sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Na Escola da Sabedoria, A Sabedoria de Deus é a loucura da Cruz (XXVDTCB) (21/09)

                                                                         

Na Escola da Sabedoria, A Sabedoria de Deus é a loucura da Cruz

Reflitamos sobre algumas lições que devemos aprender na Escola da Sabedoria, que é a Escola de santidade e fidelidade ao Senhor, para que tenhamos a Sabedoria de Deus, e sejamos movidos incondicionalmente por amor a Jesus, assumindo e vivendo a loucura da Cruz.

Esta loucura somente é vivida na fidelidade à Palavra de Deus e na vivência concreta da fé, e assim, não teremos oscilações tão acentuadas e viveremos maior fidelidade a Deus e aos compromissos sagrados, guardando os Mandamentos Divinos. Fidelidade em tudo em nossa vida.

Paciência para alcançar resultados – a oração deve ser feita sem nada cobrar de Deus. O tempo de Deus não é o nosso tempo. A sabedoria de Deus nos faz manter a paciência até que possamos alcançar o que nos for melhor e o que for, de fato, o querer de Deus – alcançamos a sabedoria quando aprendemos a suportar as demoras de Deus.

Confiança no auxílio do Senhor, para além de todas as aparências, para além de tudo e de todos. Somente no Senhor devemos confiar. Ele protege quem O procura com coração sincero.

Contar sempre com a misericórdia de Deus e por ela ser revestida. A loucura da Cruz nos leva ao mergulho no abismo profundo de amor, que é o coração transpassado de Jesus – "Sagrado coração de Jesus, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!"

A sabedoria de Deus é alcançada quando reconhecemos nossos pecados e a Deus voltamos de coração contrito e humilhado.

A sabedoria de Deus não deixará nossos olhos e coração ofuscados, mas iluminados.

Consciência de que somos preciosos aos olhos de Deus – dificuldades, inquietações não podem abaixar nossa autoestima. 

Jamais podemos nos sentir desamparados e abandonados por Deus. Por que Deus nos deu o Seu Filho único e compartilhou de Sua dor e entrega na Cruz.

De fato, somos preciosos demais aos Seus olhos, embora não o mereçamos.

Determinação em seguir a trilha do bem, afastando-nos de tudo aquilo que nos distancie de Deus e, consequentemente, da felicidade querida por Ele para nós.

Suportar as provações que não são para nos derrotar, mas que, se assimiladas e enfrentadas com fé, levam-nos ao amadurecimento, ao crescimento. Ele também foi provado, tentado e venceu. N’Ele e com Ele também podemos vencer, como assim rezamos no Pai Nosso…

Somos protegidos em todas as aflições – Deus é nosso auxílio, nosso refúgio e salvação…

Crer que o sofrimento não tem a última palavra, tão pouco a morte.
Purificação de nossos pensamentos, mentalidade e atitudes para que se conformem aos pensamentos, e atitudes de Deus – aqui reside a verdadeira loucura da Cruz e o alcance da verdadeira sabedoria.

Acolher Jesus e Sua proposta no carregar da cruz, a cada dia, precedido das renúncias necessárias.

Coragem para seguir o Crucificado. Não seguimos Cristo sem cruz. Não é possível ter encontrado Jesus Cristo sem cruz. Sabedoria de Deus é para quem assume a inevitabilidade da cruz em seu seguimento. Completar em nossa carne o que falta a Paixão de Cristo, por amor à Sua Igreja(Cl 1,24).

Pôr-se sempre a caminho, numa longa travessia. Seguir Jesus é colocar-se sempre a caminho; cansar talvez,  recuar jamais – Ele é o único caminho. Jesus, O descobrimos caminhando. Deus Se revela quando nos pomos a caminho, quando nos desinstalamos de nossas comodidades e das mesmices.

Ser último de todos na atitude de serviço.

Acolher Jesus leva ao compromisso e solidariedade com os pequeninos, os marginalizados, sinalizando a presença do Reino. A acolhida de Jesus se dá na acolhida do necessitado, do marginalizado…

Cultivar a alegria como discípulos missionários – aqui em perfeita sintonia com a palavra do Profeta – “A alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8,10).

Compromisso com a justiça para que floresça a paz, certos de que a Palavra Sagrada é fonte inesgotável de Sabedoria, por que a Sabedoria de Deus é inesgotável, não cabe na pequenez de nossas mentes e nos limites de nosso coração. Importante é buscar a sabedoria sempre.

Invocá-la, suplicá-la, vivendo o Amor que leva a glória eterna, o amor que passa pelo caminho (humanamente incompreensível) da Cruz (divinamente vivido e testemunhado)!



PS: Liturgia da Palavra: Livro do Eclesiástico (2,1-13); Salmo 36 e Evangelho de São Marcos (Mc 9,30-37), e oportuno para reflexão da passagem da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios (Sb 2,12.17-20; 1 Cor 1,17-25)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG