domingo, 25 de fevereiro de 2024

Sigamos os passos de Jesus Cristo

                                                           

Sigamos os passos de Jesus Cristo

Reflitamos sobre a passagem da Primeira Carta de Pedro (1Pd 2,21-24), em que o Apóstolo nos diz  como deve agir aquele que segue o Bom Pastor, respondendo à injustiça com o amor, ao mal com o bem.

“O Cristo por nós padeceu, deixou-nos o exemplo a seguir. Sigamos, portanto, Seus passos! Pecado nenhum cometeu, nem houve engano em Seus lábios.

Insultado, Ele não insultava; ao sofrer e ao ser maltratado, Ele não ameaçava vingança; entregava, porém, Sua causa Àquele que é justo juiz.

Carregou sobre Si nossas culpas em Seu corpo, no lenho da Cruz,  para que, mortos aos nossos pecados, na justiça de Deus nós vivamos. Por Suas chagas nós fomos curados”.

Por volta dos anos 80 d.C, a comunidade vivia um contexto de perseguição, dificuldades, hostilidade por parte daqueles que defendiam a ordem romana:

A comunidade vivia um momento de fragilidade diante das provações e dificuldades, e a tendência seria de que se tornaria menos favorável ainda.

O Apóstolo exorta a comunidade para que siga o exemplo de Jesus Cristo, que sofreu e morreu, antes de alcançar a Ressurreição.

Trata-se, portanto, de um convite à esperança: apesar dos sofrimentos a serem suportados, todos que se mantiverem firmes estarão destinados a triunfar com Cristo; por isso, devem viver com alegria e coragem a graça do compromisso batismal.

Deste modo, “Jesus é o modelo para os que creem, conduz e guarda a todos que n’Ele confiam. O cristão segue e testemunha a fidelidade a este Jesus que sofreu sem culpa e que suportou os sofrimentos com amor, rejeitando absolutamente o recurso da violência, com total mansidão, porque tão somente o amor gera a vida nova e transforma o mundo: ‘“Ele sofreu (v. 21) sem ter feito mal nenhum (v. 22); maltratado pelos inimigos, não respondeu com agressão e vingança (v. 23); pelo dom da Sua vida, eliminou o pecado que afastava os homens de Deus e uns dos outros (vers. 24); por isso, Ele é o Pastor que conduz e guarda os crentes (v. 25)’.” (1)

Contemplemos a Paixão voluntária de Jesus Cristo, o Servo de Deus, a Ele unidos e configurados, sobretudo vivendo intensamente este Tempo Quaresmal, preparando-nos para celebrar a Sua Gloriosa Ressurreição.

Com coragem e fidelidade sigamos os passos de Jesus Cristo, o Servo de Deus.

Trilhemos o itinerário quaresmal, cientes de que o caminho da glória passa, inevitavelmente, pela cruz. Amém.



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG