Nada a temer, o Senhor está conosco!
“Quem é este, a quem até
o vento e o mar obedecem?” (Mc 4, 41)
Este será mais um ano marcado por intensas atividades e desafios, e será um tempo oportuno para confirmamos a nossa fé, em corajoso testemunho e compromisso com a Boa-Nova do Reino.
Como Igreja que somos, simbolizada biblicamente pela barca, que faz a travessia até a outra margem, enfrentando os ventos, as tempestades. Dentro dela está o Senhor, e Sua Palavra ressoa no mais profundo de nós, quando ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” (Mc 4, 39).
A presença serena e segura do Senhor na travessia, ainda que em águas turbulentas, até a outra margem, nos acompanha na missão de todos nós: a edificação de uma Igreja ministerial e missionária, comunicando a Alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, como bem disse o Papa Francisco em sua primeira Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho”.
As dificuldades que encontramos no desenvolver das atividades pastorais, como é próprio em todo lugar, serão superadas com a força da Palavra do Senhor e a presença de Seu Espírito.
A violência que gera tanta insegurança, medo de circular pelas ruas, praças e shoppings, não poderá ter a última palavra. Haveremos de encontrar caminhos para uma vivência mais humana e fraterna.
Como Igreja, as marcas da desigualdade social, o compromisso social e político não serão ignorados por ninguém.
Urge que as lideranças intensifiquem o engajamento político, como cristãos, a fim de que sejam uma presença iluminadora e promotora de relações mais justas e solidárias, com vistas ao bem comum, sendo sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-16)
A travessia do mar é sempre uma ação ininterrupta da Igreja, como também a assistência e o sopro do Espírito em sua condução.
Renovemos o ardente desejo de permanecer na barca do Senhor, enfrentando adversidades e ventos contrários, se preciso, mas sempre dentro da barca, pois fora dela seríamos submersos nas águas do mar da vida e suas propostas de facilidades, ausência de esperança, consumismo, indiferentismo e outras tantas seduções que o mundo nos oferece.
Finalmente, como Igreja, elevamos a Deus nossas Orações para todos que sejam responsáveis pelo rebanho, sejam os primeiros a dar total testemunho de confiança e perseverança dentro desta barca na qual se encontra o Senhor.
A travessia é longa! Não sejamos tímidos, medrosos e desertores. Permaneçamos na barca do Senhor, pois Deus, em Sua infinita bondade que tudo providencia, jamais nos abandonará.
PS: Passagem do Evangelho (Mc 4,35-41) - Escrito em 30/01/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário