domingo, 3 de dezembro de 2023

Advento: A presença do Senhor na aparente ausência (IDTAB)

Advento: A presença do Senhor na aparente ausência

No primeiro Domingo do Tempo do Advento (ano B), somos convidados à vigilância, numa frutuosa preparação para o Natal do Senhor, em oração e revisão de nossos caminhos. Somos exortados à alegre espera d’Aquele que veio, vem e virá: Jesus.

Na passagem da primeira Leitura (Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7) meditamos uma das mais belas orações da Sagrada Escritura. No momento pós-exílio, o Profeta tem diante de si um povo desanimado, sem esperança e com a emergente necessidade de reconstrução de sua história. É preciso que o povo reconheça que sua condição é fruto de sua infidelidade e abandono dos preceitos divinos, distanciamento de Deus e Seu Projeto. Com isto mergulhou em situação de pecado e desolação.

O Profeta invoca a proteção e a intervenção de Deus, confiando em Sua Misericórdia e Onipotência. O novo na história do Povo de Deus acontecerá se todos se colocarem em Suas mãos como barro, pois Ele é o Oleiro que nos molda. 

É preciso que o povo volte aos caminhos de Deus e da Aliança, pois por si nenhum povo, ninguém consegue emergir de uma situação de dificuldade e escuridão.

A misericórdia e a onipotência divinas esperam nossa resposta de amor, nossa interação. Deus não nos infantiliza no Seu relacionamento de Amor, antes, nos responsabiliza, leva-nos ao amadurecimento necessário.

Reflitamos:

Como me coloco nas mãos de Deus?
Qual o nível de minha fidelidade aos preceitos e Projeto de Deus?
Confio em Sua onipotência e misericórdia?

Na passagem da segunda Leitura (1Cor 1,3-9), o Apóstolo Paulo nos apresenta o caminho da vigilância: acolher a graça e a paz de Deus de coração aberto, multiplicar os dons que Ele concede à comunidade (carismas e dons são dados para o crescimento da comunidade). Todos devem se esforçar para viver uma vida santa e irrepreensível aos olhos de Deus.

Reflitamos: 

Como acolho a graça e a paz de Deus em minha vida?
Sou um instrumento da paz de Deus no mundo?
- Quais os dons que possuo e como os coloco a serviço da comunidade?
O que deve ser revisto e transformado em minha conduta para que possa acolher e celebrar um Santo e Verdadeiro Natal do Senhor?

O Evangelista São Marcos na passagem proclamada (Mc 13,33-37) apresenta um discurso escatológico de Jesus. Fala-nos dos finais dos tempos e a necessária atitude de vigilância na espera da segunda vinda gloriosa do Senhor.

Exige-se dos discípulos fidelidade, coragem, vigilância. A comunidade precisa de estímulo e alento.

A Parábola de Jesus entendamos:

O dono da casa que partiu (Jesus); o porteiro (os responsáveis pela comunidade, as lideranças) e todos devem ser ativos e vigilantes.

A Parábola exorta a coragem e a perseverança dos discípulos na fidelidade ao Senhor até que Ele venha.

Tempo do Advento é a mais bela notícia de que o Senhor vem ao nosso encontro. Alegremo-nos! É preciso reconhecer Sua presença na aparente ausência.

A vigilância consistirá, portanto, em assumir os compromissos batismais, não viver de braços cruzados numa espera passiva, esperando que Deus tudo resolva, ser uma voz ativa e questionadora no mundo (sal, luz, fermento – não se conformando a este século), lutar contra toda e qualquer forma de violação da vida, da concepção ao declínio natural.

Reflitamos:


Qual deve ser a atitude dos discípulos diante das vicissitudes, dificuldades que marcarão a caminhada histórica da comunidade até que Ele venha para instaurar definitivamente o novo céu e a nova terra?
- Como vivo os meus compromissos batismais?

Sou uma voz ativa no meu dia a dia?
Empenho-me corajosamente na construção de um mundo novo?

A vinda do Senhor é hoje. Vivo cada dia de minha existência como se fosse o último?
- De que modo assumo e participo na missão evangelizadora?

Que o Tempo do Advento consista, de fato, na oportunidade de um novo começo para todos nós. Estamos apenas dando os primeiros passos para um Santo Natal cheio de luz, alegria, paz e amor.




Fonte de pesquisa:  www.Dehonianos.org/portal

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG