domingo, 29 de junho de 2025

Não desistir diante das provações

                                               


                                            Não desistir diante das provações

Diante da história de todos nós, com suas páginas de provações, tribulações, dificuldades, tropeços e inquietações, como fazer a necessária superação?

Precisamos, a partir da fé, escrever novas páginas de paciência, esperança, perseverança, perfeição, integridade e de verdadeira alegria.

Como Igreja Sinodal, peregrinos de esperança, sejamos iluminados e fortalecidos pela Palavra de Deus, que é luz para o nosso caminho (Sl 119,105), no bom combate da fé (2 Tm 4,7-8).

Urge firmar nossos passos, escrevendo páginas de acrisolamento, amadurecimento, aperfeiçoamento, vivendo o Mistério da Paixão e Morte do Senhor, para com Ele Ressuscitar, e com Ele, sermos mais que vencedores:

– “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus” (Rm 8,37-39).

O Apóstolo São Paulo também nos ajuda neste santo propósito, como peregrinos do Senhor que somos:

-  “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não decepciona, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,1-5).

Por fim, acolhamos e aprofundemos nossa reflexão, à luz das palavras do Apóstolo São Tiago:

-  “Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma.” (Tg 1,2-4)


Nota-se um itinerário que o cristão precisa percorrer, na vivência da fé:

1º - A provação, como motivo de grande alegria;

2º - A comprovação da fé;

3º - A perseverança na fé;

4º - A geração da obra de perfeição;

5º - A perfeição e integridade (sem falta ou deficiência alguma).

Concluindo, vejamos o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica sobre o caminho da perfeição que devemos trilhar:

“O caminho da perfeição passa pela Cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças.” (1)

Façamos as renúncias necessárias, tomemos nossa cruz de cada dia e sigamos o Senhor (cf. Lc 9,23), cujo fardo é leve e o jugo é suave (cf. Mt 11,28-30), revitalizando-nos com o Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia, que são os imprescindíveis e divinos Pães de nossa vida, no tempo presente e na eternidade. Amém.

 

(1) Catecismo da Igreja Católica – n. 2015 

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (26/09)

                                                            

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”

Eis a resposta de Pedro à pergunta que Jesus fez sobre Sua identidade: “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16,16)

O Bispo Santo Irineu (séc. II), com poucas palavras  descreve o que significa o nome de Cristo:

“É, aliás, o que indica Seu próprio nome, pois no nome de Cristo está subentendido Aquele que ungiu, Aquele que foi ungido e a própria Unção com que Ele foi ungido: Aquele que ungiu é o Pai, Aquele que foi ungido é o Filho, e o foi no Espírito, que é a Unção” (1).

No Mistério da Santíssima Trindade, contemplamos a comunhão de três Pessoas e um só Deus: o Pai ungiu, o Filho foi ungido e a Unção é o próprio Espírito.

Esta definição nos remete à afirmação do Bispo e Doutor da Igreja, Santo Agostinho (séc. V): “Com efeito, são Três: o Amante, o Amado, o Amor.”; “E não mais que Três: um que ama aquele que procede dele, um que ama aquele do qual procede, e o amor mesmo.” (2)

Pelo Batismo somos ungidos pelo óleo, e também no Sacramento da Crisma, quando recebemos a plenitude dos dons do Espírito, quando na unção se diz, ao assinalar a fronte do crismando: “Recebe por este sinal + o Espírito Santo, o dom de Deus”.


Deste modo, também somos ungidos, marcados pelo selo do Espírito para ser sinal de Deus no mundo, proclamando e testemunhando a Boa-Nova que o Senhor nos anunciou e ao mundo nos enviou para continuar a Sua missão.

Contemplemos a Santíssima Trindade, e mergulhemos no Mistério imenso e intenso de amor destas três Pessoas.


(1) Catecismo da Igreja Católica – n. 438

(1)De Trinitate – Santo Agostinho – citado em Teologia da Ternura – um “evangelho” a descobrir - Carlo Rochetta - Editora Paulus – pág. 318

 

Reflexão apropriada para a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 9,18-24)

Pedro e Paulo, exemplos para o nosso discipulado

                                                       

Pedro e Paulo, exemplos para o nosso discipulado

Ao celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo, sejamos iluminados por estas passagens bíblicas: At 25, 13-21; Jo 21, 15-19.

Reflitamos sobre sobre o amor, a fidelidade, a sabedoria e a paz!

Na terceira aparição do Ressuscitado, após a Pesca Milagrosa, em Jesus interroga Pedro por três vezes se ele O ama.

O diálogo de Jesus com Pedro lembra-nos as três vezes que Pedro negou o Senhor. E agora, três vezes afirma o seu amor.

A Misericórdia de Deus jamais deixa de acreditar em nós, apesar de nossas infidelidades, inconstâncias e condição pecadora. Apesar de sermos pecadores e porque somos pecadores, ama-nos para nos reconciliar, renovar, com possibilidade de uma nova vida, novo rumo, novos horizontes:

O Amor:
O amor é essencial e nada é possível quando falta o amor, Princípio e Fundamento da Missão Evangelizadora. Sem amor ao Senhor, amor incondicional, não levaremos adiante tão Divina Missão.

Muito mais do que multiplicação de palavras… Amar é tornar a vida intensa e bela com pequenos gestos, porque ainda que pequenos, por amor, tornam-se grandes!

Amor é entrega… É superação de limites, vivência da palavra dada, compromissos firmados – compromissos cumpridos, configuração ao Amado, de modo que já não é a pessoa que vive, mas é Cristo que nela vive…

O amor que Jesus exige do Apóstolo, implica numa atitude de absoluta fidelidade.

Fidelidade:
Ao Reino; ao Evangelho, à Doutrina. Testemunho, coerência; amadurecimento. A fidelidade pressupõe coragem, renúncias, despojamento, jamais retrocessos…

Sabedoria:
Paulo anunciando o Cristo Ressuscitado é preso, impedido de realizar sua Missão. Apela à sua condição romana para o julgamento, o que possibilitaria a continuidade da Evangelização, a abertura a outros povos…

Evangelizar exige confiança total no Senhor, mas não nos dispensa da ação com Sabedoria.

O Cristão precisa, em cada tempo, salvaguardar a dignidade e sacralidade da vida, da concepção ao seu declínio natural. Paulo, indiscutivelmente confia no Senhor, e age com Sabedoria fazendo valer seus direitos…

Pedro e Paulo deram com a palavra e a própria vida as suas respostas… Eis a nossa vez.

Paz:
Amando na Fidelidade e com Sabedoria o Discípulo Missionário de Jesus encontrará e fará acontecer a Paz tão almejada e necessária.

Aprendamos com São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos

 


Aprendamos com São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos
 
“Senhor, eu creio: aumenta a minha fé!
Tu conheces meu coração,
Tu vês o medo, que existe em mim,
de confiar-me perdidamente a Ti.
 
Tu sabes que o desejo
de governar sozinho a vida
é tão forte em mim,
que muitas vezes faz que eu fuja de Ti!
 
No entanto, eu creio:
diante de Ti está meu desejo
e minha fraqueza.
Orienta aquele, sustenta esta,
ajudando-me a fazer naufragar em Ti
qualquer sonho meu, esperança e projeto,
para confiar em Ti e não em mim
e nas presumidas evidências
deste mundo que passa.
 
Faze que eu saiba lutar contigo:
mas não permitas que eu vença!
Senhor de meu medo e da minha espera,
do meu desejo e da minha esperança,
aumenta, peço-te, a minha fé!” Amém.

 

(1) Caminhando na fé – Bruno Forte - Arcebispo Metropolitano de Cheti-Vasto -  Retiro espiritual para os Bispos – CNBB – Aparecida – 3 a 4 de maio de 2014

Em poucas palavras...

                                                  


A necessária graça divina em nossas fraquezas

“O Espírito Santo confere a alguns o carisma especial de poderem curar (1Cor 12,9.28.30) para manifestar a força da graça do Ressuscitado. Todavia, nem as orações mais fervorosas obtêm sempre a cura de todas as doenças.

Assim, São Paulo deve aprender do Senhor que «a minha graça te basta: pois na fraqueza é que a minha força atua plenamente» (2 Cor 12, 9), e que os sofrimentos a suportar podem ter como sentido que «eu complete na minha carne o que falta à paixão de Cristo, em benefício do seu corpo, que é a Igreja» (Cl 1, 24).” (1)

 

 

(1) Catecismo da Igreja Católica - parágrafo n. 1508

 

Tenhamos os mesmos sentimentos do Senhor

Tenhamos os mesmos sentimentos do Senhor

“Tende entre vós os mesmos sentimentos
que havia em Cristo Jesus” (Fl 2,5)

Reflexão à luz da passagem da Carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses (Fl 2,1-11), para o aprofundamento da graça de sermos discípulos missionários do Senhor.

A Carta é dirigida à uma comunidade viva, piedosa, generosa, mas não perfeita, pois ela precisa aprender o desprendimento, a humildade, a simplicidade, dizendo não ao orgulho, à autossuficiência, à vaidade e à ambição.

Ela precisa abandonar as atitudes individualistas e egoístas no relacionamento comunitário, e, deste modo, aprender a viver na caridade.

Neste sentido, precisará comportar-se como Cristo, em atitude “kenótica”, ou seja, despojamento, esvaziamento, aniquilamento: assumir a Cruz de Nosso Senhor, vivendo em total entrega, obediência, amor, doação  e serviço.

Trata-se de assumir os valores que Jesus encarnou ao realizar a sua missão no anúncio da Boa-Nova do Reino de Deus.

A Carta nos provoca: num mundo competitivo, como viver esta lógica de Jesus, que é o caminho da glorificação, o caminho da vida plena, da glória que não prescinde da Cruz:

O caminho para a glória, mesmo no interior da vida da comunidade, passa pela Cruz; o caminho da harmonia comunitária passa pela caridade e pela humildade”(1).

Portanto, ouvimos na passagem um Hino Cristológico Paulino com densidade notável, que nos dá a identidade de cristãos e discípulos missionários do Senhor, de modo que somos interpelados pela Sua Palavra e seduzidos pela Sua Pessoa, totalmente identificados com o Seu Coração:

Sermos cristãos realiza-se percorrendo um caminho concreto, avançando no mesmo sentido indicado pelo Mestre, identificamo-nos com Ele, tornando-nos uma imagem Sua, para as pessoas que encontramos”(2).

Neste sentido o discípulo precisa identificar-se profundamente com Jesus:

ter os mesmos sentimentos d’Ele;
- conhecê-Lo verdadeiramente a partir do seu agir e suas preocupações;
- pautar a conduta a partir do Seu critério na avaliação das pessoas e das diferentes circunstâncias;
- conhecer as suas opções de vida;
- viver como Ele na relação pessoal com o Pai;
- ter a mesma disposição para d’Ele para com os outros. (3)

Temos alguns critérios para que conheçamos os sentimentos de Jesus:

- a leitura atenta do Evangelho;
- a oração confiante;
- a celebração sincera dos sacramentos;
- a vida em comunidade;
- a partilha da fé em grupo (4).

Quanto aos sentimentos que o discípulo precisar ter para que sejam os mesmos de Jesus são:

- a fortaleza perante a provação;
- a compaixão perante as necessidades do próximo;
- a humildade;
- a obediência à vontade do Pai (Fl 5,6-8) (5).

Roguemos a Deus para que estes critérios e sentimentos se façam presentes em nosso discipulado, para que sejamos uma Igreja mais plenamente fiel ao Seu Senhor; uma Igreja missionária em saída, como nos exortava o Papa Francisco.

Que o Espírito do Senhor nos ilumine, para que façamos progressos espirituais cada vez maiores, totalmente configurados ao Senhor, que nos chamou e nos envia em missão.

(1)Lecionário Comentado – Editora Paulus – Lisboa – 2011 – Volume II – p. 434
(2); (3) (4) idem – p. 436 

Compassivos e missionários

                                                      

Compassivos e missionários

A Liturgia, do Sábado da 12ª Semana do Tempo Comum, nos apresenta a passagem do Evangelho (Mt 8, 5-17), em que Jesus cura a sogra de Pedro, à porta da casa deste, faz curas e expulsa demônios ao cair da tarde.

Sobre esta passagem do Evangelho, voltemo-nos para a reflexão de São Pedro Crisólogo (séc. V), em que nos apresenta a ação de Deus, que busca os homens e não as coisas dos homens.

“A Leitura evangélica de hoje ensina ao ouvinte atento porque o Senhor do céu e restaurador do universo entrou nos domicílios terrenos de Seus servos. Mesmo que nada tenha de estranho que se tenha mostrado afavelmente próximo a todos, ele que com grande clemência tinha vindo para socorrer a todos.

Já conheceis o que moveu Cristo a entrar na casa de Pedro: com certeza não o prazer de recostar-se à mesa, mas a enfermidade daquela que se encontrava na cama; não a necessidade de comer, mas a oportunidade de curar; a obra do poder divino, não a pompa do banquete humano. Na casa de Pedro não se servia vinho, somente se derramavam lágrimas. Por isso Cristo entrou ali, não para banquetear, mas para vivificar. Deus busca aos homens, não as coisas dos homens; deseja dispensar bens celestiais, não espera conseguir as terrenas. Em resumo: Cristo veio buscar-nos, e não buscar as nossas coisas.

Ao chegar Jesus à casa de Pedro, encontrou sua sogra na cama com febre. Entrando Cristo na casa de Pedro, viu ao que vinha buscando. Não se fixou na qualidade da casa, nem na afluência de pessoas, nem nas cerimoniosas saudações, nem na reunião familiar; também não pensou no adorno dos preparativos: Fixou-se nos gemidos da enferma, dirigiu sua atenção ao ardor daquela que estava sob a ação da febre. Viu o perigo daquela que estava para além de toda esperança, e imediatamente coloca mãos para obra de Sua santidade: Cristo nem se sentou para tomar alimento humano, antes que a mulher que jazia se levantasse para as coisas divinas.

Tomou sua mão e sua febre passou. Vês como a febre abandona a quem segura a mão de Cristo. A enfermidade não resiste, onde o Autor da saúde assiste; a morte não tem acesso algum onde entrou o Doador da vida.

Ao anoitecer, levaram-lhe muitos endemoniados; Ele expulsou os espíritos. O anoitecer acontece ao acabar o dia do século, quando o mundo pende para entardecer da luz dos tempos. Ao cair da tarde vem o Restaurador da luz para introduzir-nos o dia sem ocaso, a nós que viemos da noite secular do paganismo.

Ao anoitecer, ou seja, no último momento, a piedosa e solene devoção dos Apóstolos nos oferece a Deus Pai, a nós que somos procedentes do paganismo: são expulsos de nós os demônios, que nos impunham o culto aos ídolos. Desconhecendo ao único Deus, cultuávamos a inumeráveis deuses em nefanda e sacrílega servidão.

Como Cristo já não vem a nós na carne, vem na Palavra: e aonde quer que a fé nasça da mensagem, e a mensagem consiste em falar de Cristo, ali a fé nos liberta da servidão do demônio, enquanto que os demônios, de ímpios tiranos, converteram-se em prisioneiros. Por isso os demônios, submetidos a nosso poder, são atormentados a nossa vontade. O único que importa, irmãos, é que a infidelidade não volte a reduzir-nos a sua servidão: coloquemos antes em nosso ser e nosso fazer, nas mãos de Deus, entreguemo-nos ao Pai, confiemo-nos a Deus: porque a vida do homem está nas mãos de Deus; em consequência, como Pai dirige as ações de Seus filhos, e como Senhor não deixa de preocupar-se por Sua família.” (1)

Esta passagem do Evangelho nos apresenta dois adjetivos que exprimem a identidade de Jesus: compassivo, contemplativo.

Compassivo, Se compadece da sogra de Pedro e a cura da febre, para que esta se coloque a serviço; bem como curou todos os que vieram ao Seu encontro, à porta da casa; também expulsou muitos demônios.

Missionário, não Se instala nem Se acomoda com a possível acolhida na casa da sogra de Pedro, mas, aos discípulos, diz que é preciso continuar a missão em outros lugares.

Assim também é a Igreja, anunciando a Palavra de Deus, realizando a missão do Senhor, com a força e presença do Espírito, verdadeiro protagonista da missão na construção do Reino.

Para anunciar e testemunhar o Senhor e Sua Boa-Nova, precisamos ser como o Divino Mestre: compassivos e missionários.



(1) Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes - 2013 - pp.380-382

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4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG