sábado, 22 de junho de 2024

A vida no Espírito e a prática da justiça

A vida no Espírito e a prática da justiça

Em que consiste a justiça, tantas vezes mencionada na Sagrada Escritura?

O Apóstolo Paulo assim falou aos Romanos:

“Com efeito, o Reino de Deus não é comida e bebida, mas é justiça e paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17).

Somos remetidos a uma precisa conceituação do que vem a ser a justiça do cristão:

“Assim, a justiça do cristão é seu estado de justificação e libertação alcançado através da morte de Cristo. Isso é precisamente libertação do pecado e a restituição a um estado de inocência, mas possui também um caráter positivo.

A ‘justiça’ do cristão é um princípio de conduta reta que consiste em sua comunhão na morte e Ressurreição de Jesus Cristo, pela qual Ele começa uma nova vida no Espírito – uma vida que Ele vive em Cristo e Cristo vive n’Ele.

Essa é a justiça que não pode ser alcançada pelas obras da lei; é um dom gratuito, que só Deus pode dar e que alcança a sua plenitude na Sua vida escatológica que virá”. (1)

Como vemos, a justiça do cristão deve ter uma perspectiva Pascal, porque alcançada pela Paixão e Morte de Jesus Cristo, e exige daquele que a fé n’Ele professa, viver uma nova vida no Espírito, ou seja, “uma vida que Ele vive em Cristo e Cristo vive n’Ele”.

Neste sentido, compreendemos as Palavras de Jesus, no Evangelho de Mateus – “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado” (Mt 6,33).

O discípulo missionário do Senhor, jamais poderá compactuar com a injustiça, e tão pouco ser dela promotor, pois, deste modo, incorreria em pecado, deixando de resplandecer a luz divina, e perderia o sabor, tornando-se sal insípido, que para nada mais serve.

Em todo o momento, somos chamados ao discernimento e à súplica da sabedoria, para que sejamos justos e fraternos, promovendo a cultura da vida e da pazPortanto, é preciso que fiquemos vigilantes e orantes sempre!


Fonte: Dicionário Bíblico – John L. Mackenzie - Edições Paulinas – 1984 – p.529

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG