sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Dupla tentação: esquecimento de Deus e ativismo

                                                          

Dupla tentação: esquecimento de Deus e ativismo

Na sexta-feira da 32ª Semana, ouvimos a passagem do Evangelho de Lucas, que nos fala sobre o dia em que o Filho do Homem Se manifestará, de forma surpreendente (Lc 17,26-37).

Jesus nos convida a vigilância, sem olhar para trás, com a disponibilidade para tudo abandonar, em incondicional fidelidade na espera de Sua volta.

Mas somos todos sujeitos a uma dupla tentação, pois a tentação do esquecimento de Deus e o ativismo podem se fazer presentes na vida de qualquer um que se coloque no caminho do discipulado:

“O esquecimento de Deus é também para nós a tentação maior, tal como a ocupação ansiosa e frenética nos afazeres que nos impede de pensar, de nos interrogarmos, de procurar o Senhor” (1)


Oremos:

Senhor, livrai-nos da tentação que nos leve a Vos esquecer, ou não amá-Lo como se convém, acima de todas as coisas, de todo o coração, com toda a alma e todo o entendimento, antepondo e sobrepondo outras coisas e atividades de nosso cotidiano.

Senhor, livrai-nos da tentação de um ativismo estéril e devorador de nossas forças, ainda que boas sejam as ações, mas sem o devido cuidado, podendo ser a expressão de ansiedade desmedida, sem necessário critério e discernimento.

Senhor, reinai soberanamente em nosso coração, para amarmos e servirmos como Vós fizestes, com ardor, amor, zelo e plena alegria; fazendo todas as coisas com novo sabor, luminosidade, porque impulsionados pela chama e graça do Vosso indizível amor.

“Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a Vós, o Criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém” (2)


(1) (2) Lecionário Comentado – Editora Paulus - p.782 - Oração do dia do 33º Domingo do Tempo Comum.                    

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG