domingo, 27 de julho de 2025

Mensagem do Santo Padre Leão XIV para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (Síntese)

 


Mensagem do Santo Padre Leão XIV
para o V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos (Síntese)

A mensagem para o V Dia Mundial dos avós e dos idosos, escrita pelo Papa Leão XIV, tem como inspiração bíblica a passagem do Livro do Eclesiástico: “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (cf. Sir 14, 2)

Vivendo o Ano Jubilar da Esperança, o Papa destaca a importância da esperança em todas as idades, lembrando algumas personagens bíblicas: Abraão, Sara, Moisés, Zacarias, Isabel.

Diante da constatação do aumento daqueles que estão avançados em idade, como valorizar estas experiências; quais são os gestos e compromissos que podem ser assumidos para que haja sinais de libertação, superação de abandonos e solidão? – “Cada paróquia, associação ou grupo eclesial é chamado a tornar-se protagonista da “revolução” da gratidão e do cuidado, a realizar-se através de visitas frequentes aos idosos, criando para eles e com eles redes de apoio e oração, tecendo relações que possam dar esperança e dignidade àqueles que se sentem esquecidos".

Considerando que  a fragilidade dos idosos precisa do vigor dos jovens, é igualmente verdade que a inexperiência dos jovens precisa do testemunho dos idosos para projetar o futuro com sabedoria, afirma o Papa.

Urge que sejamos sinais de esperança para os idosos – “Este ano é o momento propício para realizá-la: a fidelidade de Deus às Suas promessas ensina-nos que há uma bem-aventurança na velhice, uma alegria autenticamente evangélica que nos convida a derrubar os muros da indiferença na qual os idosos estão frequentemente encerrados”.

Conclui a sua mensagem com um convite para que sejamos sinais de esperança em todas as idades – “Transmitamos com amor a fé que vivemos na família e nos encontros quotidianos durante tantos anos: louvemos sempre a Deus pela Sua benevolência, cultivemos a unidade com as pessoas que nos são caras, abramos o nosso coração aos que estão mais longe e, em particular, aos necessitados. Assim, seremos sinais de esperança, em todas as idades.”


PS: Confira a Mensagem na íntegra

https://www.vatican.va/content/leo-xiv/pt/messages/grandparents/documents/20250626-messaggio-nonni-anziani.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário