segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

“Sejamos contemplativos na ação”

“Sejamos contemplativos na ação”

Em todo tempo somos convidados a construir a vida sobre o alicerce firme da Palavra de Deus (Mt 7, 21-27).

Precisamos colocá-la no centro de nossa vida de modo que ela ilumine nossos pensamentos, reoriente nossos sentimentos e revitalize nossas ações.

Não basta que sejamos meros ouvintes da Palavra, mas ardorosos praticantes para que possamos entrar no Reino dos Céus.

Não bastam práticas externas de culto, rezas, procissões, terços... Mas a vivência de tudo aquilo que se reza e se celebra.

Não basta ter o nome inscrito no livro de batizados de uma paróquia, fazer parte de um movimento ou apenas dizer que está numa pastoral.

Não basta aparecer na Igreja nos casamentos e funerais, ou momentos especiais ou até mesmo buscar os Sacramentos, sem também procurar todo seu conteúdo vital e existencial que transforma nossa vida…

Não basta o conhecimento mais profundo, exegético, teológico da Palavra Divina, mas sua encarnação quotidiana nas relações com o outro (próximo) e com o Outro (Deus).

Tomando consciência de nossa realidade limitada, passível de pecado, deixando-nos conduzir pela Palavra Divina para acertadas escolhas, para que a Bênção Divina seja, em nós, abundantemente derramada.

Trilhar o caminho da santidade com total confiança, fidelidade, disponibilidade, coerência, amor e serviço na construção do Reino de Deus é preciso.

Assim viveremos as Bem-Aventuranças, realizando o Projeto da felicidade que Jesus nos apresentou, tendo sal em nós mesmos, e sendo luminosos para o mundo, tendo a caverna escura de nossa existência iluminada com a mais bela e resplandecente luz: a Luz Divina!

Que não construamos sobre a areia da superficialidade, do abandono de Deus, dos ritos exteriores que não são a expressão do que se passa no mais profundo de nós... Construir sobre a areia é certeza de construção com trágico desmoronamento...

Que a Palavra seja o sólido firmamento de nossa história. Que cada dia, cada ação seja um tijolo sobre a Rocha da Palavra que é o próprio Cristo Jesus. Nenhum vento ou tempestade desmoronará nossa casa, nossos sonhos, nossos projetos...

Que a Palavra de Deus e a Eucaristia nos alimentem nesta graça concedida por Deus: viver em absoluta fidelidade a Ele, somente assim nossa vida terá sentido. Todo projeto e construção terão êxito.

Concluindo, tudo isto nos leva a pensar na “Espiritualidade Inaciana” que se resume em ser “contemplativos na ação”.

Contemplativos na medida em que olhamos o mundo e sua realidade com os olhos de Deus. Na ação enquanto este olhar nos tira da acomodação e nos leva a agir no mundo, para transformar toda a realidade em que não brilham a Glória de Deus e a felicidade da pessoa humana.

Sejamos contemplativos na ação!
Façamos da Palavra nosso alicerce,
Que ela seja o “centro” de todo nosso existir...
Que o amor à Palavra Divina seja expressão de nosso anseio de encontro e relacionamento mais profundo com Deus, como assim expressou São Francisco de Assis:

“Senhor, quem és Tu? Quem sou eu?
Tu és o meu Tudo; eu sou o Teu nada!” 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG