terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Contemplemos o Batismo do Senhor

                                                                

Contemplemos o Batismo do Senhor

À luz do Sermão do Bispo São Proclo de Constantinopla (séc. V), elevemos nosso espírito junto de Deus, agradecendo o maravilhoso dom que Ele nos concedeu: o Batismo; dom porque conferido a nós pecadores, que nada trouxemos e nada merecemos!

“Considerai, pois, e vede estes novos e estupendos milagres: O sol da justiça que Se banha no Jordão, o fogo mergulhado na água, Deus santificado pelo ministério de um homem...”

Contemplemos o paralelo feito pelo Bispo entre o Batismo de Jesus e o Batismo de João:

“Prestai atenção, contemplai o novo e admirável dilúvio, maior e mais poderoso que o do tempo de Noé. No primeiro dilúvio, a água fez perecer o gênero humano; agora, porém, a água do Batismo, pelo poder d’Aquele que foi batizado por João chama os mortos para a vida. No primeiro dilúvio, uma pomba, trazendo no bico um ramo de oliveira, anunciava o odor de suavidade do Cristo; agora, o Espírito Santo, vindo em forma de pomba, mostra-nos o Senhor cheio de misericórdia”

Contemplemos o que aconteceu quando o Senhor nas águas do Rio Jordão foi batizado, pois foi um momento inesquecível.

Contemplemos também o dia do nosso verdadeiro e maravilhoso nascimento sem nenhum merecimento!

Celebremos o Batismo do Senhor e vivamos intensamente o nosso Batismo, graça a nós por Deus concedida, quando o Espírito fez em nós morada, para testemunharmos a Luz que veio ao encontro da humanidade que caminhava nas trevas.

Ao Senhor, se deem toda a honra, glória, poder e louvor; a Ele que é, de todos os povos, o tão esperado Salvador que veio morar entre nós e conosco caminhar. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG