terça-feira, 13 de maio de 2025
Quando o Coração de Jesus foi trespassado
Quando o Coração de Jesus foi trespassado
Acolhamos o Sermão de São Pedro Crisólogo, Bispo (Séc. V), sobre a misericórdia de Deus, que alcançamos por meio do Coração trespassado de Jesus.
“Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos (Rm 12,1). Paulo exorta, ou melhor, é Deus que por intermédio de Paulo nos exorta, pois deseja ser mais amado que temido. Deus exorta-nos, porque quer ser mais Pai do que Senhor. Deus exorta-nos, pela Sua misericórdia, para não ter de nos castigar com o Seu rigor.
Ouve como o Senhor exorta: Vede, vede em mim o vosso corpo, os vossos membros, o vosso coração, os vossos ossos, o vosso sangue. E se temeis o que é de Deus, por que não amais o que também é vosso? Se fugis do Senhor, por que não recorreis ao Pai?
Talvez vos perturbe a enormidade de meus sofrimentos causados por vós. Não tenhais medo. Esta Cruz não me feriu a mim, mas feriu a morte. Estes cravos não me provocam dor, mas cravam mais profundamente em mim o amor por vós. Estas Chagas não me fazem soltar gemidos, mas vos introduzem ainda mais intimamente em meu Coração.
O meu Corpo, ao ser estirado na Cruz, não aumenta o meu sofrimento, mas dilata os espaços do Coração para vos acolher. Meu Sangue não é uma perda para mim, mas é o preço do vosso resgate.
Vinde, pois, convertei-vos e pelo menos assim experimentareis a bondade do Pai, que paga os males com o bem, as injúrias com amor, tão grandes Chagas com tamanha caridade.
Ouçamos, porém, a insistência do Apóstolo: Eu vos exorto a vos oferecerdes em sacrifício vivo (Rm 12,1). Pedindo deste modo, o Apóstolo ergueu todos os seres humanos à dignidade sacerdotal: a vos oferecerdes em sacrifício vivo.
Ó inaudito mistério do sacerdócio cristão, em que o ser humano é para si mesmo vítima e sacerdote! O ser humano não precisa ir buscar fora de si a vítima que deve oferecer a Deus; traz consigo e em si o que irá sacrificar a Deus. Permanecem intactos tanto a vítima como o sacerdote; a vítima é imolada, mas continua viva, e o sacerdote que oferece o sacrifício não pode matar a vítima.
Admirável sacrifício em que o corpo é oferecido sem imolação e o sangue sem derramamento! Pela misericórdia de Deus eu vos exorto a vos oferecerdes em sacrifício vivo.
Irmãos, este sacrifício é imagem do sacrifício de Cristo que, para dar a vida ao mundo, imolou o Seu corpo, permanecendo vivo; na verdade, Ele fez de Seu corpo um sacrifício vivo, porque tendo morrido, continua vivo. Num sacrifício como este, a morte teve a sua parte, mas a vítima permanece; a vítima vive, enquanto a morte é castigada.
Por isso, os mártires nascem com a morte, no fim da vida é que começam a vivê-la; com a sua imolação revivem e brilham agora nos céus os que na terra eram tidos como mortos.
Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo. É o que também cantava o Profeta: Tu não quiseste nem vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo (cf. Sl 39,7; Hb 10,5). (1)
Ó homem, sê tu sacrifício e sacerdote de Deus; não percas aquilo que te foi dado pelo poder do Senhor. Reveste-te com a túnica da santidade, cinge-te com o cíngulo da castidade; seja Cristo o véu de proteção da tua cabeça; que a cruz permaneça em tua fronte como defesa.
Grava em teu peito o sinal da divina ciência; eleva continuamente a tua oração como perfume de incenso; empunha a espada do Espírito; faze de teu coração um altar. E assim, com toda confiança, oferece teu corpo como vítima a Deus.
Deus não quer a morte, mas a fé; Ele não tem sede do teu sangue, mas do teu sacrifício; não se aplaca com a morte violenta, mas com a vontade generosa”.
Este Sermão marca profundamente nossa espiritualidade e nos desafia a corresponder ao Amor de Deus mais intensamente.
Deus espera tão apenas esta contínua e decidida resposta de amor! Não há outro modo de melhor acompanhar nossos cantos e hinos de louvor!
Contemplemos a morte redentora do Senhor. Esta incrível História de Amor, de tal modo que nossos pensamentos não podem compreender, pois ultrapassa as medidas e capacidades humanas, bem como todas as categorias filosóficas, antropológicas etc.
Num mundo marcado pela crueldade e violação da vida, o Mistério de Amor foi jorrado, quando a lança atravessou-lhe o Coração!
Extasiemo-nos diante deste Amor sem medida, um Amor que por Amor nos amou, para que todos tivéssemos vida!
Viver é nada mais, nada menos do que ao Amor de Deus se abrir e corresponder, e vida nova, vida plena, tão somente assim, haveremos de ter, expressão no amor, doação e serviço.
Quando o Coração de Jesus foi trespassado,
Tudo foi redimido, tudo foi renovado,
Em Seu coração fomos mergulhados.
Amém!
(1) Liturgia das Horas - Volume Quaresma/Páscoa - pág. 695-696
segunda-feira, 12 de maio de 2025
Sejamos conduzidos pelo Bom Pastor
Sejamos conduzidos pelo Bom Pastor
Na segunda-feira da quarta Semana da Páscoa, ouvimos a passagem do Evangelho de João (Jo 10,1-10), em que Jesus é nos apresentado como o Bom Pastor que conduz a humanidade às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota vida em plenitude.
A imagem do Bom Pastor nos remete ao Livro do Profeta Ezequiel (Ez 34), e nos traz uma mensagem catequética de que a promessa de Deus se cumpriu em Jesus Cristo. O Bom Pastor, esperado e prometido por Deus, agora encontra-Se presente no meio da humanidade.
Esta presença é recusada pelas autoridades de Seu tempo (cf. Jo 9), quando Jesus cura o cego de nascença.
As autoridades religiosas não somente preferiram continuar nas trevas da autossuficiência, como também impediram o Povo que lhes foi confiado de descobrir a luz libertadora que Jesus tinha para oferecer:
“Jesus não usa meias Palavras: os dirigentes judeus são ladrões e bandidos (cf. Jo 10,1), que se servem das suas prerrogativas para explorar o Povo (ladrões) e usam a violência para o manter sob a sua escravidão (bandidos).
Aproximam-se do Povo de Deus de forma abusiva e ilegítima, porque Deus não lhes confiou essa missão (“não entram pela porta”): foram eles que a usurparam. O seu objetivo não é o bem das “ovelhas”, mas o seu próprio interesse”. (1)
Diferentemente, Jesus estabelece com as pessoas uma relação pessoal de Amor e proximidade. Suas ovelhas reconhecem a Sua voz e O seguem, porque encontram segurança, liberdade e vida definitiva.
Jesus não somente caminha diante das ovelhas, mas Se fez o próprio Caminho (Jo 14, 6), estabelecendo uma relação de respeito à dignidade de cada um, à sua individualidade.
Relaciona-Se de forma humana, tolerante, amorosa e que também deve ser vivida pelo Seu rebanho, no cumprimento do Mandamento do Amor a Deus e ao próximo, de tal modo que se possa dizer: “tal Cristo, tal Pastor...”, numa coerência entre o crer, pregar e viver.
O rebanho reconhece a Sua voz e não se deixa seduzir pelo “canto da sereia”.
Jesus também diz que Ele é a “Porta”, e quem por ela entrar será salvo. Passar por esta Porta é encontrar a liberdade desejada e a vida em plenitude, numa total e incondicional adesão a Ele e seguimento até o fim, acolhendo e vivendo a Sua proposta, numa vida marcada pela doação, entrega e serviço por amor.
Renovemos a alegria de pertencermos ao rebanho do Senhor, com maior solicitude e fidelidade à Sua Voz para que nos empenhemos no caminho da santidade a serviço no mundo e na Igreja.
Oremos:
“Deus eterno e Todo-Poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por N. S. J. C. Amém”.
Mãe, O Senhor esteja contigo (Bênção)
Mãe, O Senhor esteja contigo
“O Senhor esteja diante de ti, para te mostrar o reto caminho.
O Senhor esteja ao teu lado, para te dar o braço e te apoiar.
O Senhor esteja atrás de ti, para te guardar das ciladas do mal.
O Senhor esteja ao teu lado, para te dar o braço e te apoiar.
O Senhor esteja atrás de ti, para te guardar das ciladas do mal.
O Senhor esteja debaixo de ti, para te segurar, quando caíres.
O Senhor esteja em ti, para te consolar, quando estiveres triste.
O Senhor esteja ao teu redor, para te defender, quando te atacarem.
O Senhor esteja sobre ti, para te abençoar.
Que o bom Deus te abençoe”. (1)
(1) Sedulius Caelius, monge e poeta, século III.
Vida plena e liberdade
Reflexão à luz da passagem do Evangelho de João (Jo 10,11-18), em quee Jesus Se apresenta como o Bom pastor e a porta das ovelhas
“Jesus é o Pastor que liberta, e cristão é aquele que entre as mil vozes que lhe propõem uma sabedoria de vida, reconhece em Cristo, a voz do Bom Pastor.
O Senhor tira os homens dos recintos impróprios onde a liberdade é só aparente. Cada um pode perguntar-se quais são as situações das quais precisa ser libertado, mas a questão fundamental é clara; só seguindo Jesus se tem em plenitude vida e liberdade” . (1)
Muitas são as vozes multiplicadas, que podem nos desviar do Projeto de vida plena e feliz que Deus tem para cada um de nós. É preciso estar sempre vigilante, para que não nos tornemos surdos ou indiferentes à Sua voz e à Sua Palavra.
Uma das mais graves enfermidades é quando nos tornamos surdos à voz divina e ao convite que Ele nos faz, para adorá-lo e amá-lo, acima de todas as coisas, com exclusividade, jamais permitindo que nosso coração se curve diante de ídolos criados por mãos humanas.
Quanto mais atentos à Sua voz, mais felizes seremos, e experimentaremos a desejada liberdade, que nos assegurará a vida plena e livre, a felicidade tão desejada, e que, por vezes, em caminhos errados procurados.
É preciso vigilância permanente para não vivermos uma “aparente liberdade”, mas que no fundo pode ser expressão da escravidão de nós mesmos, de nossos interesses, vaidades, pequenos ídolos guardados na mente e no coração.
Ouçamos a voz de Deus, que veio ao nosso encontro, conosco caminha, e nos ensina a Boa-Nova da Palavra, que nos faz verdadeiramente livres, porque Ele é a Verdade que nos liberta, e nos comunica o Seu Espírito, para que jamais vivamos sob o jugo da escravidão e do pecado.
(1) Lecionário Comentado – Editora Paulus – Lisboa – Portugal – 2011 - p.484
A minh’alma tem sede de Deus e de alegria
A minh’alma tem sede de Deus e de alegria
“Que eu Te conheça e Te ame,
para encontrar em Ti minha alegria”
Vivendo intensamente o Tempo Pascal, sejamos enriquecidos pelos escritos do bispo Santo Anselmo (séc. XII), em seu “Proslógion, em que manifesta o ardente desejo de conhecer a Deus e amá-Lo, e n’Ele encontrar a sua alegria.
“Encontraste, ó minh’alma, o que procuravas? Procuravas a Deus e viste que Ele está muito acima de tudo, e nada melhor do que Ele se pode pensar; que Ele é a própria vida, a luz, a sabedoria, a bondade, a eterna felicidade e a feliz eternidade; e que Ele é tudo isto sempre e em toda parte.
Senhor meu Deus, meu Criador e Redentor, dize à minh’alma sedenta em que és diferente daquilo que ela viu, para que veja mais claramente o que deseja. Ela se esforça por ver sempre mais; contudo nada vê além do que já viu, senão trevas. Ou melhor, não vê trevas, porque elas não existem em Ti; porém vê que não pode enxergar mais por causa das trevas que possui.
Verdadeiramente, Senhor, esta é a luz inacessível em que habitas; verdadeiramente nada há que penetre nesta luz para ali te ver, tal como és. De fato, eu não vejo essa luz, porque é excessiva para mim; e, no entanto, tudo quanto vejo é através dela: semelhante à nossa vista humana que, pela sua fraqueza, só pode ver por meio da luz do sol e contudo não pode olhar diretamente para o sol.
Minha inteligência é incapaz de ver essa luz, demasiado brilhante para ser compreendida; os olhos de minh’alma não suportam fixar-se nela por muito tempo. Ficam ofuscados pelo seu esplendor, vencidos pela sua imensidade, confundidos pela sua grandeza.
Ó luz suprema e inacessível! Ó verdade plena e bem-aventurada! Como estás longe de mim que de ti estou tão perto! Quão afastada estás de meu olhar, de mim que estou tão presente ao teu olhar!
Estás presente em toda parte, e eu não te vejo. Em Ti me movo, em Ti existo, e de Ti não posso me aproximar. Estás dentro de mim e a meu redor, e eu não Te percebo.
Peço-Te, meu Deus, faze que eu Te conheça e Te ame, para encontrar em Ti minha alegria. E se não o posso alcançar plenamente nesta vida, que ao menos vá me aproximando, dia após dia, dessa plenitude. Cresça agora em mim o conhecimento de Ti, para que chegue um dia ao conhecimento perfeito; cresça agora em mim o amor por Ti até que chegue um dia à plenitude do amor; seja agora a minha alegria grande em esperança, para que um dia seja plena mediante a posse da realidade.
Senhor, por meio de Teu Filho ordenas, ou melhor, aconselhas a pedir, e prometes acolher o pedido para que nossa alegria seja completa. Por isso, peço-Te, Senhor, o que aconselhas por meio do nosso admirável Conselheiro; possa eu receber o que em Tua fidelidade prometes, a fim de que minha alegria seja completa. Deus fiel, eu Te peço: faze que O receba, para que minha alegria seja completa.
Por enquanto, nisto medite meu espírito e fale minha língua. Isto ame meu coração e proclame minha boca. Desta felicidade prometida tenha forme e sede a minha carne. Todo o meu ser a deseja, até que um dia entre na alegria do meu Senhor, que é Deus uno e trino, bendito pelos séculos. Amém”.
Muitas vezes, podemos experimentar esta sede de Deus, como tão bem expressou o bispo; sobretudo quando passamos por noites escuras, enfrentando tempestades que parecem se eternizar, ou ventos contrários que parecem levar com eles nossos sonhos e projetos, exigindo renovadas e redobradas forças.
Esta reflexão nos coloca sequiosamente diante do Mistério de Deus, que tão somente Ele pode saciar a nossa sede de amor, vida, alegria e paz.
Concluo, retomando palavras do bispo, extraídas de outro texto:
“Ensinai-me a Vos procurar e mostrai-Vos quando Vos procuro; não posso procurar-Vos se não me ensinais nem encontrar-Vos se não Vos mostrais. Que desejando eu Vos procure, procurando Vos deseje, amando Vos encontre, e encontrando Vos ame”.
Em poucas palavras...
Jesus Cristo, Bom Pastor e porta
“...Assim a Igreja é o redil, cuja única porta e necessário pastor é Cristo (Jo 10, 1-10). E também o rebanho do qual o próprio Deus predisse que seria o pastor (cfr. Is. 40,11; Ez. 34,11 ss.), e cujas ovelhas, ainda que governadas por pastores humanos, são contudo guiadas e alimentadas sem cessar pelo próprio Cristo, bom pastor e príncipe dos pastores (cfr. Jo. 10,11; 1 Pd. 5,4), o qual deu a vida pelas Suas ovelhas (cfr. Jo. 10, 11-15)...” (1)
(1) Concílio Vaticano II – Lumen Gentium - (LG n.6)
Enamorados pelo Bom Pastor
Enamorados pelo Bom Pastor
“A quem iremos, Senhor?”
Discípulos missionários apaixonados pelo Bom Pastor sejamos, é a conclusão que chegamos quando refletimos sobre a passagem do Evangelho (Jo 6, 60-69).
Continuamente, somos convidados a refletir sobre nossas opções, sobre o discernimento que devemos fazer entre os valores passageiros e os valores eternos, pois se trata de uma contraposição de duas lógicas: a humana e a divina. Há a lógica do poder, ambição e glória, e há a lógica da ação do Espírito que é caminho do amor e do dom da vida.
A preocupação do Evangelista é assegurar que o caminho da fidelidade é árduo, mas garante a vida plena. O contexto era de perseguição, afastamento, recusas, esmorecimentos, fragilização da fé.
A opção por Jesus é radical e exigente, deve ser feita com toda a liberdade, abrindo-se à ação do Pai com a força e luz do Espírito.
A comunidade deve amadurecer, pois não está livre de ver desertores. A proposta de Jesus é clara: ou se aceita, ou se rejeita. Há somente um caminho: amor, serviço, partilha e entrega.
A resposta de Pedro deve ser sempre a nossa resposta na tomada de decisão diante do Senhor: “só Tu tens palavras de vida eterna”.
O discípulo de Jesus não sabe o que é uma “vida morna”. Serve-se a Deus ou ao diabo; a Deus ou ao dinheiro. Não se pode atenuar, amenizar, fragilizar a proposta de Jesus. Não existe uma visão “light” do cristianismo.
A opção por Ele deve ser sempre revisada, renovada, pois não há lugar para preguiça, acomodação e instalação; nem se pode suavizar as propostas de Jesus, nem desvirtuar o Evangelho para agradar o mundo, as pessoas, a fim de que não haja a perda de adeptos.
De fato, o Evangelho é a Boa Nova que não pode ser traída para agradar uns e outros.
Lembramos que cristão é quem escolhe Cristo e O segue; não impõe condições, mas aceita, acolhe e se empenha, na vigilância e na Oração, a viver esta Boa Nova até o fim, no bom combate da fé até que mereça a glória nos céus receber.
Participar da Missa, ouvir a Palavra e receber a Eucaristia, são atitudes que devem marcar toda nossa existência, e assim, aderirmos a Jesus Ressuscitado com todas as fibras do nosso ser.
Alimentar e testemunhar a fé é preciso, como também é preciso discernir e ser fiel até o fim no seguimento de Jesus, e como bem expressou São Clemente de Alexandria (séc. III):
“Apressemo-nos, corramos, nós os homens que somos imagens do Verbo, que amamos a Deus e somos semelhantes a Ele. Apressemo-nos, corramos, tomemos Seu jugo, lancemo-nos para a incorruptibilidade, amemos o Cristo, o formoso condutor dos homens...
Sejamos ambiciosos a respeito da beleza, e homens enamorados de Deus, procuremos os bens maiores: Deus e a vida. O Verbo é protetor, tenhamos confiança n’Ele, e não cobicemos a prata, ouro ou glória, mas desejemos o próprio Verbo da Verdade” (1).
(1) Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes - 2013 - p. 604
PS: Oportuno para reflexão da passagem do Evangelho de João (Jo 10,27-30).
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