Senhor, queremos ser misericordiosos como o Vosso Pai...
Senhor, empenhados no itinerário quaresmal, somos iluminados pela Vossa Palavra comunicada na Parábola do Pai misericordioso, que nos revela a face e o agir de Deus, expressão suprema de ternura, bondade, acolhida e perdão.
Vós nos ensinais que não basta ter permanecido sempre na casa do Vosso Pai para participar do Banquete, é preciso que saibamos perdoar de coração sincero, sem limites, como nos ensinais também a perdoar.
Vós não só quereis que nada façamos de reprovável, mas quereis e esperais uma nova postura e mentalidade de quem se afastou de Vossa casa, porque experimentou um novo olhar de misericórdia.
Vós quereis que nossa fé não se resuma à observância das Leis da Igreja e do Estado, e ao trabalhado sempre por um mundo mais justo, mas que nossa conduta seja marcada por princípios éticos que reluzem em Vossos ensinamentos.
Senhor, Vos suplicamos que nos ensineis a perdoar a quem caiu, sendo sinal de Vossa bondade, não guardando rancor contra o nosso próximo, na família, comunidade ou em qualquer outro lugar.
Senhor, queremos nos afastar de todo mal e aprender a fazer o bem, alegrando-nos com a reconciliação daquele que estivera perdido e por Vós foi encontrado; morto e voltou a viver.
Senhor, assistidos pelo Vosso Espírito, como Igreja, na comunhão com Vosso Pai Misericordioso, sejamos não uma comunidade dos que não erram, dos que não caem, mas dos pecadores que querem voltar a Vós, Trindade Santa de Amor pleno e eterno.
Senhor, ajudai-nos a construir uma comunidade dos que compreendem o outro e, se este cai, o ajuda a retomar o caminho juntos, quer comunicando uma palavra, quer multiplicando um gesto de ternura e perdão. Amém.
Fonte Inspiradora: Passagem do Evangelho Lc 15,1-3.11-32
Livre adaptação do Missal Dominical p. 236
Nenhum comentário:
Postar um comentário