domingo, 6 de outubro de 2024

A ignominiosa realidade e a profecia necessária!

A ignominiosa realidade e a profecia necessária!

A realidade social que vivemos muitas vezes é ignominiosa, e para que não fique dúvida: é vergonhosa, indigna, desonrosa e infame. Porém, mais do que um sentimento de horror, medo, indiferença e apatia é preciso que desperte em nós a vocação profética que é um Dom de Deus e resposta humana.

É preciso ser Profeta em todo lugar, repetimos incansavelmente: na família, na escola, no trabalho, na rua, na política, nas entidades filantrópicas, nos sindicatos...

A ignominiosa realidade de desestruturação da família, com perdas de valores e princípios, relacionamentos pouco duradouros, infidelidades, permissividades a enfraquece.

Como Profetas e Profetizas divinos, devemos recuperar o valor sagrado da família como Santuário da Vida, como primeira escola dos valores que marcam toda a vida: amor, partilha, solidariedade, respeito, acolhida, diálogo...

A ignominiosa realidade das escolas não está muito distante de nossos olhos e de nossas famílias: a droga, a violência, a pouca valorização dos professores, a falta de condições para um ensino verdadeiramente edificante, entre outros inúmeros problemas, clamam por vozes proféticas.

Um sonho ou uma possibilidade para audazes Profetas e Profetizas da educação?

A não diferente realidade do mundo do trabalho com a inversão dos valores colocando o capital acima da vida e da pessoa, a maximização do lucro, a ambição e o consumismo desmedidos gerando destruição do planeta, exigindo dele muito mais do que ele possa dar, desemprego, subemprego e incontáveis outras situações clamam por profetas e profetizas que recuperem o valor sagrado do trabalho como prolongamento da obra do Criador.

A realidade política nos desafia, sobretudo, neste ano de eleições na escolha de representantes que não compactuem com a violação do valor sagrado da vida, como a prática do aborto, que façam da política a arte da promoção do bem comum e não de seus próprios interesses.

Como suscitar e sermos Profetas que brilhem como luz do mundo e sendo sal da terra recupere o mais belo sentido da política.

Urge Profetas e Profetizas políticos e políticos Profetas e Profetizas, na mais bela e perfeita sintonia, para que a ignominiosa realidade sociopolítica favoreça uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Há outras ignominiosas realidades... Urge que as percebamos, bem como urge que Profetas e Profetizas do Senhor nelas sejamos.

Há um preço em ser Profeta, mas há um prêmio bem maior para quem vive a profecia na confiança em Deus, na gratidão, na graça divina, na fidelidade incontestável: a certeza de que colaboramos para um mundo melhor e que um dia a Coroa da Glória nos será concedida.

Urge viver a vocação profética como o mais belo e salutar combate, o combate da fé como nos falou o Apóstolo Paulo (2 Tm 4, 1-22). 

É sempre tempo de missão profética da Igreja para que a ignomínia dê lugar à vida, à fraternidade, ao que é honroso e belo; trazendo a todos nós alegria, amor e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário