domingo, 5 de janeiro de 2025

Solenidade da Epifania: contemplemos a Luz e Salvador de todos os Povos (Epifania)

 


Solenidade da Epifania: contemplemos a Luz e Salvador de todos os Povos
 
“Quando entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante d’Ele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2,11)
 
Epifania é a Festa da Manifestação do Senhor como Salvador de todos os povos. No rosto d’Aquela frágil Criança, revela-se o imenso Amor de Deus, que tão pequenino parece mendigar nossa ternura, acolhida, convidando a que ofereçamos a nós próprios.
 
Não mais ouro, incenso e mirra (realeza, divindade e humanidade, respectivamente), Deus quer tão apenas ser acolhido no mais profundo de nós.
 
Oremos:
 
Senhor Deus, por meio de Jesus Cristo, que Se manifestou em nossa carne mortal, Vós nos recriastes na luz eterna de Sua divindade.
 
Vós que revelastes o Vosso filho Unigênito aos gentios, guiados por uma estrela, concedei-nos contemplar, face a face, a Vossa glória.
 
Ensinai-nos, a exemplo dos santos Magos que, guiados pela estrela, encontraram o Menino no presépio de Belém, também encontrarmos a presença de Deus em cada pessoa que criastes como imagem e semelhança Vossa, e no fim de nossa peregrinação sobre a terra, encontrarmos, com alegria, a Cristo, Luz de Deus, a Divina e perene fonte de alegria, luz e paz.
 
Conduzi-nos,  em contínua conversão, e sejamos iluminados pela luz divina e admirável em nossos caminhos, por vezes, tão obscuros, a fim de que vivamos com amor e fidelidade a missão de testemunhar a Luz do Senhor à tantos que precisarem.
 
Olhai com bondade para os dons da Vossa Igreja, que não Vos oferece ouro, incenso e mirra, mas Aquele que, por estes dons do Pão e Vinho, é manifestado, imolado e oferecido em Alimento, Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor Nosso, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.
 
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG