quarta-feira, 14 de maio de 2025

Em poucas palavras...

 


A virtude da esperança

“A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo o homem; assume as esperanças que inspiram as atividades dos homens, purifica-as e ordena-as para o Reino dos céus; protege contra o desânimo; sustenta no abatimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O ânimo que a esperança dá preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade.” (1)

 

(1) Catecismo da Igreja Católica – parágrafo n. 1818

Em poucas palavras...

                                                           


A caridade: virtude teologal

“A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Ele mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus”. (1)

 

(1)Catecismo da Igreja Católica – n. 1822

São Matias: testemunha viva da Ressurreição do Senhor

                                                      

São Matias: testemunha viva da Ressurreição do Senhor

Na Missa da Festa de São Matias, no dia 14 de maio, ouvimos a passagem do Evangelho de João ( Jo 15,9-17), que assim se inicia - Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: ‘Assim como o Pai me amou, também Eu vos amei’” (Jo 15,9); e concluída com as palavras de Jesus – Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros” (Jo 15,17).

Mais uma vez, voltamos ao essencial na vida dos discípulos missionário do Senhor: O Novo mandamento do Amor que Ele nos deu.

Sejamos enriquecidos pelo Comentário do Missal Quotidiano e Dominical:

“Amar e ser amado: é o desejo mais profundo, a necessidade mais vital do homem e da mulher, desde a sua mais tenra idade e em todas as épocas da sua vida.

Mas o que é o amor? Já se deram muitas respostas – ou, mais exatamente, muitas tentativas de resposta – sem, no entanto, se ter chegado a nenhuma que satisfizesse por completo.

O amor, como a vida escapa a todo o esforço de definição que pretenda exprimir plenamente a sua natureza própria, irredutível a qualquer outra. Por outro lado, a palavra ‘amor’ é uma das mais conspurcadas; a busca de amor pode, inclusivamente, levar por caminhos que conduzem à depravação e, até, ao crime”. (1)

De fato, amar e ser amado consiste no desejo mais profundo de todos nós, e por isto o Mandamento do Senhor haveremos de cumprir, pois podemos amar, pois Ele nos amou primeiro.

Fomos por Deus amados para amar, como nos falou João em sua Carta – “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e nos enviou o Seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados” (1 Jo 4,10), e ainda: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”(1 Jo 4,19).

Esta é a lógica do amor cristão, que tem em sua origem a gratuidade de Deus, que nos ama sem limites, livre e obstinadamente, e esta expressão maior se deu na Cruz.

O amor que o Senhor viveu e nos deu como Mandamento, é um amor chamado a se tornar comunhão, solidariedade, partilha:

“Trata-se de um amor recíproco na linha da fidelidade obstinada e sem arrependimentos, um amor que faz com que a pessoa exista enquanto participante do mesmo amor de Deus. Então o amor fraterno é já lugar de salvação, é já experiência de Deus, é o caminho que subtrai o homem à solidão e à morte. O amor basta-se a si mesmo” (2).

Viver esta lógica é viver o amor até à Cruz, como o Senhor viveu, a lógica do dom de Si sem medida, dom incondicional: um amor que não fala, simplesmente ama.

Uma frase atribuída a Santo Agostinho que sintetiza bem o que se disse: “A medida do amor é amar sem medida”

Concluindo, voltemos mais uma vez ao diálogo do mestre com seu discípulo, escrito pelos padres do deserto, sobre o amor:

“Perguntaram-lhe a um grande mestre:
Quando o amor é verdadeiro? 
Quando é fiel – foi a resposta.

E quando é profundo? 
Quando é sofredor – foi a resposta.

E como fala o amor? 
A resposta foi:
O amor não fala.
O amor ama”. (3)
     

(1) Missal Quotidiano e Dominical – Editora Paulus – Lisboa – 2012 – p.771
(2) Lecionário Comentado – volume Quaresma / Páscoa – Ed. Paulus – 2011 – p. 560.
(3) Teologia da Ternura – “Um Evangelho a descobrir” – Ed. Paulus – 2002 – p.72

São Matias, testemunha do amor autêntico

                                                                    

São Matias, testemunha do amor autêntico

Na Festa de São Matias, ouviremos a passagem do Evangelho de João (Jo 15,9-17), e mais uma vez contemplamos o Amor de Deus, manifestado na Pessoa, Palavras e gestos de Jesus, o Novo Mandamento que Ele nos deu.

Nossa comunidade é convidada a viver o essencial: o Mandamento do Amor; constituindo-se como a comunidade do amor e que vive do amor, anunciando, dialogando, servindo e testemunhando a Salvação de Deus que se destina a todos os povos.

O testemunho de amor vivido pela comunidade tornará convincente e plausível o anúncio do Evangelho. A caridade vivida, dia após dia, aceitando e enfrentando as contradições da vida, com a determinação de superação, conscientes de que somente o amor está em condições de dar sentido e significado, a cada fato, a cada momento.

A passagem do Evangelho está num contexto de despedida, em que Jesus dá as coordenadas finais aos Seus discípulos: o Mandamento do Amor. Quer assegurar Sua eterna presença, encorajando e enchendo o coração dos discípulos de esperança.

O caminho do discípulo é a união com Jesus e o Pai, com a Seiva do Amor que nos vem pelo Espírito. Ser discípulo de Jesus é estabelecer com Ele uma relação sincera, profunda de amor-amizade, que tem semente de eternidade.

Os discípulos, portanto, vivem no amor que os faz homens novos; empenham-se pela libertação própria e do outro. 

São, por natureza, alegres e entusiasmados. É preciso que nos sintamos amados por Deus, que é a fonte inesgotável de Amor, como discípulos missionários, amigos de Jesus.

Quando amamos e guardamos o Mandamento de Deus, Ele permanece em nós e nós n’Ele.

Reflitamos:
- Sentimos a presença de Deus em nosso meio?
- Levamos a sério o Mandamento do Amor?

- Sentimo-nos amigos de Jesus?
- Somos homens novos?

- Qual é a verdade de nossa alegria, entusiasmo e paixão pelo Senhor e o Reino por Ele inaugurado?
- Estamos verdadeiramente comprometidos com a busca e a construção de um mundo novo?

- Por amor a Jesus, nos comprometemos com a vida da humanidade, em todos os âmbitos e espaços?
- Empenhamo-nos, com entusiasmo, como amigos de Jesus?

- Amamo-nos como membros vivos da comunidade?
- Somos uma comunidade que testemunha e faz transparecer o Amor de Deus?

Concluindo, a comunidade deve ter um rosto, deve ser como um "cartaz vivo" do Amor de Deus, um amor em sua expressão máxima: o amor de Cruz, da Cruz, pela Cruz, na Cruz.

Muito mais que uma humanidade que anseia por Deus, é Deus que anseia pela humanidade, em compaixão Se encontrando naquela Cruz. 

Não é a humanidade que procura e ama a Deus, mas é, antes, e desde sempre, Deus quem procura apaixonadamente a humanidade, vai ao seu encontro, descendo ao abismo da mansão dos mortos para nos resgatar. O Amor de Deus tudo suporta.

Amor pela Fonte de Amor, Jesus, que em Amor incondicional, incrível, extremo, não fugiu da Cruz (doação, entrega, fidelidade, redenção...), a mais bela de todas as lições que devemos aprender, permanentemente. 

Fonte: www.Dehonianos.org/portal

O Senhor é a nossa luz! Não há porque temer

                                             

O Senhor é a nossa luz!  Não há porque temer

A Liturgia da Palavra da quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa nos apresenta as seguintes Leituras: At 12,24-13,5a; Sl 66,2-3.5-8 e Jo 12,44-50.
  
Na passagem do Evangelho, Jesus Se apresenta como a luz do mundo, enviado pelo Pai. É esta luz que Barnabé e Saulo (primeira Leitura) foram escolhidos e enviados para anunciar.
  
Oportuna esta afirmação para aprofundarmos nossa reflexão:

“É nos pedido que acreditemos que Jesus está do nosso lado: Não vim condenar o mundo, mas para salvar o mundo” (Jo 12,47). Rejeitando esta âncora de Salvação, não podemos deixar de nos condenarmos a uma existência insatisfeita, autoexcluindo-nos da alegria.
  
Pode acontecer que a espessura das trevas (rancores, inimizades, falhanços, frustrações) torne mais pesada a nossa vida a ponto de nos tornar incapazes de pronunciar mesmo só a palavra ‘acredito’: acredito em Vós, Jesus.
  
Nestas circunstâncias conforta-nos a certeza de que o Amor de Deus é de tal modo tenaz que consegue projetar um forte feixe de luz através de uma pequena fresta.
  
Jesus apoiou sem dúvida a sincera confissão de um pai: ‘Senhor, eu creio, mas ajuda a minha falta de fé’ (Mc 9, 24).” (1)
  
O Tempo Pascal é marcado pelo intenso e profundo transbordamento da alegria, como rezamos nas Orações e, de modo especial, no Prefácio da Santa Missa.
  
A alegria transborda no coração daquele que crê e não ruma mais em direção ao túmulo, mas para a Mesa da Páscoa, para a Mesa do Banquete da Eucaristia e da Palavra, no desejo de um dia contemplar a Face de Deus no Banquete Eterno e Celestial (1Jo 3,2b).
  
Sentimos a presença de Jesus ao nosso lado, como quando estava com os discípulos de Emaús. Estamos moldando a nossa vida pelo Mistério da Palavra proclamada. A cada Missa acolhendo e afirmando nossa fé na “ancora da Salvação”, o Cristo Ressuscitado, na escuta e testemunho de Sua Palavra.
  
A Páscoa traz sempre novo gosto pela vida. Nossas forças são renovadas, nossa existência ganha em beleza, plenitude de graça e luz, é nos cumulada no coração, para que em pequenos ou grandes sinais possamos comunicar e transbordar esta alegria que ninguém pode nos roubar.

A “espessura das trevas”, ou seja, a somatória dos sofrimentos, desafios, dificuldades pelas quais possamos passar, não serão mais fortes que a força que nos vem do Cristo Glorioso, Vitorioso, Ressuscitado.
  
Cremos que o Amor de Deus é sempre surpreendente. Quando já não parece mais haver esperança, Deus a faz renascer.
  
Quando a chama do amor parece se apagar, é reacesa e inflamada com a Chama Eterna do Fogo do Espírito. Quando a fé parece esmorecer e diluir pelo Mistério de Paixão e Morte, ressuscita, renova, fortalece, substancia-se, enormemente, no mais profundo de nossa alma e coração.
  
Acolhamos no mais profundo de nós o Amor de Deus tão tenaz (persistente, inextinguível e vigoroso...).
  
Na menor fresta que Deus possa encontrar na janela de nossa alma, que Ele invada com a luz do Seu Espírito, para que vivamos a vida nova daqueles que no Ressuscitado creem.

Firmemos nossos passos acolhendo a “âncora de nossa Salvação”, Jesus. O céu é possível para quem n’Ele viver e crer. 

Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé...


(1) Lecionário Comentado – Editora  Paulus – Lisboa - pág. 506-509. 

terça-feira, 13 de maio de 2025

Conduzidos pela voz do Bom Pastor

                                                       


Conduzidos pela voz do Bom Pastor

                                “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30)

Na terça-feira da 4ª Semana do Tempo Pascal, ouvimos a passagem do Evangelho de João (Jo 10,22-30).

No inverno, por ocasião da festa da Dedicação do Templo, ao passear por ele, no pórtico de Salomão, Jesus foi interrogado pelos judeus sobre quem Ele seria: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se Tu és o Messias, dize-nos abertamente” (Jo 10,24).

Com a reposta de Jesus, vemos que o seu conhecimento não se dará por esclarecimentos racionais por mais lógicos que o sejam, ou discursos bem elaborados, mas a partir da fé n’Ele.

Esta fé é dom de Deus para reconhecê-Lo, e ao Seu rebanho pertencer.

Deste modo, aqueles que ao rebanho de Jesus pertencem, sabem que as obras que Ele faz são feitas em nome do Pai e d’Ele dão testemunho: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, Eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10,27).

A estas ovelhas pelo Pai a Jesus concedidas, Ele concede a vida eterna, de modo que jamais se perderão, porque, como o próprio Jesus diz: “Eu e o Pai somos um”.

Vivendo o Tempo Pascal, renovemos a nossa fé em Jesus Cristo Ressuscitado, que está em nosso meio, conduzindo-nos para verdes prados e águas cristalinas, pois Ele é nosso Bom Pastor.

A Ele busquemos de coração sincero, e com Ele, em diálogo permanente, na sua mais bela expressão, a oração, solidifiquemos nossa comunhão, para vivermos a graça do discipulado como ovelhas de Seu rebanho, atentos à Sua voz que nos fala os segredos do Reino e do amor do Pai, por meio do Seu Espírito.

Concluímos com as palavras de Anselmo, Bispo e Doutor da Igreja (séc. XII): 

“Ensinai-me a Vos procurar e mostrai-Vos quando Vos procuro; não posso procurar-Vos se não me ensinais, nem encontrar-Vos se não Vos mostrais. Que desejando eu Vos procure, procurando Vos deseje, amando Vos encontre,  encontrando Vos ame”.

Síntese da mensagem do Santo Padre Francisco para o LXI Dia Mundial de Oração pelas Vocações (2024)

 


Síntese da mensagem do Santo Padre Francisco para o
LXI Dia Mundial de Oração pelas Vocações
 
O LXI Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2024, celebrado no quarto domingo de Páscoa, tem como o tema “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”, com as marcas da sinodalidade: há muitos carismas e somos chamados a nos escutar reciprocamente e caminhar juntos para descobrir discernindo aquilo a que nos chama o Espírito para o bem de todos - “...no momento histórico presente, o caminho comum conduz-nos para o Ano Jubilar de 2025.
 
Caminhamos como peregrinos de esperança rumo ao Ano Santo, para, na descoberta da própria vocação e pondo em relação os diversos dons do Espírito, podermos ser no mundo portadores e testemunhas do sonho de Jesus: formar uma só família, unida no amor de Deus e interligada pelo vínculo da caridade, da partilha e da fraternidade.”
 
Em sua mensagem, o Papa Francisco nos convida a considerar o precioso dom da chamada que o Senhor dirige a cada um de nós, Seu povo fiel a caminho, pois dá-nos a possibilidade de tomar parte no Seu projeto de amor e encarnar a beleza do Evangelho nos diferentes estados de vida.
 
Dia favorável para recordar, com gratidão, diante do Senhor o compromisso fiel, cotidiano e muitas vezes escondido daqueles que abraçaram uma vocação que envolve toda a sua vida:
 
- mães e pais que não olham primeiro para si mesmos, nem seguem a tendência de um estilo superficial, mas organizam a sua existência cuidando das relações com amor e gratuidade, abrindo-se ao dom da vida e pondo-se ao serviço dos filhos e seu crescimento;
 
- aqueles que realizam, dedicadamente e em espírito de colaboração, o seu trabalho;
 
- aqueles que, em diferentes campos e de vários modos, se empenham por construir um mundo mais justo, uma economia mais solidária, uma política mais equitativa, uma sociedade mais humana, isto é, em todos os homens e mulheres de boa vontade que se dedicam ao bem comum;
 
- pessoas consagradas, que oferecem a sua existência ao Senhor quer no silêncio da oração quer na atividade apostólica, às vezes na linha de vanguarda e sem poupar energias, servindo com criatividade o seu carisma e colocando-o à disposição de quantos encontram;
 
- aqueles que acolheram a chamada ao sacerdócio ordenado, se dedicam ao anúncio do Evangelho, repartem a sua vida – juntamente com o Pão Eucarístico – pelos irmãos, semeiam esperança e mostram a todos a beleza do Reino de Deus;
 
- aos jovens, especialmente a quantos se sentem distantes ou olham a Igreja com desconfiança, exorta para que se deixem fascinar por Jesus Cristo.
 
Dia especial para elevar orações implorando ao Pai o dom de santas vocações para a edificação do Seu Reino: «Rogai ao dono da messe que mande trabalhadores para a Sua messe» (Lc 10, 2).
 
Pôr-se a caminho como peregrinos da esperança, cientes de que “...o  nosso caminho sobre esta terra nunca se reduz a uma labuta sem objetivo nem a um vaguear sem meta; pelo contrário, cada dia, respondendo à nossa chamada, procuramos realizar os passos possíveis rumo a um mundo novo, onde se viva em paz, na justiça e no amor. Somos peregrinos de esperança, porque tendemos para um futuro melhor e empenhamo-nos na sua construção ao longo do caminho.
 
Esta é a finalidade de cada vocação: “tornar-se homens e mulheres de esperança. Como indivíduos e como comunidade, na variedade dos carismas e ministérios, todos somos chamados a «dar corpo e coração» à esperança do Evangelho neste mundo marcado por desafios epocais: o avanço ameaçador duma terceira guerra mundial aos pedaços, as multidões de migrantes que fogem da sua terra à procura dum futuro melhor, o aumento constante dos pobres, o perigo de comprometer irreversivelmente a saúde do nosso planeta...”
 
Por isso, é decisivo “para nós cristãos, cultivar um olhar cheio de esperança no nosso tempo, para podermos trabalhar frutuosamente respondendo à vocação que nos foi dada ao serviço do Reino de Deus, Reino do amor, de justiça e de paz. Esta esperança – assegura-nos São Paulo – «não engana» (Rm 5, 5)
 
Como peregrinos da esperança e construtores de paz, fundar a própria existência sobre a rocha da ressurreição de Cristo, sabendo que todos os nossos compromissos, na vocação que abraçamos e levamos por diante, não caiem no vazio, com a necessária coragem de se envolver, despertados do sono e saindo da indiferença.
 
Concluo com as palavras do Papa Francisco - “Levantemo-nos, pois, e ponhamo-nos a caminho como peregrinos de esperança, para que também nós, como fez Maria com Santa Isabel, possamos comunicar boas-novas de alegria, gerar vida nova e ser artesãos de fraternidade e de paz.”

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