domingo, 14 de julho de 2024

Da empatia à compaixão e solidariedade (XVDTCC)

 


Da empatia à compaixão e solidariedade 

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)

Compreendamos empatia como a ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias; também, como a aptidão para identificação com o outro, de modo que se pode sentir o que ele sente. 

Como discípulos missionários do Senhor, somos chamados a viver esta empatia, que nos levará a sentimentos e compromissos mais elevados, como vemos na passagem da parábola do bom samaritano (Lc 10,29-37). 

Três verbos, destacamos na parábola: “ver”, Sentir compaixão” e “cuidar”. Deste modo, todos somos chamados à compaixão e solidariedade, no genuíno testemunho cristão, como nos lembrou a Campanha da Fraternidade deste ano. 

Não nos é permitido, em situação alguma, a omissão da solidariedade, porque amamos e seguimos Jesus Cristo, o Bom Samaritano, que veio ao nosso encontro, em expressão de amor e compaixão para conosco, a fim de que todos tenhamos vida plena e feliz, como Ele mesmo nos falou na passagem do Evangelho de São João (Jo 10,10). 

Em tempos de pandemia que vivemos ou em qualquer outro tempo, na vivência do Mandamento do amor a Deus, o expressemos concretamente no amor ao próximo, fazendo este caminho: da empatia à compaixão e solidariedade permanente.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG