terça-feira, 1 de outubro de 2024

Memórias Missionárias...

A Eucaristia é o nosso Alimento indispensável

“O Senhor, que encaminha os nossos corações para o 
amor de Deus e a constância de Cristo, 
esteja convosco” (2 Ts 3,5)

Era o mês de julho de 2001 (exatos um ano e meio de missão de três que foram completados).

Partilhei, através de carta a amigos da Diocese de Guarulhos, as atividades da caminhada missionária na Diocese de Ji-Paraná – RO.

As atividades eram muitas, sobretudo na medida em que ia me inserindo na realidade daquele povo. 

Nos meses de maio e junho, realizei a segunda visita às Comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Ministro Andreazza-RO, com as religiosas e um seminarista.

Celebramos a Eucaristia, com o tema do Congresso Eucarístico – “Eucaristia, fonte da missão e da vida solidária”. 

Em junho, também ajudei nas visitas às Comunidades de Presidente Médici, com o tema da Romaria da Terra. Foi uma semana muito rica, em que pude conhecer novas Comunidades, um povo muito simples, carinhoso e acolhedor. Como eram mais de sessenta comunidades, algumas delas somente conheci depois de ano e meio em missão.

Realizei dois encontros de formação com os sete seminaristas do Propedêutico de nossa Diocese de Ji-Paraná, a partir da Encíclica do Papa São João Paulo II – “Pastores Dabo Vobis” - Sobre a Formação de Sacerdotes. Acredito que foi bom para eles, muito mais gratificante para mim, pois nos convida a renovar nosso entusiasmo e ardor vocacional, na realização de nosso ministério.

Participei de três reuniões na Diocese, a fim de prepararmos a VI Romaria da Terra, que aconteceria no dia 29 de julho, com a participação de três Dioceses de Rondônia (Ji-Paraná, Porto Velho e Guajará-Mirim). 

A Romaria era sempre um acontecimento muito significativo para nossas Comunidades, sobretudo porque vivíamos momentos de grandes dificuldades econômicas.

Tratava-se de um ato ecumênico (Igreja Luterana), com a participação de diversas entidades, entre elas CIMI e CPT... O tema da Romaria: “Agricultura Familiar: criar raízes para uma vida longa e feliz”. Como tema: “ Plantar e colher, comer e viver”. Prevíamos uma participação de 15.000 pessoas.

Na Paróquia, encaminhávamos um Evento muito importante: A “Missão Jovem”, com o tema da Campanha da Fraternidade – “Vida sim, drogas não!”, e o Lema: “Jovem na família, resgatando a dignidade e a cidadania”. 

Pretendíamos visitar, de 8 a 16 de setembro, todas as famílias católicas de nossas 31 Comunidades. 

Em agosto teríamos a visita dos Redentoristas, por três dias, celebrando Missas e animando nossas Comunidades para o bom êxito da Missão Jovem...

Por fim, tive a alegria de receber a visita de parentes de São Paulo, que puderam ver com os próprios olhos o que procurava, com limites, partilhar através de cartas e artigos. Na oportunidade, foi produzida uma fita de vídeo, como um documentário com as diversas lideranças de nossas Comunidades, com um pouco da realidade da Paróquia em que realizava a missão.

Como falei, as Comunidades passavam momentos muito difíceis (a saca do café despencara para R$ 28,00), quando havia chegado chegou a R$ 120,00.  Muitos vendiam seus sítios (terras) e partiam para novos lugares. 

Com isto, perdíamos muito:  lideranças e amizades; e algumas Comunidades ficavam cada vez mais reduzidas, com possibilidade até de deixar de existir. Daí a emergência da Romaria da Terra, anteriormente mencionada. 

Apesar disto, do muito calor, e outras dificuldades, muitos resistiam e se organizavam: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações dos Trabalhadores Rurais, um ou outro Partido Político com propósitos de promoção do bem.

Roguei a Deus que derramasse copiosas bênçãos sobre todos da Diocese de Guarulhos, alimentados do Cristo Eucarístico, fortalecendo a missão recebida pelo Batismo, escrevendo páginas de solidariedade, na expressão madura e recriadora  do Mandamento Maior que Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou: amor a Deus e ao próximo (cf. Lc 10,25-37).

Nenhum comentário:

Postar um comentário