terça-feira, 13 de agosto de 2024

Pai, “Levanta-te e come”

 


Pai, “Levanta-te e come”
 
“Naqueles dias, Elias entrou no deserto e andou o dia inteiro. Depois sentou-se debaixo de um junípero e, desejando a morte, exclamou:
 
«Já basta, Senhor. Tirai-me a vida, porque não sou melhor que meus pais». Deitou-se por terra e adormeceu à sombra do junípero.
 
Nisto, um Anjo do Senhor tocou-lhe e disse: «Levanta-te e come». Ele olhou e viu à sua cabeceira um pão cozido sobre pedras quentes e uma bilha de água. 
 
O Anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-lhe e disse: «Levanta-te e come, porque ainda tens um longo caminho a percorrer». Ele levantou-se, comeu e bebeu.  
 
Depois, fortalecido com aquele alimento, caminhou durante quarenta dias e quarenta noites até ao monte de Deus, Horeb”. (1)
 
O clamor do Profeta foi elevado aos céus, porque perseguido por causa da fidelidade ao Senhor.
 
Tão incompreendido, indesejado, porque sua Palavra revelou a abominável idolatria, bradou aos céus - “Tirai-me a vida, porque não sou melhor que meus pais”.
 
Como são cortantes as palavras que expressam o desalento, o desejo de não mais viver, de não mais o caminho querer seguir.
 
No entanto, Deus não nos abandona e nem desiste de nós, e está pronto a nos socorrer, e envia Seus anjos, que nos reanimam e nos protegem, dando-nos de comer e de beber.
 
Temos Sua Palavra, que é ilumina; temos a Eucaristia, que é Pão de Eternidade e Imortalidade, que nos sacia e nos devolve o gosto e o sentido do viver, sem jamais na fé retroceder.
 
Oremos com os pais e pelos nossos pais:
 
Pai, por vezes, em tua sublime e divina missão também assim poderás se sentir, se já não sentiu, mas Pai...
 
"Levanta-te e come” o Pão de Imortalidade, que nutre e renova nossas forças, pois o caminho é longo e teus filhos, sobretudo, precisam muito de ti.
 
Pai, “Levanta-te e come” e perseveres no bom combate da fé, e jamais desista e perca a esperança; e que o teu coração seja inflamado da chama da caridade ardente do amor divino.
 
Pai, “Levanta-te e come”, se enfermo estiveres, que o Senhor esteja contigo e te  conceda saúde, pois tens uma missão a cumprir, crendo n’Aquele que nos cura e fortalece.
 
Pai, “Levanta-te e come”, se desencantado estiveres, o Senhor está sempre contigo, e redescubra a graça de sonhar, o encanto da vida reencontrar, e dias melhores vivenciar.
 
Pai, “Levanta-te e come”, se te encontrares na travessia de um árido deserto, seja a comunidade o oásis para reafirmar teus passos.
 
Pai, “Levanta-te e come” se te sentes sozinho, creia que Deus jamais te abandona,  e a Ele estenda tua mão, sinta Sua Presença, conte também comigo, com minha oração.
 
Pai, “Levanta-te e come”, se sentes teu coração frio e endurecido e incrédulo, o Senhor te dará um coração de carne, e te sentirás por Ele muito amado.
 
Pai, “Levanta-te e come”, ontem Elias, hoje cada de um nós, atravessando o deserto, e assim é todo pai junto a sua família, em combate incessante, desejosos de contemplar a necessária presença divina. 
 
Pai, “Levanta-te e come”, conte com a proteção de Maria, e seu esposo São José, modelo de pai, guardião da Sagrada Família, na fidelidade incondicional a Deus. Amém.
 
 

(1)                     Cf. 1Rs 19,4-8)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário