sexta-feira, 1 de março de 2024

“Entra no teu quarto”

                                                     

“Entra no teu quarto”

Sobre a oração, vejamos o que nos diz Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja (séc. IV):

“Ademais, também nos é ensinado que convém orar em todos os lugares: assim o afirma o Salvador, quando diz, falando da oração: ‘Entra no teu quarto’.

Porém, entende-o bem, não se trata de um quarto rodeado de paredes, no qual o teu corpo se encontra fechado, mas sim daquela morada que existe em teu próprio interior, no qual residem os teus pensamentos e moram os teus desejos. 

Este quarto para a oração vai contigo a todos os lugares, em toda a parte onde te encontres continua sendo um lugar secreto, cujo só e único árbitro é Deus”. (1)

Oremos:

Entrai, Senhor, em meu quarto, onde moram meus pensamentos e desejos, e os transforme, para que correspondam aos Vossos, configurados a Vós, mesmos sentimentos ter, como tão bem nos exortou o Vosso incansável Apóstolo na Sagrada Palavra.

Entrai, Senhor, em meu quarto, onde moram meus desejos, e os purifique, de modo que os purificando, coincidam com os desígnios que tendes para mim, que consistem em uma vida realizada e feliz, porque no Vosso Caminho, pela Vossa Verdade sempre conduzida, Vida plena alcançada.

Entrai com Vossa Divina Luz, para iluminar as partes mais obscuras de meus pensamentos e desejos, lá no mais profundo de mim, onde Vosso Espírito habita, e os ilumine, para que os raios se tornem radiantes pelas obras de misericórdia corporais e espirituais que esperais de cada um nós.

Senhor, entrando em meu quarto, encontro-Vos, e encontrando-Vos, prolongo este estar diante de Vós, tão certo de que estais dentro de mim, mais íntimo a mim do que eu a mim mesmo; tão mais perto e eu tão longe, em permanente desejo de Vos procurar, encontrar e amado por Vós, que tanto nos ama, amar-Vos.

Senhor, conheceis as secretas cruzes que cada pessoa carrega, mais do que elas próprias, porque conheces o mais profundo de nossas entranhas. Dai-nos coragem para carregá-las com confiança, em permanentes quedas e reerguimentos, mas sem jamais desistir de alcançar o horizonte da eternidade. Amém.


(1) Lecionário Patrístico Dominical - Editora Vozes - 2013 - p.734

Nenhum comentário:

Postar um comentário