A nossa glória é perseverar e permanecer no serviço de Deus
A Campanha da Fraternidade 2023 nos desafia com uma temática desafiadora - "FRATERNIDADE E FOME; com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
Para este inadiável compromisso, e tantos outros que se colocam diante do testemunho de nossa fé, são preciosas palavras do Bispo Santo Irineu (séc. II) que assim tão fortemente se expressou em seu Tratado:
“Se Deus requer o serviço dos homens é porque, sendo bom e misericordioso, deseja conceder os Seus dons aos que perseveram no Seu serviço. Com efeito, Deus de nada precisa, mas o homem é que precisa da comunhão com Deus. É esta, pois, a glória do homem: perseverar e permanecer no serviço de Deus”.
Evidentemente, mais do que nunca precisamos tomar consciência de que servimos a Deus não por iniciativa nossa, antes por iniciativa d’Ele que é bom e misericordioso. Tudo o que fizermos será uma resposta à Sua iniciativa.
Sendo assim, a nossa resposta não poderá jamais ser uma resposta qualquer, mas acompanhada de entusiasmo, ardor, entrega, confiança, fidelidade, disponibilidade, certeza de que tudo o que fazemos não é por nosso mérito nem para nossa glória, mas para glória divina.
A nossa glória, bem disse o Bispo, é a perseverança e a permanência no serviço sem esmorecimentos, fraquezas, desistências, ainda que as tribulações e tentações se nos apresente no desenvolver daquilo que fazemos.
Motivados pelas palavras de Santo Irineu, vivamos esse tempo precioso; quarenta dias caminhando com o Senhor, vivendo o Mistério de Sua Paixão e Morte, para que com Ele também possamos ressuscitar, porque pascais o somos.
Façamos nossos propósitos:
- Devolver ao domingo o que ele tem de próprio como Dia do Senhor, dia do descanso, do recolhimento, do cultivar da amizade divina no Banquete da Eucaristia, participando dos Domingos Quaresmais com toda sua riqueza;
- Valorizar a liturgia da semana com suas riquezas imperdíveis;
- Vivenciar os exercícios quaresmais da Oração, jejum e esmola como sinal de quem se pôs num caminho e atitude de conversão, para crescer e amadurecer na gratuidade, fidelidade, comunhão, alegria e serviço;
- Aprofundar a temática da Campanha da Fraternidade, participando de grupos de reflexão, das vias-sacras, enfim, de todos os momentos que favoreçam a espiritualidade...
Nesta caminhada de conversão sincera ao Amor de Deus, não percamos a oportunidade de uma frutuosa e necessária confissão, procurando um Sacerdote para o Sacramento da Penitência.
Sendo a nossa glória o perseverar e permanecer no serviço de Deus, o façamos com todo ardor e, assim, a alegria da Páscoa transbordará em nosso coração.
A alegria pascal será diretamente proporcional à intensidade de nosso despojamento, renúncia e revestimento de Cristo e Seu Amor imensurável e incondicional. Eis o desafio maravilhoso deste Tempo Quaresmal.
PS: Escrito em fevereiro de 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário