quinta-feira, 8 de maio de 2025

Pão da Vida e Cálice da Salvação

                                                                        

Pão da Vida e Cálice da Salvação

“São eles que alimentam e revigoram
a substância de nossa carne.”

Sejamos enriquecidos pelo “Tratado contra as Heresias”, escrito pelo Bispo Santo Irineu (séc. I), para aprofundamento sobre a Eucaristia, fonte e ápice da vida Cristã.

“Se não há salvação para a carne, também o Senhor não nos redimiu com o Seu Sangue. Sendo assim, nem o Cálice da Eucaristia é a comunhão do Seu Sangue nem o Pão que partimos é a comunhão do Seu Corpo.

O sangue, efetivamente, procede das veias, da carne, e do que pertence à substância humana. Essa substância, o Verbo de Deus assumiu-a em toda a sua realidade e por ela nos resgatou com o Seu Sangue, como afirma o Apóstolo: Pelo Seu Sangue, nós fomos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas (Ef 1,7).

Nós somos Seus membros e nos alimentamos das coisas criadas que Ele próprio nos dá, fazendo nascer o sol e cair a chuva segundo Sua vontade.

Por isso, o Senhor declara que o Cálice, fruto da criação, é o Seu Sangue, que fortalece o nosso sangue; e o Pão, fruto também da criação, é o Seu Corpo, que fortalece o nosso corpo.

Portanto, quando o cálice de vinho misturado com água e o pão natural recebem a Palavra de Deus, transformam-se na Eucaristia do Sangue e do Corpo de Cristo. São eles que alimentam e revigoram a substância de nossa carne.

Como é possível negar que a carne é capaz de receber o dom de Deus, que é a vida eterna, essa carne que se alimenta com o Sangue e o Corpo de Cristo e se torna membro do Seu Corpo? 

O Santo Apóstolo diz na Carta aos Efésios: Nós somos membros do Seu Corpo (Ef 5,30), da Sua Carne e de Seus ossos (cf. Gn 2,23); não é de um homem espiritual e invisível que ele fala – o espírito não tem carne nem ossos (cf. Lc 24,39) – mas sim do organismo verdadeiramente humano, que consta de carne, nervos e ossos, que se nutre com o Cálice do Seu Sangue e se robustece com o Pão que é Seu Corpo.

O ramo da videira plantado na terra frutifica no devido tempo, e o grão de trigo, caído na terra e dissolvido, multiplica-se pelo Espírito de Deus que sustenta todas as coisas.

Em seguida, pela arte da fabricação, são transformados para uso do homem. Recebendo a Palavra de Deus, tornam-se a Eucaristia, isto é, o Corpo e o Sangue de Cristo.

Assim também os nossos corpos, alimentados pela Eucaristia, depositados na terra e nela desintegrados, ressuscitarão a seu tempo, quando o Verbo de Deus lhes conceder a Ressurreição para a glória do Pai.

É Ele que reveste com Sua imortalidade o corpo mortal e dá gratuitamente a incorruptibilidade à carne corruptível. Porque é na fraqueza que se manifesta o poder de Deus.” (1)

Verdadeiramente a Eucaristia é penhor da Ressurreição, e sem ela não temos o vigor necessário para testemunhar a vida de fé. Ela sendo verdadeiramente Pão, verdadeiramente Bebida, além de nos nutrir, nos coloca em relação filial para com Deus e de irmãos para com nosso próximo.

Ela nos robustece, tornando-nos vigorosos e intrépidos servidores do Reino, zelosas sentinelas do rebanho que nos foi confiado e é indispensável nesta travessia, como Banquete em que nos saciamos do próprio Corpo e Sangue do Senhor, até que possamos participar um dia do Banquete Eterno, preparado para quem perseverar até o fim, no bom combate da fé.


(1) Liturgia das Horas - Volume Quaresma/Páscoa - pág. 656-657

Rezando com os Salmos - Sl 39(40),2-14.17-18

 


Agradeçamos e supliquemos sempre ao Senhor

“–2 Esperando, esperei no Senhor,
e inclinando-Se, ouviu meu clamor.
–3 Retirou-me da cova da morte
e de um charco de lodo e de lama.

– Colocou os meus pés sobre a rocha,
devolveu a firmeza a meus passos.
–4 Canto novo Ele pôs em meus lábios,
um poema em louvor ao Senhor.

– Muitos vejam, respeitem, adorem
e esperem em Deus, confiantes.
=5 É feliz quem a Deus se confia;
quem não segue os que adoram os ídolos
e se perdem por falsos caminhos.

–6 Quão imensos, Senhor, Vossos feitos!
Maravilhas fizestes por nós!
– Quem a Vós poderá comparar-se
nos desígnios a nosso respeito?
– Eu quisera, Senhor, publicá-los,
mas são tantos! Quem pode contá-los?

–7 Sacrifício e oblação não quisestes,
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
= não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados.
8 E então eu Vos disse: 'Eis que venho!'

= Sobre mim está escrito no livro:
9 'Com prazer faço a Vossa vontade,
guardo em meu coração Vossa lei!'

=10 Boas-novas de Vossa justiça
anunciei numa grande assembleia;
Vós sabeis: não fechei os meus lábios!

=11 Proclamei toda a Vossa justiça,
sem retê-la no meu coração;
Vosso auxílio e lealdade narrei.
– Não calei Vossa graça e verdade
na presença da grande assembleia.

–12 Não negueis para mim Vosso amor!
Vossa graça e verdade me guardem!
=13 Pois desgraças sem conta me cercam,
minhas culpas me agarram, me prendem,
e assim já nem posso enxergar.

= Meus pecados são mais numerosos
que os cabelos da minha cabeça:
desfaleço e me foge o alento!
–14 Dignai-Vos, Senhor, libertar-me,
vinde logo, Senhor, socorrer-me!

–17 Mas se alegre e em Vós rejubile
todo ser que Vos busca, Senhor!
– Digam sempre: 'É grande o Senhor!'
os que buscam em Vós seu auxílio.

=18 Eu sou pobre, infeliz, desvalido,
porém, guarda o Senhor minha vida,
e por mim Se desdobra em carinho.
– Vós me sois salvação e auxílio:
vinde logo, Senhor, não tardeis!”

O Salmo 39(40),2-14.17-18 é uma ação de graças e acompanhada de pedido de auxílio:

“A oração do salmista foi atendida e ele agradece a Deus, mas não com simples ofertas rituais: ele assume a missão de anunciar as maravilhas de Deus.” (1)

Deus, em Sua infinita bondade, vem sempre em nosso socorro e tudo o que Ele espera é que correspondamos ao Seu amor – “Por essa razão, ao entrar no mundo, Cristo declara: ‘Não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste um corpo para mim. Não foram do Teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. Então eu disse: Eis que eu venho, ó Deus, para fazer a Tua vontade, como no livro está escrito a meu respeito’” (Hb 10,5-7).

Peregrinos da esperança, elevemos a Deus, em todo o tempo e em todas as circunstâncias, súplicas e ação de graças, colocando a Sua vontade acima de tudo, para que bem possamos rezar a oração que o Senhor nos ensinou – “Pai Nosso...”


(1) Comentário da Bíblia Edições CNBB – pág. 757-758

Não nos foi dado um espírito de timidez

                                                                   

Não nos foi dado um espírito de timidez

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (2 Tm 1,6-8.13-14), na qual o Apóstolo exorta Timóteo, e toda a comunidade a se manterem fiéis no discipulado, deixando de lado todo o medo, acomodação, instalação e distração.

Na vida dos discípulos missionários, não pode haver lugar para o desânimo e vacilo na fé. É preciso manter o ânimo, com fortaleza, enfrentar e superar as dificuldades, com fidelidade total no testemunho da fé n’Aquele que nos chamou, Jesus.

Tomando consciência da presença amorosa e da preocupação de Deus para conosco, continuar no bom combate, no testemunho da fé. É preciso sempre levar a sério a vocação para a qual Deus nos chama, superando toda e qualquer forma de timidez, medo, insegurança...

A presença amorosa de Deus, a sentimos pela ação do Espírito Santo, certos de que não nos foi dado “Espírito de timidez, mas de força, de amor, de sabedoria”.

Assim afirma o Missal Cotidiano:

“Não devemos envergonhar-nos de dar testemunho de Cristo. É necessário coragem diante dos opositores externos e internos à comunidade. Como Paulo, que não tem desgostos, porque lutou bem e está em vias de dar a Cristo o supremo testemunho de fé e amor, precisamos não nos deixar desgastar pela luta, mas permanecer unidos aos que receberam de Cristo a missão de guiar a comunidade dos fiéis” (p. 856). 
Com a graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor, reavivemos a chama do dom de Deus que nos foi concedida pela misericórdia divina, e não nos envergonhemos de dar testemunho de nosso Senhor e de todos os que por Ele foram chamados para a continuidade de Sua missão, como nos exortou o próprio Apóstolo Paulo (2Tm 1,8).

Renovemos, portanto, a alegria e o ardor na graça de sermos discípulos missionários do Senhor, fazendo a mais bela súplica: Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito e renovai as nossas forças. Enviai-nos, Senhor, Vosso Espírito, e tudo se renovará. Amém. 

“Graça, misericórdia e paz”

                                                            

“Graça, misericórdia e paz”

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo a Timóteo (1 Tm 1, 1-2.12-14).

Retomo os dois primeiros versículos:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé: a graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Sobre estes versículos, o Lecionário Comentado nos enriquece com estas palavras:

“Ao filho Timóteo, que ele gerou na fé e com o qual partilha o ministério, Paulo augura que possa experimentar a ‘graça’, ou seja a presença do Espírito, infundido pelo Pai e pelo Filho; a ‘misericórdia’, isto, é o perdão de Deus (só nas Cartas a Timóteo é que Paulo augura também a misericórdia); a ‘’paz’, ou seja, a reconciliação com Deus, consigo mesmo, com o seu serviço, com os irmãos e com o mundo” (1)

Esta saudação Paulina pode ser repetida por nós a quantos pudermos: “Graça, misericórdia e paz”, pois todos precisamos da graça que nos vem pelo Espírito que em nós habita; da misericórdia, porque imperfeitos que somos, pecadores consequentemente o somos, e colocamos nossa miséria nas mãos de Deus que nos ama e nos perdoa e nos faz uma nova criatura, e por fim, somos plenificados pela paz, pelo “shalon”, plenitude de bens e dons, pela gloriosa presença do Ressuscitado em nosso meio, que conosco caminha, desde aquela aurora, em que se manifestou o Sol Nascente a Maria Madalena e aos primeiros Apóstolos.

Que também possamos ouvir de nossos irmãos e irmãs a mesma saudação: “graça, misericórdia e paz”, para que nossa vida cristã esteja inteiramente situada entre a experiência da misericórdia de Deus por nós, que somos pecadores, e a solicitude misericordiosa pelos nossos irmãos e irmãs, como expressão de quem foi amado e perdoado por Deus, que espera o mesmo de cada um de nós em relação ao nosso próximo.


(1) Lecionário Comentado - Editora Paulus - Lisboa - p.322

quarta-feira, 7 de maio de 2025

“Iluminação”

                                                          

“Iluminação”

“A este Batismo dá-se também o nome de ‘iluminação’, 
porque os iniciados nesta Doutrina são iluminados 
na sua capacidade de compreender as coisas”

Reflexão à luz da passagem extraída “Da Primeira Apologia em defesa dos cristãos”, do Mártir São Justino (séc. I), sobre a graça do Batismo, como o banho do novo nascimento, através do qual somos iluminados.

“Vamos expor de que modo, renovados por Cristo, nos consagramos a Deus.

Todos os que estiverem convencidos e acreditarem no que nós ensinamos e proclamamos, e prometer em viver de acordo com essas verdades, exortamo-los a pedir a Deus o perdão dos pecados, com Orações e jejuns; e também. nós rezaremos e jejuaremos unidos a eles.

Em seguida, levamo-los ao lugar onde se encontra água; ali renascem do mesmo modo que nós também renascemos: recebem o Batismo da água em nome do Senhor Deus Criador de todas as coisas, de nosso Salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo.

Com efeito, foi o próprio Jesus Cristo que afirmou: Se não renascerdes, não entrareis no Reino dos Céus (cf. Jo 3,3-5). É evidente que não se trata, uma vez nascidos, de entrar novamente no seio materno.

O Profeta Isaías também diz àqueles que pecaram e se arrependem, como libertar-se das culpas. São estas as suas palavras: Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se não me ouvirdes, uma espada vos destruirá. Assim falou a boca do Senhor (cf. Is 1,16-20). 

Esta Doutrina, nós a recebemos dos Apóstolos. No nosso primeiro nascimento, fomos gerados por um instinto natural, na mútua união de nossos pais, sem disso termos consciência.

Fomos educados no meio de uma sociedade desonesta e em maus costumes.

Todavia, para termos também um nascimento que não seja fruto da simples natureza e da ignorância, mas sim de uma escolha consciente, e obtermos pela água o perdão dos pecados cometidos, sobre aquele que quiser renascer e fizer penitência dos pecados, é pronunciado o nome do Senhor Deus Criador de todas as coisas. Somente podemos invocar este nome sobre aquele que é levado à água do Batismo.

A ninguém é permitido pronunciar o nome inefável de Deus. Se alguém ousa afirmar ter em si este nome, não passa de um louco.

A este Batismo dá-se também o nome de ‘iluminação’, porque os iniciados nesta Doutrina são iluminados na sua capacidade de compreender as coisas. Mas a purificação daquele que é iluminado, faz-se em nome de Jesus Cristo, crucificado sob Pôncio Pilatos, e em nome do Espírito Santo que, pelos Profetas, predisse tudo quanto dizia à respeito de Jesus”. (1)

Ao participar da Vigília Pascal, Mãe de todas as Vigílias, renovamos nossas promessas Batismais e fomos aspergidos pela água sobre a qual foi invocado o Espírito Santo, acompanhada pelo canto que dizia:

Banhados em Cristo somos uma nova criatura”, e sob a luz do Círio Pascal, que fora aceso no início da celebração, com toda a sua beleza e simbolismo que nos comunica a presença do Cristo, Vivo, Glorioso e Ressuscitado.

Sejamos fortalecidos em cada Eucaristia que participarmos pela Palavra Divina, para que vivamos o Batismo, com este nome tão expressivo, como São Justino nos apresenta – “Iluminação”.

Ser batizado é ser sal da terra, fermento na massa e alguém que por Cristo iluminado, e que, ao mundo, comunica a luz nas mais adversas e sombrias situações, a fim de que todos vida plena tenhamos. Aleluia!

(1) Liturgia das Horas - Volume Quaresma/Páscoa - pág.649-650

Em poucas palavras...

                                                       


Jesus, rosto radiante da misericórdia de Deus

“Sobre nós permanecem pousados os olhos misericordiosos da Santa Mãe de Deus. Ela é a primeira que abre a procissão e nos acompanha no testemunho do amor.

A Mãe da Misericórdia reúne a todos sob a proteção do seu manto, como a quis frequentemente representar a arte.

Confiemos na sua ajuda materna e sigamos a indicação perene que nos dá de olhar para Jesus, rosto radiante da misericórdia de Deus.” (1)

  

(1) Parágrafo n 22 - Carta Misericórdia et mísera - Papa Francisco

Temos fome do Pão do céu e da Bebida da Salvação

                                                               

Temos fome do Pão do céu e da Bebida da Salvação

Sejamos enriquecidos pela Catequese escrita pelo Bispo São Cirilo, extraída “Das Catequeses de Jerusalém” (séc. IV), que nos fala sobre a  Eucaristia, o Pão do céu e a Bebida da Salvação.

“Na noite em que foi entregue, nosso Senhor Jesus Cristo tomou o Pão e, depois de dar graças, partiu-o e deu-o a Seus discípulos, dizendo: “Tomai e comei: isto é o meu corpo”.

Em seguida, tomando o Cálice, deu graças e disse: “Tomai e bebei: isto é o meu sangue” (cf. Mt 26,26-27; 1Cor 11,23-24). Tendo, portanto, pronunciado e dito sobre o Pão: Isto é o meu corpo, quem ousará duvidar? E tendo afirmado e dito: Isto é o meu sangue, quem se atreverá ainda a duvidar e dizer que não é o Seu sangue?

Recebamos, pois, com toda a convicção, o Corpo e o Sangue de Cristo. Porque sob a forma de Pão é o corpo que te é dado, e sob a forma de vinho, é o sangue que te é entregue. Assim, ao receberes o Corpo e o Sangue de Cristo, te transformas com Ele num só corpo e num só sangue. 

Deste modo, tendo assimilado em nossos membros o Seu corpo e o Seu sangue, tornamo-nos portadores de Cristo; tornamo-nos, como diz São Pedro, participantes da natureza divina (2Pd 1,4).

Outrora, falando aos judeus, dizia Cristo: Se não comerdes a minha carne e não beberdes o meu sangue, não tereis a vida em vós (cf. Jo 6,53). Como eles não compreenderam o sentido espiritual do que lhes era dito, afastaram-se escandalizados, julgando estarem sendo induzidos por Jesus a comer carne humana. 

Na Antiga Aliança, havia os pães da propiciação; por pertencerem ao Velho Testamento, já não mais existem. Na Nova Aliança, porém, trata-se de um Pão do céu e de um Cálice da salvação que santificam a alma e o corpo. Assim como o pão é próprio para a vida do corpo, também o Verbo é próprio para a vida da alma.

Por isso, não consideres o Pão e o Vinho eucarísticos como se fossem elementos simples e vulgares. São realmente o Corpo e o Sangue de Cristo, segundo a afirmativa do Senhor. 

Muito embora os sentidos te sugiram outra coisa, tenha a firme certeza do que a fé te ensina. Se foste bem instruído pela doutrina da fé, acreditas firmemente que aquilo que parece pão, embora seja como tal sensível ao paladar, não é pão, mas é o Corpo de Cristo. E aquilo que parece vinho, muito embora tenha esse sabor, não é vinho, mas é o Sangue de Cristo.

Antigamente, bem a propósito, já dizia Davi nos salmos: O pão revigora o coração do homem, e o óleo ilumina a sua face (Sl 103,15). Fortifica, pois, teu coração, recebendo esse Pão espiritual e faze brilhar a alegria no rosto de tua alma. Com o rosto iluminado por uma consciência pura, contemplando como num espelho a glória do Senhor, possas caminhar de claridade em claridade, em Cristo Jesus, nosso Senhor, a quem sejam dadas honra, poder e glória pelos séculos sem fim. Amém”.

Vemos quão importante e necessário que participemos da Ceia do Senhor, alimentando-nos não apenas por um pedaço de pão e um pouco de vinho, mas Transubstanciados, na Celebração Eucarística, tornam-Se, verdadeiramente, Pão do Céu e Bebida de Salvação.

Participemos cada vez mais, ativa, piedosa, conscientemente das Missas de nossas Comunidades, prolongando-as, dia a dia, em sagrados compromissos com a Boa Notícia nela Proclamada, assim como do Verdadeiro Pão e Verdadeira Comida saciados.

Seja a nossa espiritualidade essencialmente Eucarística. Sejamos perseverantes, como as primeiras comunidades, na Doutrina dos Apóstolos, comunhão fraterna, fração do Pão e oração (At 2,42-45).

PS: Oportuno para a reflexão da passagem do Evangelho de João (Jo 6,35-40)

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