quarta-feira, 14 de agosto de 2024

São Maximiliano Maria Kolbe: “patrono de nosso difícil século”

                                               

São Maximiliano Maria Kolbe: “patrono de nosso difícil século”

No dia 14 de agosto, celebramos a Memória de São Maximiliano Maria Kolbe, Presbítero e Mártir da Igreja (séc. XX).

Nascido na Polônia, em 1894, consagrou-se ao Senhor na família franciscana dos Menores Conventuais.

Um grande devoto da Virgem Maria, fundou a “Milícia de Maria Imaculada”, e através da palavra e de seus escritos, desenvolveu intenso apostolado missionário na Europa e na Ásia.

Deportado para o campo de concentração Auschevitz, distrito de Cracóvia, durante a segunda guerra mundial, numa expressão de máxima caridade, ofereceu sua fecunda vida de sacerdote em troca da vida de um companheiro de prisão, que era um pai de família.

Foi um testemunho Pascal no horroroso mundo dos campos de concentração, vindo a morrer de fome no “bunker”, aos 14 dias de 1941.

O Papa São João Paulo II o chamou de “patrono de nosso difícil século”. De fato, sua vida foi escrita no contexto de problemas emergentes de nosso tempo: fome, paz entre os povos, reconciliação, e a necessidade de dar sentido à vida e à morte.

São testemunhos como este que nos renovam na coragem e fidelidade ao Senhor, para nos colocarmos cada vez mais a caminho, como discípulos missionários Seus, enfrentando as dificuldades de nosso século.

Oremos:

“Ó Deus, inflamastes São Maximiliano Kolbe, presbítero e mártir, com amor à Virgem Imaculada e lhe deste grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela Vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao Vosso filho até a morte. Por N.S.J.C. Amém


Fonte: Missal Cotidiano - Editora Paulus - p.1713

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG