segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

“Que o vosso amor cresça sempre mais...”

“Que o vosso amor cresça sempre mais...”

Retomemos a passagem da Carta de Paulo aos Filipenses (Fl 1,4-6.8-11), em que ele exorta a comunidade ao testemunho da caridade, na superação das divisões, enquanto espera a segunda vinda do Senhor, Sua vinda gloriosa.

É notável o carinho do Apóstolo Paulo para com a comunidade, e seu encorajamento para que ela cresça na fidelidade e na solidariedade, a fim de que, sempre em processo de construção, ela não desanime, aprendendo a acolher o Senhor que vem, e deixar que Ele nos conduza à plenitude de vida e do amor.

Como Igreja, vivendo o Tempo do Advento, somos exortados a romper todas as escravidões, fortalecendo os vínculos de comunhão fraterna, de modo que seja notável a alegria reinante pela espera da vinda certa de Deus (Ele veio, vem e virá!).

É tempo de renovação das esperanças em cada amanhecer, solidificando nossa na fé em Deus, fazendo progressos cada vez maiores na santidade a ser vivida, procurando em tudo fazer a vontade de Deus.

Acompanhe-nos a súplica do Apóstolo em nosso favor – “E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais em todo o conhecimento e experiência, para discernirdes o que é melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus” (Fl 4,9-11).

Nestes versículos (Fl 4,8-11), o Apóstolo exprime a doçura de seu amor especial para com esta Igreja, que ele sente próxima, num momento de dor, devido à sua prisão (Fl 4,7) – “Paulo retribui essa solidariedade infundindo o seu coração na oração para que os seus irmãos cresçam na justiça e na caridade” (1).

Importa que o amor cresça, não apenas conhecimento do amor, mas em sua experiência concreta. Não apenas discursos sobre o amor, mas que seja vivido concretamente, em gestos multiplicados de solidariedade, partilha, amor, perdão, acolhida, compreensão e motivações trocadas, para que não sejamos desertores da fé.


(1) Lecionário Comentado – Tempo do Advento e Natal – Editora Paulus – Lisboa – 2011 – p.95
Postado com vistas ao Tempo do Advento que iniciaremos no próximo Domingo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG