quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Reinar com Jesus é amar e servir (Cristo Rei )

 


Reinar com Jesus é amar e servir 

Assim afirma o Catecismo da Igreja Católica (n. 786): “Cristo, Rei e Senhor do Universo, se fez servidor de todos, não veio ‘para ser servido, mas para servir e para dar sua vida em resgate por muitos’ (Mt 20,28). Para o cristão, ‘reinar é servir’ "(Lumen Gentium n.36).

Celebrar a Solenidade Cristo Rei todo ano, ao término de um ano litúrgico é a renovação da graça  de sermos discípulos missionários do Senhor, anunciando e testemunho que Ele é a chave, o centro e fim de toda história humana, em todos os âmbitos, reinando em nossos corações e em todo o Universo.

Reinar com Jesus é amar e servir um Rei, mas um Rei diferente, pobre, despido, ultrajado, tendo como trono a Cruz, esvaziado de Sua condição divina, humilhou-Se e foi obediente até o fim, e Deus O Ressuscitou, para que diante d’Ele todo joelho se dobre e toda língua proclame que Ele é o Senhor, para a glória de Deus Pai (cf. Fl 2, 7-8).

Ele é o fim de toda a história, para Ele tudo haverá de convergir. Nossos dias, nossos passos, nossos planos, projetos, sonhos somente florescerão abundantemente, e darão frutos eternos se tão somente n’Ele permanecermos na vivência do amor a Deus e ao próximo.

Com Jesus, cada noite escura de nossa vida, é acompanhada da certeza de que a luminosidade irromperá quando menos esperarmos, porque vigilantes esperamos Aquele que veio, vem e virá um dia, gloriosamente.

Por ora, é tempo de reinar com o Senhor, e somente o faremos se O servimos em cada irmão e irmã, sobretudo nos pobres, com os quais quis Se identificar. E este serviço silencioso, sem holofotes, glamoures, ibopes, confetes, nos credencia para a recompensa na eternidade, como Ele nos disse sobre o julgamento final: “Venham vocês que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo.” (Mt 25, 34)

Concluindo, para que de fato Ele reine, é preciso que tenhamos o coração ardente, olhos abertos e pés a caminho, como assim aconteceu com dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG