sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Jesus, o Cordeiro que tira o pecado do mundo

                                      


Jesus, o Cordeiro que tira o pecado do mundo

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de João (Jo 1,29-34), em que nos apresenta Jesus: – “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1,29).

Note-se que ele nos fala do pecado no singular – “o pecado do mundo”.

De fato, a missão de Jesus consistiu e vir para tirar (“eliminar”) “o pecado do mundo”.

A palavra “pecado” no singular, não designa os “pecados” dos homens e mulheres, mas um “pecado” único que oprime a humanidade inteira.

Não se trata de nossos pecados, ou falhas individuais, mas da situação global de opressão que nos impeça de viver segundo o plano de Deus. Todos os demais pecados se reduzem a este (“o pecado do mundo”), fonte de todos os outros pecados, ou seja, trata-se do grande pecado de “raiz”.

Deste modo, este pecado consiste na recusa da proposta de vida com que Deus, desde sempre, quis presentear a humanidade, e é dessa recusa que resulta o pecado histórico, que rouba a beleza do mundo, gerando sofrimento, dor e opressão da humanidade.

Portanto, “mundo”, deve ser entendido como a humanidade que resiste à salvação, reduzida à escravidão e que recusa a luz/vida que Jesus nos oferece, um novo êxodo, uma passagem da escravidão para a liberdade, da morte para a vida plena e definitiva.

Concluindo, tão somente com Jesus, “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, somos livres de todos os pecados, e nos colocamos em constante compromisso da superação, quando o vemos traduzido em guerras, vinganças, terrorismo, exploração, egoísmo, corrupção, injustiça, fome, violência, infidelidades.

Iniciando mais um ano litúrgico, renovemos nossa fidelidade no discipulado, na fidelidade ao seguimento de Jesus, trilhando o caminho de santidade, a que todos somos chamados (santidade como iniciativa de Deus e resposta nossa), libertos do pecado, a fortalecidos pela força e graça divinas, a fim de que sejamos luz do mundo (Mt 5,14).

 

Fonte: www.dehonianos.org

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG