quinta-feira, 28 de março de 2024

Suplicantes, Vos pedimos...

 


Suplicantes, Vos pedimos...

“Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8)

Suplicantes, Vos pedimos, Senhor, ajudai-nos, como Igreja sinodal, caminhar sempre juntos, aprendendo e vivendo como as primeiras comunidades, perseverantes na doutrina dos apóstolos, fração do pão, comunhão fraterna, e oração (At 2,42-45), sendo sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-16).

Suplicantes, Vos pedimos, Senhor, ensinai-nos a construir laços de amizade social, na vivência do Vosso Mandamento - “Amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei” (Jo 13,34), pois tão somente assim, como irmãos e irmãs viveremos.

Suplicantes, Vos pedimos, Senhor, tornai fecunda a nossa vivência do Mandamento do Amor que rompe as cadeias que nos isolam e separam; multiplicando empenhos incansáveis na edificação de pontes, a fim de que sejamos uma grande família, na qual todos podemos nos sentir em casa.

Suplicantes, Vos pedimos, Senhor, iluminai-nos para que vivamos a amizade social, testemunhando um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; numa  fraternidade aberta, reconhecendo, valorizando e amando todas as pessoas, independentemente da sua proximidade física. 

Suplicantes, Vos pedimos, Senhor, que no fortalecimento dos vínculos da amizade social, vivamos o amor desejoso de abraçar a todos, comunicando com a vida o Amor do Vosso Pai, em nosso coração, pelo Espírito Santo derramado (Rm 5,5), sem o desejo do domínio sobre os outros, e sem a imposição de doutrinas em guerra, por vezes fratricidas.

Suplicantes, Vos pedimos, Senhor, a graça de viver a amizade social, e assim consolidar a nossa vocação, formando uma comunidade feita de irmãos e irmãs que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros, na compaixão, proximidade e solidariedade, comprometidos na promoção da dignidade de todos/as.

Suplicantes, Vos pedimos, Senhor, na vivência da amizade social, a capacidade diária de alargar os nossos círculos, fazendo-nos próximos daqueles que espontaneamente não sentimos como parte do nosso mundo de interesses, embora se encontrem tão perto de nós.

Suplicantes, Vos pedimos, Senhor,  conduzi-nos para comunicar um amor que implica algo mais do que uma série de ações benéficas; que este amor esteja presente nas relações sociais, na base da relação entre as pessoas e os povos, aberto para a comunhão universal, na valorização do direito à vida de todos e ao seu  desenvolvimento integral. Amém.

 

 

PS: Uma súplica pela amizade social - fonte: Texto base da Campanha da Fraternidade  2024 - nn. 16-21

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário