quinta-feira, 24 de outubro de 2024

O Senhor está conosco na secura da alma e nas noites escuras

 


O Senhor está conosco na secura da alma e nas noites escuras

A cada tempo, Deus suscita motivações do Espírito conforme Sua Divina vontade, ainda que, por vezes, possamos viver uma espécie de “secura da alma”, ou estejamos passando por noites escuras” na procura da luz divina para iluminar e conduzir nossos passos.

Cremos que somente Deus é capaz de saciar as sedes mais profundas e autênticas de nossa existência, e que tão somente Jesus é Água que sacia nossa sede, com o dom do Espírito em nós derramado (Rm 5,5).

Sem Ele, o deserto de nossa alma ficaria estarrecido, insuportável e os prados de nossa insensatez nos consumiriam sem perspectivas, com cansaços,  exaurindo todas as nossas forças.

Nada suportaríamos e nada encontraríamos a não ser o nosso nada, o vazio, a escuridão, o pecado, a secura da alma, e numa palavra, a morte!

No entanto, o Senhor nos concede “oásis na travessia do deserto”, onde saciamos nossas sedes e nos refazemos de nossos cansaços e a secura em que, muitas vezes, nossa alma possa se encontrar.

Nesta Divina Fonte de Amor, bebemos da água cristalina do Amor, para que a “secura de nossa alma”, por vezes, experimentada, seja novamente “hidratada”, e assim, possamos avançar no horizonte da esperança ampliado e redimensionado.

Com fé autêntica,  não seremos submergidos na travessia dos mares da vida, nem teremos nossa garganta ressequida, ou a alma falecida pela secura e aridez do deserto da existência humana.

Na fidelidade e no testemunho da fé, podemos passar por momentos difíceis em que sentimos como que se pode dizer “secura da alma”, “noite escura”, com suas provações e inquietações.

Oremos:

Senhor Jesus, Verdadeira Videira do Pai (cf. Jo 15), queremos permanecer contigo, na travessia do vale escuro do cotidiano, e enfrentar “as noites escuras da secura da alma”, certos de Vossa divina e iluminadora presença, porque estais vivo e Ressuscitado.

Renovai nossa alegria, pois somos conscientes de que a alegria e o sofrimento fazem parte do dinamismo da missão evangelizadora.

Concedei-nos luz para a escuridão, Água Cristalina para a secura de nossa alma e o Pão da Eucaristia e da Palavra para saciar nossa fome de amor e vida.

Fortalecei nossa fé, pois com a luz da fé, com o colírio da fé, a caverna escura de nossa existência é iluminada, toda secura da alma, pela água cristalina saciada, toda lágrima vertida, pela Mão Divina enxugada.

 

Com a proteção de Vossa Mãe, a Mãe do Bom Pastor, ajudai-nos neste duro combate da fé, pois somos peregrinos da esperança, e inflamados de amor, contemplamos Vosso Coração trespassado, o jorrar da água e sangue, Batismo e Eucaristia, pois é n’Ele que nascemos e nos alimentamos. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG