2025

“Pai-Nosso...”

                                                             

“Pai-Nosso...”

Na Oração que o Senhor nos ensinou, em atenção ao pedido dos discípulos, invocamos a Deus como “Pai-Nosso”.

Sejamos enriquecidos por este comentário:

“É belo recordar que a oração do Senhor Jesus nos é dada pela Igreja como um dom no dia do Batismo, porque, a partir desse momento, quem se tornou cristão, não ‘deve’, mas ‘pode’ dirigir-se a Deus chamando-lhe ‘Pai’.

A vida inteira não bastará para compreendermos o Mistério da ternura escondido nesta palavra. Para o descobrirmos de verdade teremos de esperar pelo abraço definitivo com Deus que nos espera além da morte”. (1)

Como é bom podermos nos dirigir a Deus como “Pai-Nosso”,Abba”, “Papaizinho”, como o próprio Jesus nos ensinou, em plena confiança, intimidade de relacionamento.

No entanto, isto implica que:

- Vivamos como irmãos e irmãs, estabelecendo vínculos de comunhão e fraternidade;

- Saibamos criar relacionamentos de partilha e solidariedade entre nós, porque sendo “Pai Nosso”, somos todos irmãos e irmãs;

- Estabeleçamos com Deus uma relação de confiança e intimidade plena, assim como nos ensinou e viveu Nosso Senhor;

- Sendo “Pai nosso”, devem ser superadas todas as formas de violência, exclusão ou quaisquer outras práticas que violem a sacralidade da vida de nosso próximo, pois somos irmãos e irmãs uns dos outros;

- Como “Pai nosso”, nos confiou a todos, sem exclusão, a Casa Comum, nosso Planeta, para que dele cuidemos, para que todos possam nele bem viver e habitar, de modo que ninguém fique excluído deste direito sagrado e inalienável de moradia;

Concluindo, cremos que um dia O veremos, tal qual Ele é, que nos espera sempre para o abraço definitivo, que só poderá acontecer com a passagem, a morte, e assim, nos envolver para sempre com Seu amor e ternura.

Por ora, rezemos, com amor e confiança, a Oração que o Senhor nos ensinou:

“Pai nosso que estais nos céus...”

(1) Lecionário Comentado – vol. Quaresma/Páscoa – Editora Paulus – Lisboa -  2011 – p.75

A Oração bem feita dá um novo sentido ao nosso existir

                                                       

A Oração bem feita dá um novo sentido ao nosso existir

Sejamos enriquecidos pelo Tratado escrito pelo Bispo e Mártir São Cipriano (séc. III):

“Os preceitos evangélicos, irmãos caríssimos, não são outra coisa que ensinamentos divinos, fundamentos para edificar a esperança, bases para consolidar a fé, alimento para revigorar o coração, guias para mostrar o caminho, garantias para obter a salvação. Enquanto instruem na terra os espíritos dóceis dos que creem, eles os conduzem para o Reino dos céus.

Outrora quis Deus falar e fazer-nos ouvir de muitas maneiras pelos Profetas, Seus servos. Mas muito mais sublime é o que nos diz o Filho, a Palavra de Deus, que já estava presente nos Profetas e agora dá testemunho pela Sua própria voz.

Ele não manda mais preparar o caminho para Aquele que há de vir, mas vem, Ele próprio, mostrar-nos e abrir-nos o caminho para que nós, outrora cegos e imprevidentes, errantes nas trevas da morte, iluminados agora pela luz da graça, sigamos o caminho da vida, sob a proteção e guia do Senhor.

Entre as exortações salutares e os preceitos divinos com que orienta Seu povo para a salvação, o Senhor ensinou o modo de orar e nos instruiu e aconselhou sobre o que havemos de pedir.

Quem nos deu a vida, também nos ensinou a orar com a mesma bondade com que Se dignou conceder-nos tantos outros benefícios, a fim de que, dirigindo-nos ao Pai com a súplica e Oração que o Filho nos ensinou, sejamos mais facilmente ouvidos.

Jesus havia predito que chegaria a hora em que os verdadeiros adoradores adorariam o Pai em espírito e em verdade. E cumpriu o que prometera. De fato, tendo nós recebido por Sua graça santificadora o Espírito e a verdade, podemos adorar a Deus verdadeira e espiritualmente segundo os Seus ensinamentos.

Pode haver, com efeito, oração mais espiritual do que aquela que nos foi ensinada por Cristo, que também nos enviou o Espírito Santo? Pode haver prece mais verdadeira aos olhos do Pai do que aquela que saiu dos lábios do próprio Filho que é a Verdade?

Assim, orar de maneira diferente da que o Senhor nos ensinou não é só ignorância, mas também culpa, pois Ele mesmo disse: Anulais o Mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições (cf. Mc 7,9).

Oremos, portanto, irmãos caríssimos, como Deus, nosso Mestre, nos ensinou. A Oração agradável e querida por Deus é a que rezamos com as Suas próprias palavras, fazendo subir aos Seus ouvidos a oração de Cristo.

Reconheça o Pai as palavras de Seu Filho, quando oramos. Aquele que habita interiormente em nosso coração, esteja também em nossa voz; e já que O temos junto ao Pai como advogado por causa de nossos pecados, digamos as palavras deste nosso Advogado quando, como pecadores, suplicarmos por nossas faltas.

Se Ele disse que tudo o que pedirmos ao Pai em Seu nome nos será dado (cf. Jo 14,13), quanto mais eficaz não será a nossa súplica para obtermos o que pedimos em nome de Cristo, se pedirmos com Sua própria Oração!”

No Tempo da Quaresma, a Igreja, à luz do Evangelho de Mateus (Mt 6,1-6.16-18), nos convida à prática da Oração, do jejum e da caridade, intensificando a nossa intimidade com Deus vivenciada na autêntica oração.

Sendo a Quaresma, Tempo favorável de nossa salvação, reconciliação, conversão, urge que nos convertamos sinceramente ao Amor de Deus. 

Deste modo, é Tempo de intensificar a aprofundar nossa vida de oração, e de modo especial a Oração que o Senhor Jesus nos ensinou, a Oração do "Pai-Nosso".

Deste modo, não nos é permitido rezar o "Pai -Nosso" de qualquer modo, pois são as próprias palavras do Verbo, do Filho amado que além de, por nós, ter dado Sua divina vida, também nos ensinou a orar, para estabelecermos o mais perfeito vínculo com a Fonte da vida.

Assim rezando, nossa alma é elevada até Deus, e nos introduz nas entranhas de Sua misericórdia, fortalecendo a certeza de que não estamos sós, e que, por Ele, somos amados. E bem sabemos que é próprio do Amor de Deus nos escutar, tanto em nossos clamores e súplicas como em nossos louvores e agradecimentos. É próprio também do Seu Amor querer falar conosco...

É Tempo, portanto, de corresponder melhor a este Amor, na Oração e com a vida, pois a Oração bem feita dá um novo sentido ao nosso existir.

"Pai Nosso que estais nos céus..." 

A mais bela Oração o Senhor nos ensinou

                                                            

A mais bela Oração o Senhor nos ensinou

Refletir o Tratado sobre a Oração do Senhor, do Bispo e Mártir São Cipriano (Séc. III), muito nos enriquece, para que melhor rezemos e vivamos a Oração que o Senhor nos ensinou, o "Pai-Nosso".

“Antes do mais, o Doutor da paz e Mestre da unidade não quis que cada um orasse sozinho e em particular, como rezando para si só. De fato, não dizemos: Meu Pai que estais no céu; nem: Meu pão dai-me hoje.

Do mesmo modo, não se pede só para si o perdão da dívida de cada um ou que não caia em tentação e seja livre do mal, rogando cada um para si.

Nossa Oração é pública e universal e quando oramos não o fazemos para um só, mas para o povo todo, já que todo o povo forma uma só coisa.

O Deus da paz e Mestre da concórdia, que ensinou a unidade, quis que assim orássemos um por todos, como Ele em Si mesmo carregou a todos.

Os três jovens, lançados na fornalha ardente, observaram esta lei da Oração, harmoniosos na prece e concordes pela união dos espíritos.

A firmeza da Sagrada Escritura o declara e, narrando de que maneira eles oravam, apresenta-os como exemplo a ser imitado em nossas preces, a fim de nos tornarmos semelhantes a eles.

Então, diz ela, os três jovens, como por uma só boca, cantavam um hino e bendiziam a Deus. Falavam como se tivessem uma só boca e Cristo ainda não lhes havia ensinado a orar.

Por isto a Palavra foi favorável e eficaz para os orantes. De fato, a Oração pacífica, simples e espiritual, mereceu a graça do Senhor.

Do mesmo modo vemos orar os Apóstolos e os discípulos, depois da Ascensão do Senhor. Eram perseverantes, todos unânimes na Oração com as mulheres e Maria, a mãe de Jesus, e Seus irmãos.

Perseveravam unânimes na Oração, manifestando tanto pela persistência como pela concórdia de sua Oração, que Deus que os faz habitar unânimes na casa, só admite na eterna e divina casa aqueles cuja Oração é unânime.

De alcance prodigioso, irmãos diletíssimos, são os Mistérios da Oração dominical! Mistérios numerosos, profundos, enfeixados em poucas palavras, porém, ricas em força espiritual, encerrando tudo o que nos importa alcançar!

Rezai assim, diz Ele: Pai nosso, que estais nos céus. O homem novo, renascido e, por graça, restituído a seu Deus, diz, em primeiro lugar, Pai!, porque já começou a ser filho. Veio ao que era Seu e os Seus não O receberam.

A todos aqueles que O receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, aqueles que creem em Seu nome. Quem, portanto, crê em Seu nome e se fez filho de Deus, deve começar por aqui, isto é, por dar graças e por confessar-se filho de Deus ao declarar ser Deus o seu Pai nos céus.”

O “Pai-Nosso”, a Oração que o Senhor nos ensinou, e que em todas as Missas rezamos. E como são belas as opções de motivações proferidas pelo Sacerdote antes de rezá-lo:

- “Rezemos, com amor e confiança, a Oração que o Senhor Jesus nos ensinou: Pai nosso...”

- "Somos chamados filhos de Deus e realmente o somos, por isso, podemos rezar confiantesPai nosso..."

- “O Senhor nos comunicou o Seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos e filhas, digamos juntos: Pai nosso...”

- O banquete da Eucaristia é sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna. Unidos como irmãos e irmãs, rezamos, juntos, como o Senhor nos ensinou: Pai nosso..."

- “Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela Sabedoria do Evangelho, ousamos dizer: Pai nosso...”

- "Guiados pelo Espírito Santo, que ora em nós e por nós, elevemos as mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou: Pai nosso..."

“Obedientes à Palavra do Salvador e formados por Seu divino ensinamento, ousamos dizer: Pai nosso...”

Como vemos, a Oração do "Pai-Nosso" é pública e universal, de modo que, ao rezá-la, aprofundamos nossa relação de comunhão com Deus e com o próximo.

Sendo assim, seja a nossa Oração a Deus elevada pacífica, simples e espiritual, bem como sejamos perseverantes na Oração como eram os Apóstolos(At 2,42-47).

Todas as motivações nos levam a rezar com a alma, com o coração, com a vida, em plena comunhão com o Espírito, na fidelidade ao que o Senhor Jesus nos ensinou, para a vontade do Pai, na terra e nos céus, realizar, em tudo e acima de tudo. Amém. 

“Perdoai-nos as nossas ofensas”

           




“Perdoai-nos as nossas ofensas”

Ao rezarmos a Oração do "Pai-Nosso”, comumente, dizemos: – “... Perdoai as nossas ofensas...”.

No entanto, na fórmula que traz o Missal (Dominical e Cotidiano), temos: – “... Perdoai-nos as nossas ofensas...”.

Sobre isto, a Professora Jamilia Elias Piera, afirma que ambas as formas estão corretas, uma vez que o verbo “perdoar” contempla três argumentos: o sujeito (quem perdoa), o complemento direto (o que se perdoa) e complemento indireto (a quem se perdoa).

Deste modo, quando se diz a segunda forma, “perdoai-nos as nossas ofensas” — ambos os complementos do verbo estão presentes; tanto o complemento direto — “as nossas ofensas” como também o indireto — “nos”.

Na primeira frase — "perdoai as nossas ofensas" —  a omissão do complemento indireto é legitimada pela presença do possessivo “nossas”, que nos dá essa informação (“perdoai as nossas ofensas” = “perdoai as ofensas a nós”).

O fundamental é que não rezemos apenas repetindo as palavras, sem a devida atenção e conteúdo.

Quando pedirmos perdão, que seja de coração sincero, para que o perdão, a Deus pedido e alcançado, frutifique, em nosso coração e em nossa vida, sinais de amor, alegria, partilha, comunhão, solidariedade.

Vale ressaltar, porém, que devemos optar pela forma que o Missal nos apresenta, por tratar-se de uma ação litúrgica: – “... Perdoai-nos as nossas ofensas...”.

Conferir: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a sintaxe-do-verbo-perdoar/23746

“Rezemos com amor e confiança...”

 


“Rezemos com amor e confiança...”

Na Santa Missa, quantas vezes ouvimos o Padre dizer: “Rezemos com amor e confiança a Oração que o Senhor nos ensinou”.

Neste sentido, é fundamental o aprofundamento sobre a Oração do “Pai-Nosso”, a partir do Sermão do Bispo e Doutor da Igreja, São Pedro Crisólogo (séc. V).

“Pai nosso que estais nos céus. Quando digas isto, não penses que Deus não Se encontra na terra nem em algum lugar determinado; medita antes que você é da estirpe celeste, que tens um Pai no céu e, vivendo santamente, corresponde a um Pai tão Santo.

Santificado seja o Teu nome. Se somos de tal estirpe, também levamos o Seu nome. Portanto, este nome que em si mesmo e por si mesmo já é Santo, deve ser santificado em nós. O nome de Deus é honrado e blasfemado de acordo com as nossas ações, pois escreve o Apóstolo: o nome de Deus é blasfemado por vossa causa entre as nações.

Venha o Teu Reino. Por acaso Deus não reina? Aqui pedimos que, reinando sempre por seu lado, reine em nós de modo que possamos reinar n’Ele. Até agora imperou o diabo, o pecado, a morte, e a mortalidade foi escrava durante longo tempo. Peçamos, pois, que reinando Deus, pereça o demônio, desapareça o pecado, morra a morte, o cativeiro seja feito prisioneiro, e nós possamos reinar livres na vida eterna.

Faça-se a Tua vontade assim na terra como no céu. Este é o reinado de Deus: quando no céu e na terra impere a vontade divina; quando somente o Senhor esteja em todos os homens, então Deus vive, Deus obra, Deus reina, Deus é tudo, para que, como diz o Apóstolo, Deus seja tudo em todas as coisas.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Quem Se deu a nós como Pai, quem nos adotou por filhos, quem nos fez herdeiros, quem nos transmitiu Seu nome, Sua dignidade e Seu Reino,nos ordena pedir o alimento cotidiano.
O que busca a humana pobreza no Reino de Deus entre os dons divinos? Um Pai tão bom, tão piedoso, tão generoso, não dará o pão aos filhos se não o pedirmos? Se assim fosse, por que Ele diz: não vos preocupeis pelo alimento, a bebida ou a veste?

Manda pedir o que não deve preocupar-nos, porque como Pai celestial quer que Seus filhos celestiais busquem o Pão do céu. Eu sou o Pão vivo que desceu do céu. Ele é o Pão nascido da Virgem, fermentado na carne, confeccionado na paixão e colocado nos Altares para ministrar cada dia aos fiéis o Alimento Espiritual.

E perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoarmos aos nossos ofensores. Se tu, homem, não consegues viver sem pecado e por isso buscas ser perdoado. Já que desejas sê-lo totalmente, perdoa tudo e pensa que, perdoando aos demais, perdoas a ti mesmo.

E não nos deixeis cair em tentação. No mundo a própria vida é uma prova, pois o Senhor nos garante: a vida do homem é uma tentação. Peçamos, portanto, que Ele não nos abandone ao nosso arbítrio, mas que em todo momento nos guie com piedade paterna e nos confirme no caminho da vida com moderação celestial.

Mas livra-nos do mal. De que mal. Do diabo, de quem procede todo mal. Peçamos que nos guarde do mal, porque, caso contrário, não poderemos gozar do bem.” (1)

Esta é a Oração que o Senhor nos ensinou, quando os discípulos pediram para que Ele os ensinasse a rezar.

Talvez tenhamos aprendido, ou melhor, decorado a fórmula. Uns mais cedo outros mais tarde; com mais ou menos facilidade.

Mas isto não é o suficiente, pois importa que compreendamos o conteúdo de cada palavra que o Senhor nos comunicou e que, uma vez compreendida, não meçamos esforços para viver o que rezamos.

Não podemos rezar a oração que o Senhor ensinou como uma mera repetição, sem ressonâncias concretas em nossa vida, seja em relação a Deus, seja em relação ao próximo.

A Oração que o Senhor nos ensinou, se rezada com autenticidade e prolongada na vida, nos fará melhores, tornando todos e tudo ao nosso redor melhor, pois Deus, que tanto nos ama, merece que sejamos cada vez melhores, e somente o seremos se a Oração for, na exata medida, a sede que Deus tem de dialogar conosco, e nossa sede de dialogar com Ele, para que nossa vida seja mais conforme a Sua santa vontade, e assim seremos plenos de alegria, comprometidos com a novidade do Reino, empenhados na construção de um novo céu e uma nova terra, rumo à eternidade.


(1) Lecionário Patrístico Dominical - Editora Vozes, 2013 – pp.686-687.

“Pai-Nosso”: “Nossa voz entrelaça-se com a Igreja”

                                                      

“Pai-Nosso”: “Nossa voz entrelaça-se com a Igreja”

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de Lucas (Lc 11,1-4; Mt 6,7-15), em que Jesus ensina Seus discípulos a rezar, atendendo ao pedido por eles feito.

Oportuna esta citação do Papa Bento XVI:

“Todas as vezes que recitamos o Pai-Nosso, a nossa voz entrelaça-se com a Igreja, porque quem reza nunca está sozinho. Cada fiel deverá procurar e poderá encontrar na verdade e na riqueza da oração cristã, ensinada pela Igreja, o próprio caminho, o seu modo de oração... portanto deixar-se-á conduzir... pelo Espírito Santo, O qual o guia, através de Cristo, para o Pai” (1)

Jamais poderemos empobrecer a Oração que o Senhor nos ensinou, reduzindo-a a um intimismo e individualismo que nos distanciaria de Deus, que é “Pai-Nosso”, e consequentemente, de nosso próximo.

“Nossa voz entrelaça-se com a Igreja” quando rezamos o "Pai- Nosso": com quantos nos unimos, quando elevamos a Deus a Oração que o Senhor nos ensinou?

Com quantos nos unimos: alegres ou tristes, angustiados ou cheios de esperança, saudáveis ou enfermos, entre nós ou na glória?

Consideremos, portanto, que esta Oração que o Senhor nos ensinou, o “Pai- Nosso”, é o Evangelho abreviado, o Evangelho em Oração, um manancial vivo do Evangelho que brota da boca d’Aquele que é o Evangelho em pessoa; é um espelho do Evangelho; é um modelo de oração, um arquétipo, um gerador e inspirador de oração, e não se pode rebaixá-lo ao nível de uma oração que rebaixe todas as outras; como afirma Raniero Cantalamessa (2).

Deste modo, não podemos recitá-lo de qualquer modo. É preciso ser rezado com todo o amor e confiança, para que as Palavras não apenas saiam de nossos lábios, mas sejam emanadas de nosso coração, e cheguem até Deus, acompanhadas de sagrados compromissos, em viver o conteúdo divino que nela se encontra.

“Pai Nosso que estais nos céus...”


(1)  Citado pelo Papa em “Um Caminho de fé antigo e sempre novo” – Pregações para o Ano Litúrgico – Ano C – p.530
(2) O Verbo Se faz Carne – Raniero Cantalamessa - Editora Ave Maria – 2013 - pp.684-693

“Seja feita a Vossa vontade...”

                                                         

“Seja feita a Vossa vontade...”

Aprofundemos com o Tratado de São Cipriano, bispo e mártir, as palavras de que dizemos na Oração que o Senhor nos ensinou, o "Pai-Nosso", quando dizemos "...Venha a nós o vosso Reino e seja feita a vossa vontade".

"A Oração continuaVenha a nós o Vosso ReinoPedimos que o Reino de Deus se torne presente a nós, da mesma forma que solicitamos seja em nós santificado o Seu nome.

Porque, quando é que Deus não reina? Ou quando para Ele começou o Reino que sempre existiu e nunca deixará de ser?

Pedimos a vinda de nosso Reino, prometido por Deus e adquirido pelo Sangue e Paixão de Cristo, a fim de que nós que fomos, outrora, escravos do mundo, reinemos depois, conforme Ele nos anunciou, pelo Cristo glorioso, ao dizer: Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a origem do mundo.

Pode-se igualmente, irmãos diletíssimos, entender que o próprio Cristo é o Reino de Deus, cuja vinda pedimos todos os dias. Estamos ansiosos por ver esta vinda o mais depressa possível.

Sendo Ele a Ressurreição, pois n’Ele ressurgimos, assim também se pode pensar que Ele é o Reino de Deus, pois n’Ele reinaremos.

Pedimos, é claro, o Reino de Deus, o Reino Celeste, já que há um reino terrestre. Mas quem já renunciou ao mundo está acima desse reino terrestre e de suas honrarias.

Acrescentamos aindaSeja feita a Vossa vontade assim na terra como no céuNão para que Deus faça o que quer, mas para que possamos fazer o que Deus quer.

Pois quem impedirá a Deus de fazer tudo quanto quiser? Mas porque o diabo se opõe a que nossa vontade e ações em tudo obedeçam a Deus, oramos e pedimos que se faça em nós a vontade de Deus.

Que se faça em nós é obra da vontade de Deus, isto é, resultado de Seu auxílio e proteção, porque ninguém é forte por suas próprias forças.

Com efeito, é a Indulgência e a Misericórdia de Deus que o protegem.

Finalmente, manifestando a fraqueza de homem, diz o Senhor: Pai, se possível, afaste-se de mim este cálice e, dando aos discípulos o exemplo de renunciar à própria vontade e de aceitar a de Deus, acrescentou: Contudo não o que Eu quero, mas o que Tu queres.

A vida humilde, a fidelidade inabalável, a modéstia nas palavras, a justiça nas ações, a misericórdia nas obras, a disciplina nos costumes; o não fazer injúrias; o  tolerar as recebidas; o manter a paz com os irmãos; o amar a Deus de todo o coração; o amá-Lo por ser Pai; o temê-Lo por ser Deus; o nada absolutamente antepor a Cristo, pois também Ele não antepôs coisa alguma a nós; o aderir inseparavelmente à Sua caridade; o estar ao pé de Sua Cruz com coragem e confiança, quando se tratar de luta por Seu nome e Sua honra, o mostrar firmeza ao confessá-Lo por palavras, e, no interrogatório, manter a confiança n’Aquele por quem combatemos, e, na morte, conservar a paciência que nos coroará, tudo isto é querer ser coeerdeiro de Cristo, é cumprir o preceito de Deus, é realizar a vontade do Pai”.

Quantas vezes rezamos assim no "Pai-Nosso": Venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade...”?

Tenhamos a coragem de nos perguntar: quando dizemos “seja feita a Vossa vontade...” temos consciência do que dizemos?

Procuramos, verdadeiramente, em tudo e em todo lugar realizar a vontade de Deus?

A Oração do "Pai-Nosso", por tudo que significa para nós, jamais poderá ser rezada de forma evasiva, sem ressonâncias no cotidiano, pois ao rezá-la, deve nos levar à santificação de todos nós, tão  querida por Deus.

Rezemos com a vida, não somente com a voz!



PS: Do Tratado sobre a Oração do Senhor”, de São Cipriano, Bispo e Mártir (Séc. III), conforme Liturgia das Horas – Vol. III – pág. 328-330.

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