terça-feira, 6 de agosto de 2024

Contemplemos o Mistério da Transfiguração do Senhor

                                                 


Contemplemos o Mistério da Transfiguração do Senhor 

Senhor Jesus, “Vós Vos transfigurastes na montanha e, porquanto eram capazes, Vossos discípulos contemplaram Vossa glória, Cristo Deus, para que, quando Vos vissem crucificado, compreendessem que Vossa Paixão era voluntária e anunciassem ao mundo que Vós sois verdadeiramente a irradiação do Pai” .(1)


Senhor Jesus, nós Vos adoramos e glorificamos, vós que Vos Transfigurastes na Montanha, diante de Pedro, Tiago e João, tendo como testemunhas Moisés e Elias, a Lei e a Profecia, respectivamente, anunciado os Vossos sofrimentos, como o Messias, o Servo Sofredor, num novo Êxodo, no Mistério da Paixão e Morte.


Senhor Jesus, na Vossa Transfiguração nos revelastes toda a Vossa glória divina, confirmando a confissão de Pedro, e assim mostrais que para entrar na Glória (Lc 24,26), deveríeis passar pela Cruz em Jerusalém, culminando na gloriosa Ressurreição.


Senhor Jesus, nós contemplamos e adoramos com Vossa Transfiguração a manifestação e presença da Santíssima Trindade, em todos os momentos de Vossa Vida:  Adoramos e reconhecemos o Pai na voz; Vós, o Filho no homem; o Espírito, na clara nuvem que Vos cobriu.


Senhor Jesus, na Vossa Morte crudelíssima na Cruz, cremos que se manifestou toda a beleza do amor, extraordinariamente generoso de Deus (cf Rm 5,8), um amor que nos salva, e não as nossas obras, ainda que necessárias (2 Tm 1,9).


Senhor Jesus, que nossa fé não se reduza à memorização de algumas verdades aprendidas, mas seja o estabelecimento de uma relação profunda com o Deus que Se nos revelou em Vós, com matizes de confiança total, que faz que coloquemos nas mãos do Vosso Pai, como fizestes, toda a nossa vida e por toda a vida, sem reservas e sem medo. Amém.


(1) Da Liturgia Bizantina, Kontakion da Festa da Transfiguração – citado no parágrafo n. 555 do Catecismo da Igreja Católica
 
Passagens dos Evangelhos: Mt 17,1-9; Mc 9,2-10; Lc 9,28b-36
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Amém! Amém!

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG