Bebamos
da divina fonte da Sagrada Escritura
Sejamos
enriquecidos pelo Comentário do Salmo (Sl 1,33) escrito pelo Bispo Santo
Ambrósio (séc. IV):
“Primeiramente
tens de beber o Antigo Testamento, para poder beber também o Novo. Se não bebes
o primeiro, também não poderás beber o segundo.
Bebe
o primeiro, para encontrar algum alívio em tua sede: bebe o segundo, para
saciar-te de verdade. No Antigo Testamento encontrarás um sentimento de
contrição; no Novo, a verdadeira alegria.
Aqueles
que beberam, no que não deixa de ser um tipo, puderam saciar sua sede; aqueles
que beberam no que é a realidade, chegaram a embriagar-se completamente.
Quão
boa é esta embriaguez que comunica a verdadeira alegria e não envergonha em
nada! Quão boa é esta embriaguez que faz avançar com segurança a nossa alma que
não perdeu seu equilíbrio! Quão boa é esta embriaguez que serve para regar o fruto
da vida eterna! Bebe, pois, esta taça da qual diz o profeta: E minha taça transborda.
Porém,
são duas as taças que tens de beber: a do Antigo Testamento e a do Novo; porque
em ambas tu bebes a Cristo. Bebe a Cristo, porque é a verdadeira vide; bebe a
Cristo, poque é a pedra da qual brotou
água; bebe a Cristo, porque é fonte de vida; bebe a Cristo, porque é o
canal cujo correr alegra a cidade; bebe a Cristo, porque é a paz; bebe a
Cristo, porque de seu interior manarão rios de água viva; bebe a Cristo, e
assim beberás o sangue que te redimiu; bebe a Cristo, e assim assimilarás as Suas
palavras; porque palavra Sua é o Antigo Testamento, palavra Sua também é o
Novo.
Chegamos
a beber e a comer a Sagrada Escritura se o sentido profundo da terceira palavra
vem a embeber as nossas almas, como se circulasse por nossas veias e fosse o
motor que impulsionasse toda a nossa atividade.
Finalmente,
não só de pão vive o homem, mas de toda palavra de Deus. Bebe esta Palavra,
porém a bebe na ordem devida. Bebe-a no Antigo Testamento e apressa-te a
bebê-la no Novo. Também Ele, como se apressasse a Si mesmo a fazê-lo, diz: Agora engrandecerá o caminho do mar, ao
outro lado do Jordão, a Galileia dos gentios. O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz, habitavam na
escuridão e uma luz reluziu para eles.
Portanto,
bebe prontamente, para que brilhe para ti uma grande luz, não a luz de todos os
dias, nem a do dia, nem a do sol, nem a da lua; mas aquela que afugenta as
sombras da morte. Pois, aos que vivem nas sombras da morte é impossível que
vejam a luz do sol e do dia. E, adiantando-se a tua pergunta: Por que tão
maravilhoso esplendor, por que tão extraordinário favor?, responde: Porque um menino nasceu para nós, um
menino nos foi dado. Um menino, que nasceu da virgem, Filho, que, por ter nascido de Deus, é Aquele que faz com que
brilhe tão maravilhosa luz. Um menino
nasceu para nós. Nós, aos crentes.
Nasceu para nós, porque a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Nasceu para nós, porque da Virgem recebeu carne humana, nasce para
nós, porque a Palavra nos é dada. Ao participar de nossa natureza, nasce entre
nós; ao ser infinitamente superior a nós, é o grande dom que nos é concedido.”
Como peregrinos da esperança, seja a oração nossa força e luz no
caminho.
Bebamos sempre da inesgotável divina fonte da Sagrada Escritura,
de coração contrito e humilhado, para transborde a alegria de Deus em nossos
corações. Amém.
Lecionário Patrístico Dominical - Editora Vozes - 2013 - pág. 424-425
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