terça-feira, 6 de agosto de 2024

Transfiguração do Senhor: Escutar e pôr em prática Sua Palavra

                                                             

Transfiguração do Senhor:
Escutar e pôr em prática Sua Palavra

“Este é o meu Filho amado,
no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-O” (Mt 17,5)

Celebramos, no dia 06 de agosto, a Transfiguração do Senhor, e somos convidados a renovar e fortalecer nossa fidelidade ao Senhor, carregando nossa cruz, cada dia, com renúncias necessárias, como discípulos missionários do Senhor.

Na passagem da Transfiguração do Senhor no Monte Tabor, ouvimos a voz que saiu da nuvem e disse: “Este é o meu Filho Amado, no qual eu pus todo meu agrado”.

A Transfiguração do Senhor é um permanente convite a subirmos à Montanha e  escutarmos Jesus, acolhendo Sua proposta sem edificar tendas, pois é ao mesmo  tempo um imperativo de descida, para que na planície vivamos compromissos irrenunciáveis com a paz, que há de ser fruto da justiça promovida em todos os níveis de nossa vida.

O Cristo Glorioso transfigurado na Montanha, é o mesmo que será desfigurado na planície. Somente quem reconhecê-Lo Glorioso terá coragem de se comprometer com os desfigurados da planície.

Quantos rostos desfigurados encontramos todos os dias pelo caminho. Nossa missão é buscar respostas para transfigurar a dura realidade que condena milhões de desfigurados: fome, dependência química, falta de teto, falta de carinho de seus pais, exploração sexual e estupros, pedofilia, exclusão da saúde e do lazer... Enfim, à margem do caminho, de mãos estendidas e olhos arregalados. A lista dos desfigurados é interminável.

Nossa espiritualidade, nutrida pela riqueza da Palavra, nos compromete na participação em iniciativas pela ética na política, empenho pela justa distribuição de renda e justiça social, construção de uma economia solidária e fraterna, com a consequente promoção da cultura de vida e de paz...

Escutemos o que Jesus tem a dizer à Sua Igreja e ao mundo, e assim a Paz tão sonhada possa ser alcançada, que os sinais de morte deem lugar à vida, que situações de menos vida cedam lugar à vida plena e abundante...

A escuta e a vivência da Palavra de Deus são condições indispensáveis para que a Paz positiva aconteça: alegria, moradia, pão partilhado, saúde para todos, educação, famílias estruturadas, meio ambiente cuidado, saneamento básico assegurado para todos.

É sempre tempo da escuta, de subir e descer a Montanha, pois a fé cristã não foi nem nunca será fuga, mas corajoso compromisso na defesa da vida, no chão nosso de cada dia.

Sonhar com a paz é muito bom, melhor ainda é o compromisso com ela e com Ele, Jesus, que é a Fonte da verdadeira paz!


Fontes: cf. Dn 7,9-10.13-14; Mt 17,1–9, Mc 9,2–8; Lc 9,28–36; 2 Pd 1,16-19

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG