quinta-feira, 16 de outubro de 2025

A Cruz: ápice da rejeição, topo de amor

                           

Cruz: ápice da rejeição, topo de amor

A Liturgia, da quinta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum, apresenta Jesus a caminho de Jerusalém, para consumar a obra da redenção da humanidade (Lc 11,47-54).

Em Jerusalém, experimentará a condição de rejeitado, mas: apesar disto, o Filho permanece fiel ao Projeto do Pai, e continua a caminhada de Amor que O levará à situação humanamente absurda da Cruz.

Jesus transforma a Cruz, ápice da rejeição em lugar de topo de amor de Deus pela humanidade, e o Seu dom torna-se perdão.” (1).

É na Cruz de Nosso Senhor que devemos nos gloriar, como tão bem expressou o Apóstolo Paulo (Gl 6, 14):

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.

Na Cruz Redentora do Senhor, contemplamos, portanto, o ápice da rejeição transformado em topo do Amor de Deus pela humanidade.

Ápice da rejeição pelo nosso pecado, topo de Amor por nós, porque pecadores, necessitados do Amor divino e da reconciliação pelo Sangue do Amado Redentor, Divina Fonte de Amor.

Ápice da rejeição pela nossa maldade, mas topo do Amor para nos ensinar que o amor é a Lei maior que haverá de reinar em todos os corações, porque o Coração de Deus assim nos ensinou e testemunhou permitindo que Seu Coração Sagrado trespassado fosse, e Água e Sangue jorrassem para vida nova nos conceber, Alimento salutar da Eucaristia nos conceder.

Na Cruz Redentora, contemplamos o ápice da rejeição humana, a mais crudelíssima morte, e a máxima expressão do Amor de Deus por nós.

Silenciemos diante do Amor de Deus, que nos convida a prolongá-lo nas relações cotidianas, sobretudo porque comungando somos comprometidos a nos transformar n’Aquele que recebemos, o próprio Jesus, nosso Redentor.

Oremos:

“Senhor Jesus, Vós fostes o Cordeiro levado ao matadouro, e agora sois Pastor eterno do rebanho.

Fostes vítima do nosso medo da morte, e agora sois vencedor sobre os infernos.

Fazei brilhar sobre nós o Vosso Rosto, iluminai as nossas trevas com a Vossa luz gloriosa, transformai as incertezas em entrega confiante à vontade do Pai.” (2)

(1) Lecionário Comentado - Editora Paulus - Lisboa - p. 573.
(2) Idem p.574.

Um comentário:

Deivison dos Santos Lima disse...

Amém, mensagem de hoje passa uma centralidade muito forte de nosso Jesus Cristo, Dom Otacílio empresa uma verdadeira renovação através dessas mensagens lindas

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG