sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Confiantes, supliquemos ao Senhor

                                                                           


Confiantes, supliquemos ao Senhor

Senhor, Vós nos interrogastes:
“Pode um cego guiar outro cego?
Não cairão os dois num buraco?”  (Lc 6,39).

Senhor, nós vos pedimos confiantes, a luminosidade de olhar, para enxergarmos novos caminhos, como peregrinos da esperança. 

Vós que sois a luz do mundo, dai-nos o colírio da fé, para que tenhamos olhar de esperança e a concretizemos em gestos multiplicados de amor para com os amigos, bem como os inimigos, misericórdia para com os pecadores e caridade para com os pobres.

Senhor, a Vós que nos interrogastes dizendo: “Por que vês o cisco que está no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? (Lc 6,41), nós Vos suplicamos: 

Dai-nos reconhecer com humildade nossos pecados e fragilidades, para que tenhamos compreensão e misericórdia para com nosso próximo, sem que isto seja conivência com o pecado, mas, antes, é preciso reconhecer os próprios e confessá-los diante de Vós.

Dissestes com sabedoria e propriedade, porque conheceis nosso coração: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”. (Lc 6,43.45).

Rogamos, Senhor, a graça da fecundidade, a fim de que nosso coração seja manso e humilde como o Vosso, para que mais e melhor correspondamos ao amor do Vosso Pai, com a iluminação e a fecundação dos dons do Espírito, que nos são copiosamente concedidos para a graça do discipulado e testemunho cristão: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, temor e piedade. Amém.

PS: Inspirado na passagem do Evangelho de Lucas (Lc 6,39-45), proclamado no 8º Domingo do Tempo Comum (Ano C) e Lucas (Lc 6,39-42) na sexta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG