sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Terra, teto e trabalho para todos!

                                                       



Terra, teto e trabalho para todos!
 
Retomemos a síntese do discurso do Santo Padre Francisco aos participantes do Encontro Mundial de Movimentos Populares, sobretudo quando defrontamos com graves problemas sociais que afligem o mundo.
 
Para o Papa, o encontro de Movimentos Populares é um grande sinal: “Vocês vieram colocar na presença de Deus, da Igreja, dos povos, uma realidade muitas vezes silenciada. Os pobres não só padecem a injustiça, mas também lutam contra ela!”
 
Sobre os movimentos populares, disse: “não se contentam com promessas ilusórias, desculpas ou pretextos. Também não estão esperando de braços cruzados a ajuda de ONGs, planos assistenciais ou soluções que nunca chegam ou, se chegam, chegam de maneira que vão em uma direção ou de anestesiar ou de domesticar”.
 
Sobre a palavra “Solidariedade”, conceitua: ela não é uma palavra e nem alguns atos de generosidade esporádicos.
 
A solidariedade “é pensar e agir em termos de comunidade, de prioridade de vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns.
 
Também é lutar contra as causas estruturais da pobreza, a desigualdade, a falta de trabalho, de terra e de moradia, a negação dos direitos sociais e trabalhistas.
 
É enfrentar os destrutivos efeitos do Império do dinheiro: os deslocamentos forçados, as migrações dolorosas, o tráfico de pessoas, a droga, a guerra, a violência e todas essas realidades que muitos de vocês sofrem e que todos somos chamados a transformar.
 
A solidariedade, entendida em seu sentido mais profundo, é um modo de fazer história, e é isso que os movimentos populares fazem”.
 
Vê no encontro a resposta para um anseio muito concreto, o desejo de que todos tenham terra, teto e trabalho:
 
“Não se entende que o amor pelos pobres está no centro do Evangelho. Terra, teto e trabalho – isso pelo qual vocês lutam – são direitos sagrados. Reivindicar isso não é nada raro, é a Doutrina Social da Igreja.”
 
Sobre cada anseio, discorre brevemente acenando para a gravidade e necessidade de caminhos para superação, em sua defesa e promoção, a fim de que ninguém seja excluído do sagrado direito aos três:
 
1 - A Terra: “Preocupa-me a erradicação de tantos irmãos camponeses que sofrem o desenraizamento, e não por guerras ou desastres naturais.
 
A apropriação de terras, o desmatamento, a apropriação da água, os agrotóxicos inadequados são alguns dos males que arrancam o homem da sua terra natal.
 
Essa dolorosa separação, que não é só física, mas também existencial e espiritual, porque há uma relação com a terra que está pondo a comunidade rural e seu modo de vida peculiar em notória decadência e até em risco de extinção.
 
A outra dimensão do processo já global é a fome. Quando a especulação financeira condiciona o preço dos alimentos, tratando-os como qualquer mercadoria, milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. Isso é um verdadeiro escândalo.
 
A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável. Eu sei que alguns de vocês reivindicam uma reforma agrária para solucionar alguns desses problemas, e deixem-me dizer-lhes que, em certos países, e aqui cito o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, "a reforma agrária é, além de uma necessidade política, uma obrigação moral" (CDSI, 300).
 
2 – O Teto: uma casa para cada família.
“Hoje há tantas famílias sem moradia, ou porque nunca a tiveram, ou porque a perderam por diferentes motivos. Família e moradia andam de mãos dadas.
 
Mas, além disso, um teto, para que seja um lar, tem uma dimensão comunitária: e é o bairro... e é precisamente no bairro onde se começa a construir essa grande família da humanidade, a partir do mais imediato, a partir da convivência com os vizinhos.”
 
Há eufemismos que escondem a triste realidade (falta de moradia, injustiças, miséria, fome...). Atrás de cada eufemismo há um crime, afirma o Papa.
 
“Vivemos em cidades que constroem torres, centros comerciais, fazem negócios imobiliários... mas abandonam uma parte de si nas margens, nas periferias.
 
Como dói escutar que os assentamentos pobres são marginalizados ou, pior, quer-se erradicá-los! São cruéis as imagens dos despejos forçados, dos tratores derrubando casinhas, imagens tão parecidas às da guerra. E isso se vê hoje.”
 
Exorta que se favoreça para que todas as famílias tenham uma moradia, e para que todos os bairros tenham uma infraestrutura adequada (esgoto, luz, gás, asfalto, escolas, hospitais ou salas de primeiros socorros, clube de esportes (e todas as coisas que criam vínculos e que unem), acesso à saúde; à educação e à segurança, favorecendo a integração autêntica e respeitosa, espaços de sadias convivências).
 
3 – O trabalho:
 
Para o Papa, não existe pior pobreza material do que a que não permite ganhar o pão e, assim, privando da dignidade do trabalho.
 
Menciona o desemprego juvenil, a informalidade e a falta de direitos trabalhistas que não são inevitáveis, porque são o resultado de uma prévia opção social, de um sistema econômico que coloca os lucros acima do homem, se o lucro é econômico, sobre a humanidade ou sobre o homem, são efeitos de uma cultura do descarte que considera o ser humano em si mesmo como um bem de consumo, que pode ser usado e depois jogado fora.
 
Lembra um ensinamento (aproximadamente ano 1200) que merece ser citado:
 
“Um rabino judeu explicava aos seus fiéis a história da torre de Babel e, então, contava como, para construir essa torre de Babel, era preciso fazer muito esforço, era preciso fazer os tijolos; para fazer os tijolos, era preciso fazer o barro e trazer a palha, e amassar o barro com a palha; depois, cortá-lo em quadrados; depois, secá-lo; depois, cozinhá-lo; e, quando já estavam cozidos e frios, subi-los, para ir construindo a torre.
 
Se um tijolo caía – o tijolo era muito caro –, com todo esse trabalho, se um tijolo caía, era quase uma tragédia nacional. Aquele que o deixara cair era castigado ou suspenso, ou não sei o que lhe faziam. E se um operário caía não acontecia nada. Isso é quando a pessoa está a serviço do deus dinheiro...”
 
Em seguida, fala da gravíssima cultura do descarte de crianças, jovens e idosos. 
 
Denuncia a existência de uma terceira guerra mundial em cotas: “Há sistemas econômicos que, para sobreviver, devem fazer a guerra.
 
Então, fabricam e vendem armas e, com isso, os balanços das economias que sacrificam o homem aos pés do ídolo do dinheiro, obviamente, ficam saneados. 
 
E não se pensa nas crianças famintas nos campos de refugiados, não se pensa nos deslocamentos forçados, não se pensa nas moradias destruídas, não se pensa, desde já, em tantas vidas ceifadas. Quanto sofrimento, quanta destruição, quanta dor.
 
Também aborda a questão da Paz e da Ecologia: “não pode haver terra, não pode haver teto, não pode haver trabalho se não temos paz e se destruímos o planeta.
 
São temas tão importantes que os Povos e suas organizações de base não podem deixar de debater. Não podem deixar só nas mãos dos dirigentes políticos.
 
Todos os povos da terra, todos os homens e mulheres de boa vontade têm que levantar a voz em defesa desses dois dons preciosos: a paz e a natureza. A irmã mãe Terra, como chamava São Francisco de Assis.”
 
Hoje, queridos irmãos e irmãs, se levanta em todas as partes da terra, em todos os povos, em cada coração e nos movimentos populares, o grito da paz: nunca mais a guerra!”
 
Denuncia um sistema econômico centrado no deus dinheiro que também precisa saquear a natureza, saquear a natureza, para sustentar o ritmo frenético de consumo que lhe é inerente:
 
“As mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, o desmatamento já estão mostrando seus efeitos devastadores nos grandes cataclismos que vemos, e os que mais sofrem são vocês, os humildes, os que vivem perto das costas em moradias precárias, ou que são tão vulneráveis economicamente que, diante de um desastre natural, perdem tudo”.
 
Anuncia a preparação de uma Encíclica sobre Ecologia que vai aprofundar questões como estas que não nos permite indiferença:
 
“Falamos da terra, de trabalho, de teto... falamos de trabalhar pela paz e cuidar da natureza...
 
Mas por que, em vez disso, nos acostumamos a ver como se destrói o trabalho digno, se despejam tantas famílias, se expulsam os camponeses, se faz a guerra e se abusa da natureza?
 
Porque, nesse sistema, tirou-se o homem, a pessoa humana, do centro, e substituiu-se por outra coisa. Porque se presta um culto idólatra ao dinheiro. Porque se globalizou a indiferença! Se globalizou a indiferença.
 
O que me importa o que acontece com os outros, desde que eu defenda o que é meu? Porque o mundo se esqueceu de Deus, que é Pai; tornou-se um órfão, porque deixou Deus de lado.”
 
Apresenta um guia de ação, um programa revolucionário: as Bem-Aventuranças, (cf. Mt 5, 1-12; Lc 6, 20; Mt 25, 30-46).
 
É preciso promover a cultura do encontro que é tão diferente da xenofobia, da discriminação e da intolerância, com o necessário aprendizado do “caminhar juntos":
 
A perspectiva de um mundo da paz e da justiça duradouras nos exige superar o assistencialismo paternalista, nos exige criar novas formas de participação que inclua os movimentos populares e anime as estruturas de governo locais, nacionais e internacionais com essa torrente de energia moral que surge da incorporação dos excluídos na construção do destino comum. E isso com ânimo construtivo, sem ressentimento, com amor.”
 
Acena para que não haja mais nenhuma família sem moradia, nenhum agricultor sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho permite.
 
Finaliza dando a bênção, exortando para que se siga na luta, e entrega uma recordação, alguns rosários que foram fabricados por artesãos, papeleiros e trabalhadores da economia popular da América Latina.
 
Convida-nos à firme esperança, com renovados compromissos, sem desânimo e desilusão, a fim de que todos tenham direito a terra, teto e trabalho.
 
Sejamos, portanto, iluminados pela mensagem e nos unamos com todas as pessoas que não medem esforços para que referidos direitos sejam alcançados, a fim de que tenhamos uma nova realidade, sem marginalizações e exclusões, prefigurando o sinal do Reino de Deus entre nós.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Conservemos a mansidão necessária

 


Conservemos a mansidão necessária

Sejamos enriquecidos pelos escritos de Diádoco de Foticeia (séc. V), que nos ajuda no caminho do aperfeiçoamento espiritual.

“O autêntico conhecimento consiste em discernir sem erro o bem do mal; quando se alcança isto, então o caminho da justiça, que conduz a alma para Deus, Sol de justiça, introduz aquela mesma alma na luz infinita do conhecimento, de modo que, doravante, vai segura após a caridade.

Convém que, embora no meio de nossas lutas, conservemos a paz do espírito, para que a mente possa discernir os pensamentos que a atacam, guardando na dispensa de sua memória aqueles que são bons e possuem sua origem em Deus, e lançando deste depósito natural aqueles que são maus e procedem do demônio.

O mar, quando está calmo, permite aos pescadores enxergarem até o fundo dele e descobrir onde se encontram os peixes; mas, quando está agitado, fica turvado e impede aquela visibilidade, tornando inúteis todos os recursos dos quais os pescadores se utilizam.

Somente o Espírito Santo pode purificar o nosso espírito. Se Ele não entra, como o mais forte do Evangelho, para vencer o ladrão, nunca lhe poderemos arrebatar sua presa.

Convém, portanto, que em toda ocasião o Espírito Santo Se encontre à vontade em nossa alma pacificada, e assim teremos sempre acesa em nós a luz do conhecimento; se ela sempre brilha em nosso interior, não somente serão reveladas as influências nefastas e tenebrosas do demônio, mas também se debilitarão enormemente ao serem surpreendidas por aquela luz santa e gloriosa.

Por isto diz o Apóstolo: Não extinguis o Espírito, isto é, não O entristeçais com as vossas más obras e pensamentos, não aconteça que deixe de auxiliar-vos com a Sua luz.

Não é que nós possamos extinguir o que existe de eterno e vivificante no Espírito Santo, mas sim que podemos contristá-Lo, ou seja, ao ocasionar este distanciamento entre Ele e nós, nossa alma fica privada de Sua luz e envolvida em trevas.

A sensibilidade do Espírito consiste em um ‘paladar apurado’, que nos dá o verdadeiro discernimento. Da mesma forma que, pelo sentido corporal do paladar, quando desfrutamos de boa saúde, apetece-nos aquilo que é agradável, discernindo sem erro o bom do mau; assim também nosso espírito, desde o momento em que começa a possuir plena saúde e a prescindir de preocupações inúteis, torna-se capaz de experimentar a abundância da consolação divina e de reter em sua memória a lembrança de seu sabor, por obra da caridade, para distinguir e ficar com o melhor, conforme o que diz o apóstolo: E esta é a minha oração: que vosso amor continue crescendo mais e mais em compreensão e em sensibilidade para apreciar os valores. (cf. Fl 1,9-11).”(1)

Supliquemos a Deus que mantenhamos a mansidão necessária em todos os momentos em nossos relacionamentos, sobretudo nos espaços de nossa comunidade eclesial missionária, como discípulos missionários do Senhor, com a luz do Santo Espírito.

De tal modo que não entristeçamos o Espírito, com o qual fomos marcados como um selo no dia de nosso Batismo, e que nossa alma seja verdadeiramente pacificada. Amém.

 

(1) Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes – 2013 – pág. 646-647

 

Jesus quer nossa resposta de amor

                                    

Jesus quer nossa resposta de amor

Ouvimos, na sexta Quinta-feira do Tempo Comum, a passagem do Evangelho em que somos questionados sobre quem é Jesus para nós (Mc 8, 27-33).

Procuremos respostas para esta instigante questão - “Quem é Jesus para nós?” para maior correspondência às exigências para o Seu seguimento.

Somente na acolhida de Jesus e do Projeto Divino, que Ele vem realizar na mais perfeita obediência, no dom total da vida aos irmãos, é que estaremos, de fato, no caminho da vida plena, aparentemente um caminho de fracasso, porque inevitavelmente passa pela cruz.

Para nós, Jesus é “o Filho do Homem”, o Filho de Deus que oferece Sua vida como dom, por Amor a humanidade.

Pedro responde corretamente: “Tu és o Messias, o Filho de Deus”. Um Messias diferente do que se esperava, um Messias que passa pela Cruz, pela entrega da Sua vida.

Quem quiser segui-Lo terá que renunciar a si mesmo e tomar a sua cruz cotidianamente.

Renunciar a si mesmo será dizer não ao egoísmo, ao comodismo, ao orgulho e à autossuficiência, fazendo da própria vida doação total, amor radical, entrega até a morte, como o próprio Jesus o fez.

Jesus não pode ser para nós o que representa para alguns:

- homem bom, generoso e atento aos sofrimentos dos outros;
- admirável mestre da moral;
- condutor de massas que passou de moda;
- um revolucionário;
- ou ingênuo e inconsequente.

Como discípulos missionários do Senhor, Ele tem que ser o nosso Redentor, a razão de todo nosso existir. Precisamos ter sua Pessoa, Palavra e ensinamentos como referências fundamentais sobre as quais construímos a nossa existência.

Colocando-nos nas mãos de Deus, viver a nossa história como Pedro o fez, vivendo a vida complexa de sombras e luz. Deus sabe trabalhar com nossas fraquezas e limitações.

É preciso colocar-se a caminho, multiplicando gestos que expressem nossa fé em Deus e nossa fidelidade ao Seu Projeto de Vida Plena para toda a humanidade.

De fato, o Reino de Deus cresce apesar de nossas limitações e Deus nos chama e nos convida a participar desta construção. 

Reflitamos: 

-  Qual é a nossa resposta ao chamado de Deus na construção do Reino?
-  Como tem sido nossa participação?
-  De que modo estamos seguindo o Senhor?
-  Como estamos carregando a nossa cruz de cada dia?
   
Renovemos todos os dias nossa fidelidade ao Senhor, pois somente n’Ele, e com Ele, a alegria, a vida, a realização, a paz, porque  Ele é a nossa mais bela e inesgotável Divina Fonte de Amor. 

Em poucas palavras...

                                               


A virtude moral da justiça

“A justiça é a virtude moral que consiste na constante e firme vontade de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. A justiça para com Deus chama-se «virtude da religião».

Para com os homens, a justiça leva a respeitar os direitos de cada qual e a estabelecer, nas relações humanas, a harmonia que promove a equidade em relação às pessoas e ao bem comum.

O homem justo, tantas vezes evocado nos livros santos, distingue-se pela retidão habitual dos seus pensamentos e da sua conduta para com o próximo. «Não cometerás injustiças nos julgamentos. 

Não favorecerás o pobre, nem serás complacente para com os poderosos. Julgarás o teu próximo com imparcialidade» (Lv 19, 15). «Senhores, dai aos vossos escravos o que é justo e equitativo, considerando que também vós tendes um Senhor no céu» (Cl 4, 1).” (1)

 

(1)               Catecismo da Igreja Católica – parágrafo n.1807.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Curados pelo Senhor

                                                        

Curados pelo Senhor

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de Marcos (Mc 8,22-26) sobre a cura do cego por Jesus.

Assim como os discípulos têm dificuldade para enxergar, o cego “dá trabalho” a Jesus (nota da Bíblia - Edições CNBB).

A cura se deu num processo: via homens andando como árvores, depois enxergava todas as coisas com nitidez.

Assim acontece com todo aquele (a) que se põe no Caminho da Iniciação à fé.

Seguindo o Senhor: Rito, Palavra de Deus, Sacramentos e Evangelização se completam, na mais perfeita sintonia.

E a transformação que abrange a totalidade da pessoa: mente e coração, espírito e sentidos, indivíduo e comunidade, fazendo progressos na prática da caridade.

Supliquemos ao Senhor que cure nossa cegueira, para enxergarmos novos caminhos, quando tudo parece ter perdido o sentido.

Supliquemos ao Senhor, para que curados, tenhamos olhares renovados de esperança, fitos em horizontes mais que queridos, haverão de ser alcançados.

Curados pelo Senhor, para que saibamos ver, com os olhos do coração, aqueles que mais precisam, clamam, mãos estendem, lágrimas vertem, nosso amor e solidariedade suplicam.

Curados de nossa miopia espiritual, sejamos, pois de um quê de miopia em relação ao outro e ao que se passa ao nosso redor, todos somos acometidos.

Curados pelo Senhor de toda e qualquer forma de cegueira, sejamos. Amém.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

“Eu era forasteiro, e me recebestes em casa”

Eu era forasteiro, e me recebestes em casa”

No Santuário Boa Viagem – Belo Horizonte – MG, celebramos a Missa de acolhida de migrantes venezuelanos.

Na homilia, referi-me ao Santuário como casa dedicada à Mãe, e como toda a mãe, acolhe hoje seus filhos migrantes.

Estando o Santuário em reforma, me veio à mente a Homilia escrita pelo Bispo São João Crisóstomo (séc. IV), sobre o Evangelho de São Mateus, sobre o cuidado do templo e os templos de Deus; quando afirmei – “é preciso cuidar do templo, mas também dos templos vivos de Deus, como a Igreja assim está fazendo neste momento.”

“Queres honrar o corpo de Cristo? Não O desprezes quando nu, não O honres com vestes de seda e abandones fora no frio e na nudez o aflito.

Pois aquele que disse: Isto é o meu Corpo (Mt 26,2) e confirmou com a Palavra, é o mesmo que falou: Tu Me viste faminto e não Me alimentaste (Mt 25,35); e: O que não fizeste a um destes mais pequeninos, não o fizeste a mim (Mt 25,45). Este não tem necessidade de vestes, mas de corações puros, aquele, porém, precisa de grande cuidado...

Aprendamos, portanto, a raciocinar e a reverenciar a Cristo como lhe agrada... Assim, honra-O tu com a honra prescrita em lei, distribuindo tua fortuna com os pobres. Deus não precisa de vasos de ouro, mas de almas de ouro.

Que proveito haveria, se a Mesa de Cristo está coberta de taças de ouro e Ele próprio morre de fome? Sacia primeiro o faminto e, depois, do que sobrar, adorna sua mesa.

Fazes um cálice de ouro e não dás um copo de água? Que necessidade há de cobrir a mesa com véus tecidos de ouro, se não lhe concederes nem mesmo a coberta necessária? Que lucro haverá? Diz-me: se vês alguém que precisa de alimento e, deixando-o lá, vais rodear a mesa, de ouro, será que te agradecerá ou, ao contrário, se indignará? Que acontecerá se ao vê-lo coberto de andrajos e morto de frio, deixas de dar as vestes, mandas levantar colunas douradas, declarando fazê-lo em sua honra? Não se julgaria isto objeto de zombaria e extrema afronta? Pensa também isto a respeito de Cristo, quando errante e peregrino vagueia sem teto.

Não O recebes como hóspede, mas ornas o pavimento, as paredes e os capitéis das colunas, prendes com cadeias de prata as lâmpadas, e a Ele, preso em grilhões no cárcere, nem sequer te atreves a vê-Lo.

Torno a dizer que não proíbo tais adornos, mas que com eles haja também cuidado pelos outros. Ou melhor, exorto a que se faça isto em primeiro lugar. Daquilo, se alguém não o faz, jamais é acusado; isto porém, se alguém o negligencia, provoca-lhe a geena e fogo inextinguível, suplico com os demônios.

Por conseguinte, enquanto adornas a casa, não desprezes o irmão aflito, pois ele é mais precioso que o templo”

Esta é uma Homilia profundamente questionadora, na indispensável necessidade de cuidar da beleza do templo e de tudo que ao culto se refira, sem deixar de lado o essencial do Evangelho, o cuidado e a promoção dos pobres.

Reflitamos

- De que modo cuidamos da Casa do Senhor e de tudo quanto esteja relacionado?

- Quanto de recurso financeiro e de tempo investimos no cuidado do Senhor, na pessoa dos pobres que nos interpelam, como Sua real presença?

- A preocupação que temos com o esplendor de nossos templos e liturgia é a mesma que temos com o resgate do esplendor do brilho dos olhos de nossos irmãos empobrecidos? 

Concluindo: O zelo pela casa do Senhor e o amor pelos Seus templos vivos, os pobres, são inseparáveis.

Oremos:  
Senhor, que eu cuide de Ti em cada irmão e irmã empobrecido, com o mesmo amor com que cuido do culto e de Tua casa;

Senhor, que o zelo, a promoção da vida e da dignidade dos pobres me consuma como me consome o zelo pela Tua casa.

Senhor, que este zelo inseparável, irrenunciável e inadiável, por nós seja vivido, porque para Vós agradável e louvável.

Senhor, não permita que caiamos em omissões execráveis,  detestáveis e lamentáveis, porque por Vós inadmissíveis e impensáveis. Amém.

PS: Celebrada dia 18 de fevereiro de 2019, no Santuário da Boa Viagem - Belo Horizonte - MG

Eucaristia: partilha e a solidariedade

                                                         

Eucaristia: partilha e a solidariedade 

“Ainda não entendeis?” (Mc 8,21) 

Este foi o inquietante questionamento de Jesus aos Seus discípulos depois de multiplicar os pães e, ainda assim eles não terem entendido o que significou tal sinal, não compreenderem Sua ação, e tampouco Sua pessoa, Sua missão.

Também nós, muitas vezes, podemos encontrar dificuldade para compreender os acontecimentos, sobretudo, quando marcados pela tragicidade (uma perda súbita, a morte, um acidente).

Porém, por vezes, não somos capazes de ler e compreender os sinais da bondade de Deus nas vitórias, na superação, num desatar de uma situação, no descortinar dos véus de um acontecimento.

A vida tem seus mistérios, que muitas vezes só serão compreendidos na exata medida da fé, quando nos entregamos nas mãos d'Aquele que é fonte de todo nosso ser.

Na fidelidade ao Divino Mestre, como discípulos que o somos, haveremos de aprender as mais belas lições que de Seus lábios emanaram e que no Evangelho encontramos; compreendendo os fatos e a história com os olhos e a lógica de Deus. Somente assim, teremos um olhar profundo, capacidade de escuta e, de modo especial, um coração aberto a todos.

Na Barca/Igreja de Jesus nos refazemos de nossos cansaços em cada Eucaristia que celebramos e bem participamos. No Banquete Eucarístico renovamos nossas forças para que a fadiga da labuta pelo Reino e o enfrentar das dificuldades não nos fragilizem e não nos condenem ao fracasso e à derrota. Bem disse o Apóstolo: “Em Cristo somos mais que vencedores!” (Rm 8, 37).

É preciso que sejamos levedados pela Lógica de Sua Palavra e do Banquete Eucarístico que Ele celebrou com os Seus, prefigurados na partilha dos pães e peixes. Levedados pela “Lógica Eucarística” que se traduz em partilha e solidariedade para com o próximo.

Levedados pela “Lógica Eucarística”, as situações de ódio serão vencidas pela prática do Mandamento do Amor; as cobiças em gestos alegres de partilha; os pesadelos tornar-se-ão sonhos, pelos quais nos empenharemos sem esmorecimentos. 

Levedados por esta tão bela lógica, a cruz carregada é prenúncio da glória eterna, vitória anunciada e já celebrada, porque não sucumbimos e não desistimos de nossas quedas tantas.

As metas não serão tão apenas ponto de chegada, mas no Mistério da Páscoa, um novo começo, pois elas devem se subordinar a lógica maior e infinita do Reino, que consiste no melhor de Deus para cada um de nós.

Sejamos levedados pela Lógica Eucarística, vivendo o amor, a partilha e a solidariedade.

 

PS: Passagem do Evangelho de Marcos  (Mc 8,14-21)

 

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