domingo, 1 de outubro de 2023

Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2018(Síntese)


Mensagem para o Dia Mundial das Missões 

(21 de outubro de 2018)

“Juntamente com os jovens,
levemos o Evangelho a todos”

A mensagem tem como inspiração lema: “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”, dirigida aos jovens e a todos os cristãos que vivem na Igreja a aventura da existência como filhos de Deus, a fim de que realizemos a missão que Jesus nos confiou.

Esta mensagem está em perfeita comunhão com a realização do Sínodo sobre a evangelização e juventude, que está acontecendo em Roma, neste mês.

Segundo o Papa a fé cristã permanece sempre jovem, quando se abre à missão que Cristo nos confia, assim como afirmou o Papa São João Paulo II “A missão revigora a fé” (Carta Enc. Redemptoris missio, 2).

A vida é uma missão, portanto, o homem e a mulher é uma missão, e esta é a razão pela qual se encontra a viver na terra – “Ser atraídos e ser enviados são os dois movimentos que o nosso coração, sobretudo quando é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem futuro e impelem a nossa existência para a frente”.

A Igreja, ao anunciar aquilo que gratuitamente recebeu (cf. Mt 10, 8; At 3, 6), pode partilhar com os jovens, o caminho e a verdade que conduzem ao sentido do viver nesta terra:  Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós, oferece-Se à nossa liberdade e desafia-a a procurar, descobrir e anunciar este sentido verdadeiro e pleno.

Exorta que os jovens não tenham medo de Cristo e de Sua Igreja – “para quem está com Jesus, o mal é um desafio a amar cada vez mais. Muitos homens e mulheres, muitos jovens entregaram-se generosamente, às vezes até ao martírio, por amor do Evangelho ao serviço dos irmãos. A partir da Cruz de Jesus, aprendemos a lógica divina da oferta de nós mesmos (cf. 1 Cor 1, 17-25) como anúncio do Evangelho para a vida do mundo (cf. Jo 3, 16)”. Isto somente é possível se inflamados pelo amor de Cristo, que consome quem arde e faz crescer, ilumina e aquece a quem se ama (cf. 2 Cor 5, 14).

É preciso transmitir a fé até aos últimos confins da terra, levar o Evangelho a todos, e nisto, os jovens têm participação muito importante, “...e esta propagação da fé por atração requer corações abertos, dilatados pelo amor. Ao amor, não se pode colocar limites: forte como a morte é o amor (cf. Ct 8, 6). E tal expansão gera o encontro, o testemunho, o anúncio; gera a partilha na caridade com todos aqueles que, longe da fé, se mostram indiferentes e, às vezes, impugnadores e contrários à mesma”.

Ser presença evangelizadora em ambientes humanos, culturais e religiosos, ainda alheios ao Evangelho de Jesus e à presença sacramental da Igreja, constituem as periferias extremas, os “últimos confins da terra’.

Ressalta o mundo digital, as redes sociais, como campos em que os jovens podem “navegar” e evangelizar.

É preciso que os jovens testemunhem o amor em todas as realidades eclesiais em que se encontram (paróquias, associações, movimentos, comunidades religiosas, expressões de serviço missionário).

Fala da importância das Pontifícias Obras Missionárias, que nasceu de corações jovens para apoiar o anúncio do Evangelho a todos os povos, contribuindo para o crescimento humano e cultural de muitas populações sedentas de Verdade: “As orações e as ajudas materiais, que generosamente são dadas e distribuídas através das POMs, ajudam a Santa Sé a garantir que, quantos recebem ajuda para as suas necessidades, possam, por sua vez, ser capazes de dar testemunho no próprio ambiente. Ninguém é tão pobre que não possa dar o que tem e, ainda antes, o que é”.

Finaliza, exortando também, para que os jovens se tornem discípulos missionários, cada vez mais apaixonados por jesus e pela Sua missão, até aos últimos confins da terra, contando com a intercessão e presença de Maria, Rainha dos Apóstolos, Santos Francisco Xavier e Teresa do Menino Jesus, Beato Paulo Manna.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG